1972
Há 50 anos foi fundado o ciclo preparatório (5.º e 6.º ano) em Lousada. Numa quinta-feira, no dia 28 de setembro de 1972, Lousada viu surgir a concretização de uma pretensão de vários anos, continuar o ensino público para além da escola primária (1º ciclo). Escola Preparatória Prof. Marnoco e Sousa (figura notável do país e de Coimbra, natural de Sousela/Lousada) foi a denominação escolhida, para uma “escola” que se dividiu em vários edifícios, durante alguns anos. Começou no edifício do antigo tribunal (hoje edifício recente da câmara municipal), estendeu-se para um prédio na R. Dr. Pinto de Mesquita e depois para uns pré-fabricados na Quinta das Pocinhas.
Apenas 10 anos mais tarde é que teve um edifício de raiz para albergar todos os alunos que pretendiam continuar os seus estudos para além da 4ª classe (4º ano). Esse edifício é o mesmo que hoje existe em Cristelos e que recentemente foi remodelado. Este ano comemora-se por isso 50 anos da escola básica do 2º ciclo e 40 anos do estabelecimento que hoje faz parte do Agrupamento de Escolas de Lousada.
Realçamos este facto nesta edição, pois foi fundamental que Lousada possuísse nessa época uma alternativa ao Colégio Eça de Queiroz, bem como outras opções, que muitos lousadenses tiveram de procurar fora do concelho. Temos muitas gerações de lousadenses que não teriam outra oportunidade de estudarem para além da escola primária, se não tivesse surgido esta conjuntura pedagógica à época.
Luís Pacheco é a nosso “Grande Louzadense” desta edição. Homem simples, com uma experiência de vida extraordinária, dedicado à causa pública e um ótimo contador de histórias. Este lousadense originário da vila da Aparecida, foi vereador da câmara municipal e promotor de diversas associações.
Xavier Pires é um homem discreto, ativo e defensor dos direitos, com uma atividade reconhecida no sindicalismo e na política. Cidadão culto e com conversa muito cativante.
Fernando Magalhães é presidente da junta de freguesia de Covas e Figueiras e será mais um presidente que ainda poderá candidatar-se a outro mandato, pois encontra-se no seu segundo.
No desporto temos três jovens recém-vencedores de provas na arte marcial do Kempo. Jorge Fonseca, Tiago Teixeira e Micael Cunha conquistaram medalhas que obtiveram no “International Kempo Championship 2022”. Estes jovens são treinados por outro campeão lousadense, o mestre Ricardo Fonseca.
Uma referência de felicitação aos lousadenses campeões nacionais em Rallycross e Kartcross, Duarte Camelo (iniciação), Nuno Queirós (2RM-Div1) e Joca Gonzaga (Kartcross).
Grupo Recreativo Desportivo e Cultural de Santo Estêvão faz 40 anos de existência, apesar de algumas interrupções ao longo do seu trajeto temporal. Neste momento os seus diretores apostam no andebol, uma modalidade com pouca tradição em Lousada.
Continuem a seguir-nos!
Boa leitura!
Comentários