A Casa Nobre no seu contexto histórico XV

O Concelho de Lousada na segunda metade do século XVIII – Caracterização geral do concelho.

A Freguesia de  S. João Evangelista de Nespereira nas Memórias Paroquiais.

A sudoeste do concelho de Lousada, entre Nevogilde, Casais, Boim e Lodares, ficava S. João Evangelista de Nespereira, e compreendia os lugares de: Igreja, Chamusca, Cruzeiro, Senra, Cimo de Vila, Boavista, Carvalho, Vila Verde, Outeiro, Cabo Vila, Cárcere, Marlães, Ribeira, Corredoura de Cima, Aldeia, Além, Bola, Bairro, Passadiço, Bica, Pinheiro, Devesa, Vale e Lama. Tinha uma área de 2, 62 Km2 e totalizava 114 fogos e  456 habitantes. 

Era abadia de apresentação alternativa dos Mosteiros de Vilela e de Bustelo, com reserva do ordinário; o papa, o bispo do Porto, os monges beneditinos do Mosteiro de Bustelo (de Penafiel), os cónegos regrantes de Santo Agostinho e os Crúzios (da Serra do Pilar) apresentavam o abade alternadamente. 

Num documento publicado no Jornal de Lousada sobre esta freguesia, precisamente sobre a polémica questão da apresentação do abade e dos seus rendimentos, escreveu-se o seguinte: – «Item – é de apresentação de Bostelo, e de Vilela, mosteiro dos Cónegos Regrantes unido hoje ao da Serra do porto. Item – a igreja de S. Joaõ de Nespereira taxada em 50 libras, é de apresentação do Mosteiro de Bostelo e Vilela.» Neste documento está confirmado que o bispo do Porto «em 25 de junho de 1466 usurpou ao mosteiro de Bostelo o direito de apresentar e o mosteiro de Vilela tentou avocar a si todo o padroado, dizendo na sua apresentação de 28 de maio, ocasionado pela vacatura actual, que lhe pertencia in soluidon, (…). A 20 de março de 1632 foi proferida a sentença pela qual o Bispo D. Frei João Valadares o padroado da Igreja de Nespereira como pertencente aos dous mosteiros. Vagou a igreja e apresentou o Mosteiro de Bostelo no Padre Gaspar Teixeira em 1727.»

Fonte: facebook.com/São-Brás-Nespereira – 2015. Igreja de São João Evangelista de Nespereira. Ilustração da capa do livro: «Nespereira: apontamentos sobre a sua identidade religiosa», 2014.

O abade de Nespereira, em 1706, tinha a obrigação de dar um jantar e uma ceia, anualmente, ao Prior de Moreira, a um cónego, criados e alimentar as bestas; e rendia duzentos e trinta mil réis.

Memória Paroquial de Nespereira [sucinta],  Dicionário Geográfico, 1758, tomo 42, nº 231, p. 110.

A Memória Paroquial de Nespereira é muito sucinta, apenas informa que “O seu orago é S. Eulália. O pároco era vigário da apresentação do tesoureiro da Real Colegiada de Pomarasis. Tinha de côngrua 50 mil réis.” 1

Em meados do século XVIII rendia quatrocentos réis, mas no ano de 1778 tinha um rendimento de quatrocentos e quarenta mil réis, e em 1801 rendia quinhentos mil réis por ano.

Fonte: facebook.com/São-Brás-Nespereira. (Capela de S. Simão (1720) e Casa da Poupa (Séc. XVIII). Meados do século XX.

