A Casa Nobre no seu contexto histórico XV

O Concelho de Lousada na segunda metade do século XVIII – Caracterização geral do concelho.

A Freguesia de  S. João Evangelista de Nespereira nas Memórias Paroquiais.

A sudoeste do concelho de Lousada, entre Nevogilde, Casais, Boim e Lodares, ficava S. João Evangelista de Nespereira, e compreendia os lugares de: Igreja, Chamusca, Cruzeiro, Senra, Cimo de Vila, Boavista, Carvalho, Vila Verde, Outeiro, Cabo Vila, Cárcere, Marlães, Ribeira, Corredoura de Cima, Aldeia, Além, Bola, Bairro, Passadiço, Bica, Pinheiro, Devesa, Vale e Lama. Tinha uma área de 2, 62 Km2 e totalizava 114 fogos e  456 habitantes. 

Era abadia de apresentação alternativa dos Mosteiros de Vilela e de Bustelo, com reserva do ordinário; o papa, o bispo do Porto, os monges beneditinos do Mosteiro de Bustelo (de Penafiel), os cónegos regrantes de Santo Agostinho e os Crúzios (da Serra do Pilar) apresentavam o abade alternadamente. 

Num documento publicado no Jornal de Lousada sobre esta freguesia, precisamente sobre a polémica questão da apresentação do abade e dos seus rendimentos, escreveu-se o seguinte: – «Item – é de apresentação de Bostelo, e de Vilela, mosteiro dos Cónegos Regrantes unido hoje ao da Serra do porto. Item – a igreja de S. Joaõ de Nespereira taxada em 50 libras, é de apresentação do Mosteiro de Bostelo e Vilela.» Neste documento está confirmado que o bispo do Porto «em 25 de junho de 1466 usurpou ao mosteiro de Bostelo o direito de apresentar e o mosteiro de Vilela tentou avocar a si todo o padroado, dizendo na sua apresentação de 28 de maio, ocasionado pela vacatura actual, que lhe pertencia in soluidon, (…). A 20 de março de 1632 foi proferida a sentença pela qual o Bispo D. Frei João Valadares o padroado da Igreja de Nespereira como pertencente aos dous mosteiros. Vagou a igreja e apresentou o Mosteiro de Bostelo no Padre Gaspar Teixeira em 1727.»

Fonte: facebook.com/São-Brás-Nespereira – 2015. Igreja de São João Evangelista de Nespereira. Ilustração da capa do livro: «Nespereira: apontamentos sobre a sua identidade religiosa», 2014.

O abade de Nespereira, em 1706, tinha a obrigação de dar um jantar e uma ceia, anualmente, ao Prior de Moreira, a um cónego, criados e alimentar as bestas; e rendia duzentos e trinta mil réis.

Memória Paroquial de Nespereira [sucinta],  Dicionário Geográfico, 1758, tomo 42, nº 231, p. 110.

A Memória Paroquial de Nespereira é muito sucinta, apenas informa que “O seu orago é S. Eulália. O pároco era vigário da apresentação do tesoureiro da Real Colegiada de Pomarasis. Tinha de côngrua 50 mil réis.” 1

Em meados do século XVIII rendia quatrocentos réis, mas no ano de 1778 tinha um rendimento de quatrocentos e quarenta mil réis, e em 1801 rendia quinhentos mil réis por ano.

Fonte: facebook.com/São-Brás-Nespereira. (Capela de S. Simão (1720) e Casa da Poupa (Séc. XVIII). Meados do século XX.

Existia, na igreja desta freguesia, a Confraria do Santo Nome de Jesus, e os proprietários da Casa da Poupa “ (…) heraõ fureiros e herdade á Confraria do Santo Nome de Jesus da freguezia de Nespereira que lhe pagavaõ trezentos réis de foro (…)

________________________________

1 – Existem várias contradições, já que todos os corografistas, monografistas e estudiosos deste período afirmam que o orago desta freguesia era S. João Evangelista e que o pároco era apresentado alternativamente pelos Mosteiros de Bustelo, de Vilela, pelo Papa e pelo Bispo do Porto. BAPTISTA, João Maria – o. c., p. 685. O mesmo autor, na sua obra: “Chorografia Moderna do Reino de Portugal” afirma que se tinha “extraviado o relatorio.” da dita Memória Paroquial. 

Obras consultadas e seus autores:

– Dicionário Enciclopédico das Freguesias, p. 253;  À Descoberta do Vale de Sousa, p. 104; I. A. N. /T. T. – Dicionário Geográfico, Suplemento, 1758, vol. 42, fl. 110; MIRANDA, Abílio – Nespereira. Jornal de Louzada. Lousada. (22 de outubro de 1938). p. 1; COSTA, P. António Carvalho da – o c., p 338; Jornadas Europeias do Património – Edição da Câmara Municipal de Lousada. Lousada: 2003, p. 15; BAPTISTA, João Maria – o. c., p. 685; Lousada Terra Prendada, p. 104; LEAL, Augusto Soares d’ Azevedo Barbosa de Pinho – o. c., p. 37; OLIVEIRA, Rosa Maria – o. c., p.83; VIEIRA, José Augusto – o. c., p. 361; COSTA, Agostinho Rebelo da – o. c., p 125; ALMEIDA, António d’ – o. c., p. 98; A. I. L. – Processo sobre os Limites da Freguesia de Santa Marinha de Lodares, fl. 342v.

Nota: Em 2009, numa publicação inserta no nº 3 da Revista Oppidum,  pág. nº 187-193, subordinada ao tema: Nespereira nas Memórias Paroquiais de 1758, Pedro Magalhães apresentou a «perdida» Memória Paroquial de Nespereira, a que não tive acesso em 2007, ano em que apresentei a Dissertação de Mestrado: A Casa Nobre no Concelho de Lousada. Assim, em tempo oportuno, voltarei a esta freguesia, neste e noutros contextos.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Intercâmbio cultural na Croácia

Um artista multifacetado e aventureiro, assim se pode definir o lousadense José Pedro Moreira, de...

Inglesa procura as suas origens em Lousada

CHAMA-SE ELIZABETH NATASHA LOUSADA Por várias razões (afetivas, existencialistas ou simplesmente...

Clube de Ténis de Mesa de Lousada

Esta edição possui o prazer de apresentar o emocionante mundo do ténis de mesa aos olhos de Rui...

Centros de Interpretação da Rota do Românico com entrada livre

Nos próximos dias 22, 23 e 24 de setembro, o ingresso nos Centros de Interpretação do Românico e...

Artur Faria demite-se da Caixa Agrícola

Artur Faria, Presidente do Conselho de Administração da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Terras...

Município integra projeto 2030 Youth Vision

"Queres construir um mundo mais justo e sustentável?" é a designação da iniciativa que vai ser...

Era uma vez uma praça do Românico (parte II)

Construtor contesta anulação da obra No seguimento da reportagem publicada na nossa edição...

AGRADECIMENTO

MARIA LUISA PAULA PEREIRA DE BESSA MACHADO (22 de Agosto 1947 a 11 de Setembro 2023) A família...

Apresentação do 6.º volume da Revista Lucanus

O 6.º volume da Revista Lucanus - Ambiente e Sociedade vai ser apresentado no dia 21 de setembro,...

Conferência sobre Inovação em Paisagens Rurais

Vai realizar-se amanhã, 20 de setembro, a conferência sobre Inovação em Paisagens Rurais. O evento...

Siga-nos nas redes sociais