por | 8 Fev, 2023 | Desporto

AD Lousada Hockey: Os Recentes e Habituais Campeões

Este fim de semana realizou-se o Campeonato Nacional de Hóquei Indoor Seniores Masculinos 20232/2023 e o grande vencedor foi a AD Lousada Hockey. O Presidente da Direção, José Oliveira, falou abertamente da 16º conquista desta associação significativa no concelho de Lousada e, ainda, da sua história.

A AD Lousada Hockey surgiu em 1967 e, desde então, nunca deixou a sua atividade. Esta surge na vertente de hóquei em campo e hóquei indoor (sala), sendo uma entidade com uma elevada história e troféus que dignificam a prática desportiva do concelho.

O objetivo foi proporcionar à população a prática de uma modalidade que não existia em Lousada e, ainda hoje, passa por proporcionar o desporto devido ao historial significativo que a associação conserva no concelho.

Todas as épocas, desde o começo, existem eleições de órgãos sociais. Contudo, estes podem permanecer como alterar anualmente, isto é, de época em época. Neste momento, os órgãos sociais que compõem a associação mantêm-se há 3 anos consecutivos a liderar o destino da associação.

José Oliveira, primeiramente, foi atleta da associação desde a categoria juniores até veteranos e, mais tarde, integrou várias direções da mesma. Recentemente, encontra-se no cargo de Presidente da Direção há 3 anos.

No passado fim de semana decorreu o Campeonato Nacional de Hóquei Indoor Seniores Masculinos 2022/2023, na qual a AD Lousada Hockey se tornou campeã. “Foi um objetivo que tínhamos traçado e que foi alcançado”, afirma. No entanto, existiu uma particularidade e inovação pois a associação inscreveu duas equipas na competição por ter atletas suficientes para tal.

O apuramento foi  disputado entre as duas equipas da associação, designadas 1 e 2, o Lisbon Casuals Hockey Club e o Clube Futebol Benfica. Dadas as vitórias das equipas da AD Lousada Hockey, a fase final foi entre estas. “São equipas completamente distantes uma da outra como se de um clube diferente se tratasse”, sublinha.

Nesta perspetiva, o jogo que sagrou a equipa 1 vencedora foi disputado como se estas fossem de clubes diferentes pois não houve favorecimento algum. “É um sentimento de missão cumprida, mais um objetivo cumprido”, reforça.

Ganhar troféus está na base da associação, pelo menos, a mesma faz para que tal esteja. Aliás, esta atingiu o 16º título e não pretende ficar por aqui. “Em termos desportivos, não houve grandes desafios ou oposição ao nosso valor como equipa, mas o mesmo não se pode referir em termos monetários, nomeadamente, deslocações e alimentação”, salienta.

A fase final foi disputada em Odivelas e a AD Lousada Hockey levou cerca de 30 pessoas, desde atletas a staff. Esta ocorreu durante 2 dias, obrigando-as a pernoitar. As despesas ficaram nos 1500 euros e, embora tenham apoio substancial e significativo por parte da autarquia, acaba por não chegar. “Valemo-nos dos patrocinadores, apesar da crise económica que é vivida”, declara.

A AD Lousada Hockey alberga alguns escalões: sub8, sub12, sub18 e seniores. De ressalvar que esta passa dos sub12 para os sub18, uma vez que não tinha número suficiente de atletas para constituir equipa de sub15.

Os horários e dias de treino são muito subjetivos, mas, por norma, os seniores treinam às terças-feiras e quintas-feiras das 20h até às 22h. Este escalão compreende várias idades, desde os 17 anos em que estão a iniciar até aos 40 anos em que estão na equipa dada a sua longevidade desportiva.

No futuro imediato, a associação deseja ser campeã nacional em sub8, sub12 e sub18. Quanto aos seniores, deseja vencer a Taça de Portugal que se realizará no dia 10 de junho e o Campeonato Nacional de Hóquei em Campo.

De 10 a 12 de fevereiro, Lousada vai receber, mais uma vez, o EuroHockey Indoor Club Challenge I Masculino. Este vai ocorrer no Pavilhão Municipal de Lousada e a AD Lousada Hockey será representante de Portugal, na medida em que vai marcar presença várias equipas de outros países como: Escócia, Eslovénia, Hungria, Lituânia, entre outros. “Queremos ser campeões”, finaliza José Oliveira.

AD Lousada Hockey

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Editorial 125 | O Gestor de Redes Sociais

Numa terra longínqua onde os emojis governam e os likes são moedas de troca, vive o temido Gestor...

LOUSADA RECEBE MAIOR FESTIVAL DE DRIFT DO PAÍS

O Eurocircuito da Costilha em Lousada será palco no final do mês da 11ª edição do Encontro...

Xadrez do Lousada Voleibol Clube com excelentes resultados no fim de semana

Esteban Dario Caro, xadrezista da secção de xadrez do Lousada Voleibol Clube venceu o VII Torneio...

Oficinoscópio assinala 10 anos de cinema de animação

No dia 10 de julho foi apresentado o livro Oficinoscópio, relativo aos 10 anos de Oficinas de...

AUTOR VISITA ALDAF E PROMOVE MOMENTO DE CULTURA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM LOUSADA

No passado dia 13 de junho a Associação Lousadense dos Deficientes, dos seus Amigos e Familiares...

Desvendando os Traços Antissociais

Os traços antissociais são confundidos por vários sintomas na linguagem coloquial, assim irei...

”Faz falta uma feira do livro”

GONÇALO SANTOS, ESCRITOR Chama-se Gonçalo Teles dos Santos, tem 44 anos, é natural de Sousela e...

A Casa Nobre No Concelho de Lousada

Tipologias - XVI | Elementos Decorativos II Os elementos decorativos, concebidos quase sempre em...

O discreto gigante da democracia lousadense

E DEPOIS D'ABRIL? [3] Lousada teve muitas pessoas de proa que embora sendo contra o regime...

Fim de Semana Cultural “Alma Magnetense” está de regresso

A Junta de Freguesia de Meinedo anuncia o regresso do Fim de Semana Cultural "Alma Magnetense",...

Siga-nos nas redes sociais