por | 17 Abr, 2023 | Opinião, Psicologices

Socialmente amputados

Aristóteles, o conhecido filósofo grego, eternizou a seguinte frase: “O todo é maior do que a soma de suas partes”. Enquanto seres humanos somos apenas um conjunto de partes ou algo mais superior? 

Existem pessoas que nascem ou por algum motivo de saúde ou acidente ficam sem algumas dessas partes (sem pés, sem mãos, sem braços, sem pernas) e, todos os dias, enfrentam os desafios de se adaptar a uma sociedade inadaptada a si.  

Pensemos então por um instante. Se a todos nos faltasse um membro como seria a nossa convivência em sociedade? Se a todos nos faltasse um membro provavelmente já teríamos mecanismos adaptados para pessoas que não tem alguns desses membros. 

Questiono-me, então, onde é que existe mesmo a falha?

Será o ser humano responsável por nascer sem braços ou sem mãos, ou será a sociedade responsável por não ter adaptações para incluir todos?

O sofrimento e capacidade de superação de pessoas que nascem sem membros ou que sofrem uma amputação está muito mais atrelado ao contexto social, histórico e cultural em que a pessoa se encontra inserida, do que com a área amputada. O receio diante da nova imagem não ser aceite pelos outros, até mesmo pela própria pessoa e as limitações do dia-a-dia, são fatores constantes que surgem frequentemente na mente dos pais de crianças que nascem sem membros e até de recém-amputados.

Minimizar o sofrimento destas pessoas e das suas famílias é o mínimo que podemos fazer enquanto sociedade e para isso basta que nos adaptemos.

Andreia Moreira – Psicóloga

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Andreia Moreira

Há mar e mar, …mas é tempo de Regressar

Setembro é, por norma, o mês de regressar: regressar às rotinas habituais, ao trabalho e, claro,...

Agrupamento de Escolas de Lousada vence “Concurso 50 Livros”, promovido pelo Plano Nacional de Leitura

A colaboração é o Santo Graal do professor bibliotecário. Jonhson (2004) Uma biblioteca “recheada”...

Gonçalo Ribeiro vence no Estoril Campeonato Nacional de Velocidade

A quinta jornada pontuável para o Campeonato Nacional de Velocidade 2023 decorreu este...

REVIRAVOLTA MANTÉM LOUSADA INVENCÍVEL

A AD Lousada recebeu e venceu a formação do Águias de Eiriz por 2-1, num jogo difícil mas...

Praça D. António de Castro Meireles

No coração da Vila, esta praça está circundada pela praça da República, rua Visconde de Alentém e...

Firmino Mendonça, o cafeteiro mais antigo

O cinquentenário Café Paládio é uma espécie de instituição comercial em Lousada e tem Firmino...

Intercâmbio cultural na Croácia

Um artista multifacetado e aventureiro, assim se pode definir o lousadense José Pedro Moreira, de...

Inglesa procura as suas origens em Lousada

CHAMA-SE ELIZABETH NATASHA LOUSADA Por várias razões (afetivas, existencialistas ou simplesmente...

Clube de Ténis de Mesa de Lousada

Esta edição possui o prazer de apresentar o emocionante mundo do ténis de mesa aos olhos de Rui...

Centros de Interpretação da Rota do Românico com entrada livre

Nos próximos dias 22, 23 e 24 de setembro, o ingresso nos Centros de Interpretação do Românico e...

Siga-nos nas redes sociais