por | 8 Set, 2022 | Editorial

Editorial da edição 80º de 8 de setembro de 2022

Lousada a bombar!

Lousada encheu-se de vida e de animação neste mês de agosto. Foram festas e romarias animar e alegrar as nossas gentes.

As comissões de festas foram criativas, o bom tempo ajudou e o povo aderiu às festas que se espalharam pelas nossas freguesias. Enorme afluência nas várias atividades proporcionadas pelas respetivas festas paroquiais. Espetáculos musicais com multidões a vibrar e procissões com milhares de devotos a ladear o seu trajeto.

Foi com muita alegria que se sentiu o trabalho dos vários festeiros ser reconhecido pela afluência dos lousadenses e dos nossos visitantes. Estávamos necessitados de poder extravasar a alegria e a vontade de conviver que a pandemia nos serrou. Era necessário dar este “grito” de liberdade festiva. Estas festas e romarias foram um bálsamo para o nosso “mirrado” estado de alma. Paralelamente a estas atividades religiosas e profanas, tivemos outras atividades recreativas, musicais e de lazer, que provocaram a confraternização e o júbilo das nossas gentes.

Achamos que no final deste agosto, nada ficou exatamente igual e muitos de nós estaremos mais equilibrados e motivados para enfrentar as dificuldades do novo ano de trabalho, que se inicia após as férias.

Sandra Silva é a “Grande Louzadense” desta edição. Esta psicóloga de formação, rapidamente percebeu que Portugal era pequeno para o que pretendia fazer. Ativista por vocação, considera-se uma neomarxista apaixonada por países e causas onde a justiça e os direitos humanos são inexistentes. Além de já ter colaborado em Timor Leste, é no Médio-Oriente, onde se encontra, que tem desenvolvido muitas das suas atividades ao serviço das comunidades mais desfavorecidas. Atualmente encontra-se ao serviço da Organização Internacional do Trabalho, num programa de favorecimento das medidas laborais e da proteção social dos trabalhadores e refugiados.

Paulo Ribeiro é o nosso destaque na rubrica “Cidadania”. Lousadense apaixonado pelo “mundo” da rádio, desde de muito jovem participou em rádios “piratas” e fomentou a existência de uma rádio Lousada, que nunca se veio a concretizar por razões difíceis de explicar. Atualmente é um dos grandes divulgadores do que se passa em Lousada e com os lousadenses, através da Rádio Lousada Online e das suas diversas páginas nas redes sociais. Homem simples, discreto, mas bastante eficiente nesta divulgação tão importante para todos nós.

Nesta edição temos a opinião de mais um presidente da junta sobre os próximos anos de mandato. Jorge Cunha foi eleito para o seu primeiro mandato como presidente da Junta de Freguesia de Aveleda. Este é o último desta primeira série de entrevistas com os eleitos pela primeira vez.

Jorge Machado é o nosso destaque no desporto. Piloto de Rally cross muito conhecido do meio e com uma excelente progressão na sua carreira. Foi vice-campeão nacional e ganhou a Taça de Portugal da respetiva categoria.

No associativismo realçamos o excelente trabalho do Futebol Clube de Romariz. Ouvimos o seu presidente Agostinho Cunha, que nos deu a conhecer o trabalho que o clube realiza com cerca de 160 jovens de ambos os géneros. Além do trabalho de formação futebolística, incutem nos praticantes valores e as regras fundamentais para virem a ser bons cidadãos.

Continuem a seguir-nos!

Boa leitura!

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Quem são @s influencers lousadenses?

VENDEM PRODUTOS E SUGESTÕES A MILHARES DE PESSOAS Por “querer estar na moda” ou por insegurança e...

GINT: Uma história de crescimento, inovação e responsabilidade social

Desde a sua fundação em 1997, a Grecogeste-Trading de Produtos e Serviços S.A., do Grupo GINT, tem...

Programa Municipal de Caminhadas

No dia 15 de junho, sábado, realiza-se a Caminhada da Primavera, organizada pela Associação de...

Dia Municipal da Biodiversidade celebrado no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca

Dia 21 de junho celebra-se o Dia Municipal da Biodiversidade. Desde 2017 que esta data é celebrada...

Inscrições abertas para o Banco de Voluntariado

O Banco de Voluntariado encontra-se em funcionamento desde 2006 e pretende garantir e promover a...

Orçamento Participativo Jovem tem candidaturas abertas até sexta-feira

Estão abertas as candidaturas para o Orçamento Participativo Jovem (OPJ), até dia 14, próxima...

Alunos de Lousada venceram concurso DXC Code Challenge

A equipa da EB da Boavista – Silvares, constituída por Letícia Teixeira Sousa e Luís Gonçalves...

Lousada CoWorking está em funcionamento

A funcionar no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca, o espaço Lousada Coworking regista já procura....

Talentos da Fruta já têm pratos vencedores

O Município de Lousada promoveu uma nova edição do concurso “Talentos da fruta”, na passada...

Município cria Prémio de Investigação Dr. Mário Fonseca

O Município criou o “Prémio Dr. Mário Fonseca” em homenagem ao médico Lousadense, conhecido como...

Siga-nos nas redes sociais