Era uma vez um menino que queria ser músico rock
Já não é um menino, tem 23 anos e longe vão os tempos quando, aos três anos de idade, Pedro Cabanelas Bessa cantarolava Guns & Roses e imitava Axl Rose e Slash. Aprendeu canto e guitarra no CMVS, foi para Londres aprender música rock e neste momento tem aulas com alguns dos melhores guitarristas mundiais. A nova banda chama-se Electron e vai atuar em Lousada no festival Vila, esta sexta-feira, com o consagrado guitarrista Andy Martongelli.
Pedro Teixeira e Rocha Cabanelas Bessa é o nome completo do intérprete lousadense que persegue em Inglaterra uma carreira na música rock. Um nome tão lusitano e tão comprido em terras anglo-saxónicas obrigou o jovem a procurar um nome mais artístico e sonante. Passou a ser conhecido como Jason Payne e o próprio explica a escolha: “Payne significa coragem, pessoa independente, que de certa forma são valores que me agradam; e Jason surgiu de um filme que estive a ver com o ator Jason Statham, que eu aprecio muito”.
O início da formação aconteceu no Conservatório de Música do Vale do Sousa, em canto e não em guitarra, como poderia pensar-se: “comecei por cantar, desde muito pequeno e foi em canto que entrei no Conservatório. Mas sempre senti uma atração muito grande pela guitarra e o gosto pelo heavy metal old school (clássico rock pesado) tem no vocalista a tocar guitarra e isso agradava-me. A guitarra, além da voz, foi um segundo instrumento que eu quis aprender e acho que estou muito feliz com estes dois instrumentos que acho que sei tocar”.
Os primeiros acordes aconteceram também no CMVS sob instrução de Pedro Correia e José Ferra que foi “o professor mais importante na minha vida, porque foi ele quem me introduziu na guitarra elétrica”. Após o percurso académico em Lousada e no Porto, a escola de rock de Londres foi o destino deste jovem.
“Fui para Inglaterra com o meu amigo de sempre, Gonçalo, que foi estudar cinema e descobri que estava certo, era aquilo que eu procurava. Se ficassem em Portugal estava destinado a tirar um curso de música na área do ensino e ir dar aulas, o que não me iria realizar, eu iria ser certamente muito infeliz”, confessa o músico lousadense.
Novo álbum está quase pronto
Assim que reuniu conhecimentos suficientes, o guitarrista formou a sua primeira banda, chamada… Louzada. “Foi um projeto muito interessante, de arranque da minha carreira, que durou cerca de 3 anos e teve muitas coisas boas, mas com algumas falhas também, próprias de quem está a começar. Faltava gestão, estruturação, enfim, mais profissionalismo, e isso surgiu depois, após o mestrado, onde surgiu a minha segunda banda, Jason Payne & The Black Leather Riders”.
Este nome complicado não durou muito tempo e com a assinatura de contrato com um novo promotor e gerente musical, Jason Payne fundou os Electron, banda que se estreia em Portugal, no dia 24 de Junho, em Lousada, no Festival Vila
Neste momento tem professores de guitarra e mentores de renome mundial: “Através de vários contactos conheci o Kiko Loureiro, que me dá uma aula presencial uma vez por mês e vai-me dando material todos os dias para praticar”, diz com a maior satisfação, própria de alguém que sente que está “no caminho certo e com os conselhos mais necessários”.O famoso Kiko Loureiro é um guitarrista brasileiro de 50 anos, que neste momento faz parte dos Megadeth, a banda de Dave Mustain. Através deste músico Jason Payne conheceu Andy Martongelli, guitarrista dos Arthemis, que é para muitos a melhor banda do heavy metal italiano. “Estabelecemos uma excelente relação, acho que temos um bom entendimento e convidei-o para vir tocar com a minha banda os Electron, no festival Vila”, revela Jason Payne, que adianta que vai interpretar neste concerto em Lousada os temas todos do novo álbum que deve estar quase a ser lançado a nível mundial.
Comentários