por | 2 Mar, 2023 | Sociedade

Escuteiros de Lousada participaram em desafiadora travessia da Serra do Marão

O Agrupamento de Escuteiros 1253 de Silvares, Lousada, participou na III Travessia do Marão, que contou com a participação de 70 pioneiros, acompanhados de 16 dirigentes, provenientes de vários agrupamentos da região.

O desafio proposto pelo Agrupamento de Escuteiros 448 de Amarante era fazer, em autonomia, de mochila às costas, a travessia da Serra do Marão. Destinado à secção de pioneiros, que compreende jovens entre os 14 e os 18 anos, a aventura da edição deste ano da Travessia do Marão, cujo imaginário proposto nos remetia para os descobrimentos, foi percorrer, ao longo de dois dias, cerca de 36 quilómetros atravessando a Serra do Marão. 

Assim, e depois de feito o acolhimento durante o dia de sábado, 18 de fevereiro, no Salão Paroquial de Amarante, os jovens escuteiros, acompanhados dos seus dirigentes, saíram, já noite longa, para o primeiro raide noturno. Divididos em quatro grupos, em autonomia, com apoio do mapa e bússula para orientar no destino a seguir, inspirados, no imaginário da ousadia dos descobrimentos, pelos corajosos navegadores Bartolomeu Dias, Fernão Magalhães, Pedro Álvares Cabral e Vasco da Gama, os jovens escuteiros lá se embrenharam na serra.

Dois grupos saíram do Viveiro das Trutas e seguiram até ao Salão Paroquial de Aboadela e os outros dois partiram da Pousada do Marão e seguiram até à Casa da Bouça, em Canadelo, onde pernoitaram. No dia seguinte, voltaram ao caminho com destino ao centro de Amarante, percorrendo os trilhos da serra e desfrutando das maravilhas de encantadoras paisagens que a serra, na sua deslumbrante imensidão, nos proporciona.

Note-se que na tarde do primeiro dia, antes de sair para a longa travessia do Marão, os jovens pioneiros participaram em vários workshops relacionados com Biodiversidade na Serra do Marão, Proteção Civil e Segurança, Orientação e Saúde.

Na segunda-feira, dia 20 fevereiro, os pioneiros realizaram um jogo de grupo pela cidade de Amarante e à noite participaram no sempre animado fogo de conselho que contou com a presença do presidente da Câmara de Amarante, Dr. José Luís Gaspar, e da vereadora da juventude, Dra. Rita Baptista.

Participaram nesta actividade, promovida pelo Agrupamento de Escuteiros 448 de Amarante, os agrupamentos de escuteiros da Maia, Santão e Margaride, de Felgueiras, Parada de Todeia – Paredes, Britelo – Celorico de Basto, Silvares – Lousada e Amarante. 

Para o chefe do Agrupamento de Escuteiros de Amarante, João Carvalho, esta atividade pretende ser um desafio de descoberta e superação para os jovens pioneiros e um marco na dinâmica e mobilização da actividade do agrupamento em Amarante.

“A última edição que tínhamos realizado foi antes da pandemia, em 2016, embora já estivéssemos a preparar esta edição no ano em que fomos surpreendidos pelo Covid. A vontade de voltar a fazer a Travessia do Marão era enorme e julgo que tudo correspondeu na melhor das expetativas e que se proporcionaram dias extraordinários a todos os pioneiros e dirigentes envolvidos”, comentou o chefe João.

O Agrupamento de Escuteiros 448 de Amarante envolveu-se por completo na atividade, que exige muito na organização e logística, contando com a colaboração dos chefes do agrupamento, caminheiros e, realça o chefe João, a preciosa e inexcedível colaboração da Comissão e Pais dos Escuteiros do Agrupamento de Amarante.

A III Travessia do Marão contou com o apoio do Município de Amarante, Junta da União de Freguesias de Amarante, Junta da União de Freguesias de Olo e Canadelo, Paróquia S. Gonçalo, Paróquia de Aboadela e de alguns patrocinadores.

Escuteiros de Lousada participaram em desafiadora travessia da Serra do Marão
Escuteiros de Lousada participaram em desafiadora travessia da Serra do Marão

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Firmino Mendonça, o cafeteiro mais antigo

O cinquentenário Café Paládio é uma espécie de instituição comercial em Lousada e tem Firmino...

Intercâmbio cultural na Croácia

Um artista multifacetado e aventureiro, assim se pode definir o lousadense José Pedro Moreira, de...

Inglesa procura as suas origens em Lousada

CHAMA-SE ELIZABETH NATASHA LOUSADA Por várias razões (afetivas, existencialistas ou simplesmente...

Clube de Ténis de Mesa de Lousada

Esta edição possui o prazer de apresentar o emocionante mundo do ténis de mesa aos olhos de Rui...

Centros de Interpretação da Rota do Românico com entrada livre

Nos próximos dias 22, 23 e 24 de setembro, o ingresso nos Centros de Interpretação do Românico e...

Artur Faria demite-se da Caixa Agrícola

Artur Faria, Presidente do Conselho de Administração da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Terras...

Município integra projeto 2030 Youth Vision

"Queres construir um mundo mais justo e sustentável?" é a designação da iniciativa que vai ser...

Era uma vez uma praça do Românico (parte II)

Construtor contesta anulação da obra No seguimento da reportagem publicada na nossa edição...

AGRADECIMENTO

MARIA LUISA PAULA PEREIRA DE BESSA MACHADO (22 de Agosto 1947 a 11 de Setembro 2023) A família...

Apresentação do 6.º volume da Revista Lucanus

O 6.º volume da Revista Lucanus - Ambiente e Sociedade vai ser apresentado no dia 21 de setembro,...

Siga-nos nas redes sociais