A Casa Nobre no seu contexto histórico XVIII: A Freguesia de S. Miguel de Silvares nas Memórias Paroquiais

O Concelho de Lousada na segunda metade do século XVIII – Caracterização geral do concelho.

No centro geográfico do concelho de Lousada, mais propriamente no vale denominado “Ribeyra de Passos de Souza,” desta freguesia enxergava-se Arrifana de Sousa “que aparece ao longe, no último plano, destacando a sua casaria clara do fundo roxo-anil das montanhas que a emolduram.”

A Norte, a serra do Calvelo cercava esta freguesia. Tinha esta serra, de comprido, de Nascente ao Poente, três quartos de légua; e de largo, de Norte a Sul, meia légua; principiava na freguesia de Santa Margarida de Lousada, terminando na freguesia de S. Pedro da Raimonda.1 Na serra do Calvelos criavam-se lebres, perdizes, raposas e coelhos e nela se desenhavam sortes onde pastavam os gados. Existia nesta freguesia: “hum bosque solitario chamado Ponterrinhos (…).” 

Era cabeça de concelho por nela estar situada a “Caza do Auditorio no lugar do Turram aonde se faz audiencia duas vezes por semana, as quartas feiras e sabbados nam sendo dias feriados, e tambem se faz audiencia dos Vereadores e Almotaces aos sabbados somente nam sendo dias feriados.”

Em 1758 tinha cento e cinquenta fogos e quatrocentos e oitenta habitantes201 e compreendia os seguintes lugares: Pereira, Carvalho, Pinheiro, Torrão, Picoto, Vila Meã, Covas, Segunheira, Passo, Esplendem, Igreja, Outeiro, Lagares, Covo de Mós, Reguengo de Baixo, Reguengo de Cima, Sabugueiro, Santo Adrião, Fonte, Além do Rio.

Igreja de S. Miguel de Silvares, 2018. Fonte: União de Freguesias (Silvares, Pias, Nogueira e Alvarenga).

Vigararia de apresentação da Sé de Braga. Passou depois a Reitoria. Em 1706 rendia para o cónego duzentos e cinquenta mil réis e para o pároco cinquenta mil réis. Este era, em 1758, vigário ad nutum, e quem o indicava era o Reverendo José Pedro de Matos, cónego Prebendado na Santa Sé Primaz de Braga, por ser esta igreja anexa ao seu canonicato in perpetuum. Rendia então quatrocentos e cinquenta mil réis, sendo um terço para a Sé Patriarcal de Lisboa.

No terceiro domingo de julho realizavam-se as festas ao Santíssimo Sacramento organizadas pelos fregueses desta freguesia. A festa de S. Miguel Arcanjo, o padroeiro, da responsabilidade da irmandade, tinha lugar a vinte e nove de Setembro.204 A dez de Outubro fazia-se a romaria em honra de S. Francisco Bórgia, cuja imagem foi mandada executar a expensas da “Camera deste concelho e lhe manda a dita Camera celebrar a sua festa annualmente por ser esta freguezia cabeça de concelho e se lhe faz a sua festa de missa cantada e sermam em dez de Outubro dia em que a Santa Madre Igreja manda rezar do mesmo santo, e se faz procissam com o mêsmo santo a qual assiste toda a justiça deste concelho, e tambem huma pessoa de cada caza deste concelho na mesma festa e procissam, que vay da mesma Camera deste concelho.”

A dois de novembro era a vez da festa do Patrocínio de Nossa Senhora na Igreja de Silvares, mandada celebrar pela Câmara com “procissam solemne, a qual assiste toda a justiça deste concelho, e moradores delle.” A confraria de Nossa Senhora do Rosário2 e as irmandades das Almas e de S. Miguel3 enriqueciam também o ambiente espiritual desta freguesia.

No lugar do “ (…) Turram duas vezes cada mês (…),” a 9 e a 25, havia feira que durava apenas um dia.

A Feira no Torrão (Lugar do Torrão) – Lousada Antiga. Fonte: Coleção de 36 Postais Ilustrados Antigos. Lousada: Edição da C. M.L., 1995, n.º 10.

