A Casa Nobre no seu contexto histórico XII

O Concelho de Lousada na segunda metade do século XVIII – Caracterização geral do concelho.

A Freguesia de  Santa Marinha de Lodares nas Memórias Paroquiais.

Estava encaixada nos limites da Ribeira do Sousa, a sul do lugar do Torrão, banhada à direita pelo rio Sousa e à esquerda pelo rio Mesio; desta freguesia avistava-se a Vila de Arrifana de Sousa, à distância de meia légua. 

Santa Marinha de Lodares, tinha dezoito lugares: Lodares, Soalheira, Perpe, Juía, Sousa, Souto, Ribeiro, Melote, Pousada, Bacelo, Prazeres, Quintans, Vilar, Roupar, Sequeiros, Pontinhas, Boussó e Lama, e somava cento e dez fogos e trezentos e noventa e sete habitantes.

Em 1706 a freguesia de Santa Marinha de Lodares era abadia dos Mosteiros de Paço de Sousa e de Cete, rendia duzentos e cinquenta mil réis, e tinham direito a apresentar o pároco, de forma alternada, o Papa, o Bispo do Porto e os Religiosos do Convento de Cete. Este benefício – cargo eclesiástico – totalizava em 1758 um rendimento de quinhentos mil réis. Tal como nos revela a Memória Paroquial: “O parocho desta freguezia he abade e de prezente esta suspenso e tem emcomendado e aprezentação da igreja he dos padroeiros nomeados no segundo dos enterrogatórios poderá render pouco mais ou menos este benefício quinhentos mil reis.”

Seiscentos mil réis, era quanto rendia em 1788, e em 1801, 700$000. Mas em 1874, Lodares baixava o seu rendimento para quinhentos mil réis.

O pároco desta freguesia, em 1758, estava suspenso, sendo o padre encomendado – padre que rege interinamente uma paróquia, em oposição a colado (MELO, A. Sampaio – p. 527) -,  o cura Manuel Nunes da Rocha. E tinha três beneficiados simples: um era o Prior de Cedofeita, com um rendimento de sessenta mil réis; o segundo era o padre Cristóvão da Silva Leão, assistente em Lodares, que usufruía de um rendimento de quarenta mil réis; e o terceiro, o Padre Anselmo com vinte mil réis.

Igreja Paroquial de Lodares – Arquivo particular de José Carlos Silva

No centro desta freguesia situava-se a igreja, tal como está plasmado na Memória Paroquial – no « meyo da freguesia, ainda que ceparada dos lugares em pouca distáncia.» -, que tinha quatro altares. No altar-mor estava o sacrário com o Santíssimo Sacramento e as imagens de Santa Marinha, S. Lázaro e S. Caetano; no altar de Nossa Senhora das Neves encontravam-se as imagens de Santa Ana e Santa Luísa; no altar do Menino Jesus podiam ver-se as imagens de Santo António e de S. Sebastião; no altar das Almas, com a sua irmandade, a imagem de Cristo Crucificado.

Crédito: Arte & Património – Igreja de Lodares – Imagem do Cristo Crucificado

Na igreja paroquial de Lodares, o ex-libris era o altar das Almas com a sua irmandade; e à capela de Santa Isabel iam alguns «clamores de preciçoez» no seu dia e em dia de Santo António.

Obras Consultadas:

CARDOSO, P. Luís – o. c., p. 642; I. A. N./ T. T. – Dicionário Geográfico. 1758, vol. 11, fl. 2169; BAPTISTA, João Maria – o. c., p. 683; Dicionário Enciclopédico das Freguesias. – o. c., p. 251; D’ ALMEIDA, António – o. c., p. 108;  LEAL, Augusto Soares d’ Azevedo Barbosa de Pinho – o. c., p. 534; COSTA, Agostinho Rebelo da – Descrição e Topográfica e Histórica da Cidade do Porto, o. c., p. 128;  I. A. N./ T. T. – Dicionário Geográfico. 1758, vol. 20, fl. 1009; SILVA, José Carlos Ribeiro da – o. c., p. 140; Dicionário Ilustrado da Língua Portuguesa. – o. c., p. 126; COSTA, Agostinho Rebelo da – o. c., p. 128.

153 – D’ ALMEIDA, António – o. c., p. 112.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Paulo Rocha: Lousadense comanda posto da GNR

O sargento-chefe António Paulo Magalhães da Rocha, de Nogueira, é o segundo lousadense a comandar...

É urgente amar!

A falta de liberdade sentida na pandemia transformou-nos, não estamos mais em perigo, mas algo em...

Maria das Dores, uma professora cega

Nasceu em Meinedo há 58 anos Chama-se Maria das Dores Soares da Cunha, tem 58 anos e nasceu em...

Maioria das 3.300 pessoas com deficiência não tem apoio institucional

UM “PROBLEMA SILENCIOSO” EM LOUSADA As respostas institucionais para a deficiência em Lousada são...

(D)eficiência: a eficiência diversificada

A palavra “Deficiência” está diretamente associada à existência de uma diferença nos indivíduos...

Aldear em Meinedo no domingo

No próximo domingo, 28 de maio, Meinedo acolhe mais um encontro desta edição do Aldear, promovido...

Adelaide Pacheco: A Cidadã do Ensino

“Lousada foi o lugar que escolhi para viver e trabalhar” Maria Adelaide Pereira de Lemos Pacheco,...

Apoteose em Lousada

SORDO BRILHA PERANTE OS MILHARES DE LOUSADA A tradicional Super Especial do Rally de Portugal no...

Editorial da edição 97º de 18 de maio de 2023

Serviços públicos Os serviços públicos em Lousada já tiveram melhores dias. Para além das questões...

Unidade de Saúde Familiar São Tiago (Lustosa)

A USF São Tiago é uma unidade funcional integrada no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Tâmega...

Siga-nos nas redes sociais