por | 19 Mai, 2022 | Opinião, Pedro Amaral

“Bom de mim fará quem depois de mim virá.” – II

Opinião de Pedro Amaral

Por estes dias, com o novo Parlamento em plenitude de funções, recordo já com saudade a intervenção política coerente, assertiva e sobretudo democrática do CDS-PP naquele hemiciclo.

Para mim, caro leitor, como creio para muitos de vós (ainda que de partidos diferentes), ver o lugar anteriormente ocupado pelo CDS-PP agora ocupado pelo Chega é um desalento.

Efectivamente, para quem achava que votar no Chega era a solução para derrotar o extremismo das esquerdas e a astúcia política de António Costa, enganou-se redondamente.

Desde a tomada de posse da nova Assembleia, André Ventura e a sua “claque” já mostraram ao que vêm. Do sectarismo da sociedade, à desinformação e à incoerência daquilo que apregoam, este Chega de 12 deputados já nos presenteou com quase tudo.

Mas o grande problema, caro leitor, não é a falta de qualidade do projecto político do Chega, o problema é a falta de capacidade das demais forças políticas em desconstruí-lo.

Num Parlamento com 230 deputados é triste que, nas últimas semanas, o mais subtil e eficaz a desconstruir o Chega, tenha sido o Presidente da própria Assembleia.

A esse respeito, todos conhecemos o actual Presidente da Assembleia da República que ao longo dos anos nos habituamos a ver nos papéis de militante, dirigente e ministro do Partido Socialista. Todos nos lembramos da sua irritação com os demais partidos e do seu gosto para “malhar na oposição”, em especial “na direita conservadora e reaccionária” referindo-se à data ao PSD e ao CDS.

Desde 2009 Santos Silva e o país fizeram um longo percurso. O país extremou-se (quer para a esquerda, quer para a direita), enquanto Augusto Santos Silva se tornou diplomata.

De facto, a qualidade política e diplomática que Santos Silva demonstrou enquanto Ministro dos Negócios Estrangeiros continua a imprimir-se na sua Presidência da Assembleia da República.

Do seu discurso de tomada de posse, à chamada de atenção a Ventura e à última resposta a Pacheco Amorim “- Sr. Presidente, não gostava de estar no seu lugar. – Obrigado, Sr. Deputado. É recíproco.”, Santos Silva provavelmente sente hoje (vedado institucionalmente de poder “malhar” à vontade no Chega) que bom do CDS fará quem depois dele virá.

Quanto a mim, tal como tive oportunidade de referir na última Assembleia Municipal “não dou abébias para o Chega, considero-me orgulhoso por estar nesta sala que conta com três dos partidos fundadores da democracia portuguesa”.

Razão para concluir que o CDS continua cá, na Europa, no país, nas autarquias e em Lousada, na luta intransigente pelos interesses de quem nos elegeu e sempre, mas sempre imbuídos de um grande sentimento democrático. Será que o Chega pode dizer o mesmo? Não me parece… Mas veremos se este título terá terceira parte.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

É urgente amar!

A falta de liberdade sentida na pandemia transformou-nos, não estamos mais em perigo, mas algo em...

Maria das Dores, uma professora cega

Nasceu em Meinedo há 58 anos Chama-se Maria das Dores Soares da Cunha, tem 58 anos e nasceu em...

Maioria das 3.300 pessoas com deficiência não tem apoio institucional

UM “PROBLEMA SILENCIOSO” EM LOUSADA As respostas institucionais para a deficiência em Lousada são...

(D)eficiência: a eficiência diversificada

A palavra “Deficiência” está diretamente associada à existência de uma diferença nos indivíduos...

Aldear em Meinedo no domingo

No próximo domingo, 28 de maio, Meinedo acolhe mais um encontro desta edição do Aldear, promovido...

Adelaide Pacheco: A Cidadã do Ensino

“Lousada foi o lugar que escolhi para viver e trabalhar” Maria Adelaide Pereira de Lemos Pacheco,...

Apoteose em Lousada

SORDO BRILHA PERANTE OS MILHARES DE LOUSADA A tradicional Super Especial do Rally de Portugal no...

Editorial da edição 97º de 18 de maio de 2023

Serviços públicos Os serviços públicos em Lousada já tiveram melhores dias. Para além das questões...

Unidade de Saúde Familiar São Tiago (Lustosa)

A USF São Tiago é uma unidade funcional integrada no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Tâmega...

Iluminar Lousada – Uma Luz Solidária

Iluminar Lousada – Uma Luz Solidária realiza-se no próximo sábado, dia 20 de maio, na Praça das...

Siga-nos nas redes sociais