________________________________

1 – “Circumvezinha esta freguezia pella parte do Norte com a serra chamada do Calvelo. Tem a dita serra de comprido do Nascente ao Poente tres quartos de légoa, e de largo do Norte ao Sul meya legoa, e principia na freguezia de Santa Margarida de Louzada e vay finalizar na freguezia de Sam Pedro da Raymonda. Tem mais esta freguezia para a parte do Nascente hum tenue monte que esta dividido, e demarcado por sortes, que Tem mais para a parte do Poente huma tenue serra chamada das Panellas que tem menos de hum quarto de legoa, que principia posto ao monte chamado Vergal da freguezia de Santo Andre de Cristellos, e vay finalizar aos prados chamados a agra de Mós.” I. A. N. /T. T. – Dicionário Geográfico, 1758, vol. 35, fl. 1335.

2 – “Esta collocada no altar collateral da parte dyreita a imagem de Nossa Senhora do Rozario que he confraria que sustentam os moradores desta freguezia e celebram a sua festa annualmente na segunda Oitava do Espirito Santo.” I. A. N. /T. T. – Dicionário Geográfico, 1758, vol. 35, fl. 1232.

3 – “ (…) he da confraria das bemditas almas que he huma irmandade leygal, que há nesta freguezia. Com estatutos eclesiasticos, que he padroeyro desta Irmandade Sam Miguel Arcanjo e se celebra a sua festa annualmente em vinte e nove de Setembro com serman, e missa cantada e há confessores na vespera, e no dia para se confessarem os irmaons da dita irmandade.” I. A. N. /T. T.- Dicionário Geográfico, 1758, vol. 35, fl. 1232.

Obras consultadas:

– I. A. N. /T. T. – Dicionário Geográfico, 1758, vol. 35, fl. 1229; À Descoberta do Vale de Sousa, p. 111; Dicionário Enciclopédico das Freguesias, p. 255; BAPTISTA; João Maria – o. c., p. 692; VIEIRA, José Augusto – o. c., p. 358 e I. A. N. /T. T. – Dicionário Geográfico, 1758, vol. 35, fl. 1335.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Editorial da edição 98º de 8 de junho de 2023

Sexting Caro(a) cidadão(ã) e encarregado(a) de educação, se ainda não sabe ou ouviu falar de...

Caminhadas no fim de semana

No fim de semana vão realizar-se duas iniciativas no âmbito do Programa Municipal de Caminhadas....

Torneio Xeque-Mate no dia 17 de junho

No dia 17 de junho, sábado, o Município de Lousada organiza o Torneio Xeque-Mate, uma competição...

Projeto “LOUSADA TÉNIS ATLÂNTICO” apresentado na Conferência Mundial de Treinadores da ITF 2023 na Colômbia

O projeto “Lousada Ténis Atlântico” de desenvolvimento de ténis no Complexo Desportivo e nas...

A Sobrevivência dos Gestores

Nos últimos anos, temos visto muitos gestores, sobretudo após longos períodos de tempo de sucesso...

Da prestigiada Fazenda Pública à decadência da Repartição de Finanças

O ESTADO DOS SERVIÇOS DO ESTADO EM LOUSADA (PARTE 1) O Louzadense inicia nesta edição a...

Avenida Dr. José Paulino Freitas Neto

JOSÉ PAULINO FARIA DE FREITAS NETO, nasceu a 16 de junho de 1929, em Silvares, Lousada. Era filho...

Associação Letras 100 Cessar

César Castro, de 53 anos, e Ricardo Moreira, de 43 anos, concederam uma entrevista onde abordaram...

VENCEDORES – VII LER LOUSADA

No VII Concurso Literário LER LOUSADA participaram 7 turmas de 4.º ano do 1.º...

Mercado Histórico revive século XVIII

Nos dias 2, 3 e 4 deste mês, a Avenida do Senhor dos Aflitos recua no tempo e os visitantes vão...

Siga-nos nas redes sociais