Existia, na igreja desta freguesia, a Confraria do Santo Nome de Jesus, e os proprietários da Casa da Poupa “ (…) heraõ fureiros e herdade á Confraria do Santo Nome de Jesus da freguezia de Nespereira que lhe pagavaõ trezentos réis de foro (…)

________________________________

1 – Existem várias contradições, já que todos os corografistas, monografistas e estudiosos deste período afirmam que o orago desta freguesia era S. João Evangelista e que o pároco era apresentado alternativamente pelos Mosteiros de Bustelo, de Vilela, pelo Papa e pelo Bispo do Porto. BAPTISTA, João Maria – o. c., p. 685. O mesmo autor, na sua obra: “Chorografia Moderna do Reino de Portugal” afirma que se tinha “extraviado o relatorio.” da dita Memória Paroquial. 

Obras consultadas e seus autores:

– Dicionário Enciclopédico das Freguesias, p. 253;  À Descoberta do Vale de Sousa, p. 104; I. A. N. /T. T. – Dicionário Geográfico, Suplemento, 1758, vol. 42, fl. 110; MIRANDA, Abílio – Nespereira. Jornal de Louzada. Lousada. (22 de outubro de 1938). p. 1; COSTA, P. António Carvalho da – o c., p 338; Jornadas Europeias do Património – Edição da Câmara Municipal de Lousada. Lousada: 2003, p. 15; BAPTISTA, João Maria – o. c., p. 685; Lousada Terra Prendada, p. 104; LEAL, Augusto Soares d’ Azevedo Barbosa de Pinho – o. c., p. 37; OLIVEIRA, Rosa Maria – o. c., p.83; VIEIRA, José Augusto – o. c., p. 361; COSTA, Agostinho Rebelo da – o. c., p 125; ALMEIDA, António d’ – o. c., p. 98; A. I. L. – Processo sobre os Limites da Freguesia de Santa Marinha de Lodares, fl. 342v.

Nota: Em 2009, numa publicação inserta no nº 3 da Revista Oppidum,  pág. nº 187-193, subordinada ao tema: Nespereira nas Memórias Paroquiais de 1758, Pedro Magalhães apresentou a «perdida» Memória Paroquial de Nespereira, a que não tive acesso em 2007, ano em que apresentei a Dissertação de Mestrado: A Casa Nobre no Concelho de Lousada. Assim, em tempo oportuno, voltarei a esta freguesia, neste e noutros contextos.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

“Deus deu-me a oportunidade de chorar a cantar”

CLÁUDIA MADEIRA, UMA FADISTA SOLIDÁRIA Cantar com alma e paixão são características de Cláudia...

A Casa Nobre No Concelho de Lousada

Tipologias - XIV | Pedra de Armas A pedra de armas, nem sempre presente, na fachada da casa,...

Violência no namoro preocupa encarregados de educação e professores

SIMULAÇÃO DE JULGAMENTO NO TRIBUNAL DE LOUSADA FOI ALERTA E PEDAGOGIA Um grande estudo nacional...

Quem são @s influencers lousadenses?

VENDEM PRODUTOS E SUGESTÕES A MILHARES DE PESSOAS Por “querer estar na moda” ou por insegurança e...

GINT: Uma história de crescimento, inovação e responsabilidade social

Desde a sua fundação em 1997, a Grecogeste-Trading de Produtos e Serviços S.A., do Grupo GINT, tem...

Programa Municipal de Caminhadas

No dia 15 de junho, sábado, realiza-se a Caminhada da Primavera, organizada pela Associação de...

Dia Municipal da Biodiversidade celebrado no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca

Dia 21 de junho celebra-se o Dia Municipal da Biodiversidade. Desde 2017 que esta data é celebrada...

Inscrições abertas para o Banco de Voluntariado

O Banco de Voluntariado encontra-se em funcionamento desde 2006 e pretende garantir e promover a...

Orçamento Participativo Jovem tem candidaturas abertas até sexta-feira

Estão abertas as candidaturas para o Orçamento Participativo Jovem (OPJ), até dia 14, próxima...

Alunos de Lousada venceram concurso DXC Code Challenge

A equipa da EB da Boavista – Silvares, constituída por Letícia Teixeira Sousa e Luís Gonçalves...

Siga-nos nas redes sociais