por | 2 Mar, 2023 | Sociedade

Escuteiros de Lousada participaram em desafiadora travessia da Serra do Marão

O Agrupamento de Escuteiros 1253 de Silvares, Lousada, participou na III Travessia do Marão, que contou com a participação de 70 pioneiros, acompanhados de 16 dirigentes, provenientes de vários agrupamentos da região.

O desafio proposto pelo Agrupamento de Escuteiros 448 de Amarante era fazer, em autonomia, de mochila às costas, a travessia da Serra do Marão. Destinado à secção de pioneiros, que compreende jovens entre os 14 e os 18 anos, a aventura da edição deste ano da Travessia do Marão, cujo imaginário proposto nos remetia para os descobrimentos, foi percorrer, ao longo de dois dias, cerca de 36 quilómetros atravessando a Serra do Marão. 

Assim, e depois de feito o acolhimento durante o dia de sábado, 18 de fevereiro, no Salão Paroquial de Amarante, os jovens escuteiros, acompanhados dos seus dirigentes, saíram, já noite longa, para o primeiro raide noturno. Divididos em quatro grupos, em autonomia, com apoio do mapa e bússula para orientar no destino a seguir, inspirados, no imaginário da ousadia dos descobrimentos, pelos corajosos navegadores Bartolomeu Dias, Fernão Magalhães, Pedro Álvares Cabral e Vasco da Gama, os jovens escuteiros lá se embrenharam na serra.

Dois grupos saíram do Viveiro das Trutas e seguiram até ao Salão Paroquial de Aboadela e os outros dois partiram da Pousada do Marão e seguiram até à Casa da Bouça, em Canadelo, onde pernoitaram. No dia seguinte, voltaram ao caminho com destino ao centro de Amarante, percorrendo os trilhos da serra e desfrutando das maravilhas de encantadoras paisagens que a serra, na sua deslumbrante imensidão, nos proporciona.

Note-se que na tarde do primeiro dia, antes de sair para a longa travessia do Marão, os jovens pioneiros participaram em vários workshops relacionados com Biodiversidade na Serra do Marão, Proteção Civil e Segurança, Orientação e Saúde.

Na segunda-feira, dia 20 fevereiro, os pioneiros realizaram um jogo de grupo pela cidade de Amarante e à noite participaram no sempre animado fogo de conselho que contou com a presença do presidente da Câmara de Amarante, Dr. José Luís Gaspar, e da vereadora da juventude, Dra. Rita Baptista.

Participaram nesta actividade, promovida pelo Agrupamento de Escuteiros 448 de Amarante, os agrupamentos de escuteiros da Maia, Santão e Margaride, de Felgueiras, Parada de Todeia – Paredes, Britelo – Celorico de Basto, Silvares – Lousada e Amarante. 

Para o chefe do Agrupamento de Escuteiros de Amarante, João Carvalho, esta atividade pretende ser um desafio de descoberta e superação para os jovens pioneiros e um marco na dinâmica e mobilização da actividade do agrupamento em Amarante.

“A última edição que tínhamos realizado foi antes da pandemia, em 2016, embora já estivéssemos a preparar esta edição no ano em que fomos surpreendidos pelo Covid. A vontade de voltar a fazer a Travessia do Marão era enorme e julgo que tudo correspondeu na melhor das expetativas e que se proporcionaram dias extraordinários a todos os pioneiros e dirigentes envolvidos”, comentou o chefe João.

O Agrupamento de Escuteiros 448 de Amarante envolveu-se por completo na atividade, que exige muito na organização e logística, contando com a colaboração dos chefes do agrupamento, caminheiros e, realça o chefe João, a preciosa e inexcedível colaboração da Comissão e Pais dos Escuteiros do Agrupamento de Amarante.

A III Travessia do Marão contou com o apoio do Município de Amarante, Junta da União de Freguesias de Amarante, Junta da União de Freguesias de Olo e Canadelo, Paróquia S. Gonçalo, Paróquia de Aboadela e de alguns patrocinadores.

Escuteiros de Lousada participaram em desafiadora travessia da Serra do Marão
Escuteiros de Lousada participaram em desafiadora travessia da Serra do Marão

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Editorial 125 | O Gestor de Redes Sociais

Numa terra longínqua onde os emojis governam e os likes são moedas de troca, vive o temido Gestor...

LOUSADA RECEBE MAIOR FESTIVAL DE DRIFT DO PAÍS

O Eurocircuito da Costilha em Lousada será palco no final do mês da 11ª edição do Encontro...

Xadrez do Lousada Voleibol Clube com excelentes resultados no fim de semana

Esteban Dario Caro, xadrezista da secção de xadrez do Lousada Voleibol Clube venceu o VII Torneio...

Oficinoscópio assinala 10 anos de cinema de animação

No dia 10 de julho foi apresentado o livro Oficinoscópio, relativo aos 10 anos de Oficinas de...

AUTOR VISITA ALDAF E PROMOVE MOMENTO DE CULTURA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM LOUSADA

No passado dia 13 de junho a Associação Lousadense dos Deficientes, dos seus Amigos e Familiares...

Desvendando os Traços Antissociais

Os traços antissociais são confundidos por vários sintomas na linguagem coloquial, assim irei...

”Faz falta uma feira do livro”

GONÇALO SANTOS, ESCRITOR Chama-se Gonçalo Teles dos Santos, tem 44 anos, é natural de Sousela e...

A Casa Nobre No Concelho de Lousada

Tipologias - XVI | Elementos Decorativos II Os elementos decorativos, concebidos quase sempre em...

O discreto gigante da democracia lousadense

E DEPOIS D'ABRIL? [3] Lousada teve muitas pessoas de proa que embora sendo contra o regime...

Fim de Semana Cultural “Alma Magnetense” está de regresso

A Junta de Freguesia de Meinedo anuncia o regresso do Fim de Semana Cultural "Alma Magnetense",...

Siga-nos nas redes sociais