por | 7 Jun, 2023 | Desporto

Projeto “LOUSADA TÉNIS ATLÂNTICO” apresentado na Conferência Mundial de Treinadores da ITF 2023 na Colômbia

O projeto “Lousada Ténis Atlântico” de desenvolvimento de ténis no Complexo Desportivo e nas Escolas de Lousada, programado e concretizado pela equipa técnica Associação de Ténis do Porto (ATPorto) desde 2008, foi escolhido pela ITF (International Tennis Federation) para ser apresentado na Conferência Mundial de Treinadores, que vai decorrer nos próximos dias 31 de Outubro e 2 de Novembro, em Bogotá, na Colômbia.

Selecionado entre inúmeras propostas vindas dos cinco continentes, neste fórum internacional, o projeto “Lousada Ténis Atlântico” será apresentado pela Direção Técnica da ATPorto, Rui Silva (Coordenador Técnico da ATPorto) e Albino Mendes (Coordenador do Fomento da ATPorto), sob o título “De uma Vila para o Mundo”.

Para os resultados e sucesso deste projeto, tem sido decisivo e fundamental o Município de Lousada ter uma política consistente e prioritária de aumento a democratização da prática desportiva para todos sem exceção, independentemente da idade, género, capacidades, etc.

Por isso, a ATPorto tem em Lousada o seu epicentro exemplar e projeto piloto para o desenvolvimento da modalidade no Norte de Portugal. E a realização de eventos e provas de ténis é já um hábito junto dos comunidade que mudou a sua forma de estar com o aparecimento do complexo desportivo, que desmistificou a inacessibilidade ao ténis e criou raízes sólidas nos lousadenses.

António Paes de Faria, Presidente da Direção da ATPorto, explicou que, “há 15 anos, a implantação do ténis num concelho sem tradição e infraestruturas da modalidade, com uma população de cerca de 47 000 habitantes, foi um desafio enorme e, por muitos, considerado um elefante branco. A Câmara Municipal de Lousada foi peça chave nesta oportunidade para descentralizar o ténis dos grandes centros urbanos, como por exemplo Porto, e demonstrar que se pode levar a prática desportiva a novos públicos e criar novos pólos de ténis no interior de Portugal. A estratégia começou com a constituição duma equipa técnica capaz de desenvolver uma Escola de Ténis, criar interacções com as forças vivas do concelho Lousada, criar e difundir uma cultura desportiva em que o Ténis é considerado um activo criador de valor económico e defensor de valores de cidadania, introduzir o Ténis nas Escolas e dar formação aos professores de Educação Física, bem como organizar competições locais, regionais, nacionais e internacionais.”

Acrescentou ainda que, “desde 2009, de forma sustentada, foram sendo alcançados os objetivos programados para o desenvolvimento da modalidade. Em Lousada, atualmente, há 1556 praticantes federados de todos os níveis e atividades de ténis nas escolas para 2327 alunos dos vários graus de ensino. E, anualmente, organizam-se 5 competições internacionais (ITF + TE), 1 provas de nível nacional (FPT), 2 provas nacionais de ténis em cadeira de rodas (FPT), 10 competições regionais (ATPorto), 13 provas locais, para além do campeonato do Desporto Escolar da região. Dados que foram decisivos para a ITF considerar ser de relevante interesse a apresentação deste projeto aos treinadores de todo o mundo.” finalizou. 

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Conferência do PSD Lousada debateu estratégias e financiamento para o Desenvolvimento Local

Na noite de 18 de julho, o Auditório da COPAGRI em Lousada foi palco da conferência...

“Toda a glória do mundo é transitória”

JORGE NETO, ADVOGADO E POLÍTICO O lousadense Jorge Manuel Ferraz de Freitas Neto, de 67 anos, é um...

Associação dos Voluntários de Caíde de Rei Celebra 34.º Aniversário com Evento Memorável

A Associação dos Voluntários de Caíde de Rei comemorou, ontem, o seu 34.º aniversário com uma...

Queixas ambientais morrem num emaranhado de burocracias e “procedimentos duvidosos”

A (DES)ORDEM NO RIO MESIO (PARTE 2) Esta é a segunda parte da reportagem d'O Louzadense sobre um...

AD Lousada não se vai coligar com SAD Lank

FEDERAÇÃO NÃO AUTORIZA O “CASAMENTO” Estava tudo bem encaminhado entre as partes para que a junção...

Editorial 125 | O Gestor de Redes Sociais

Numa terra longínqua onde os emojis governam e os likes são moedas de troca, vive o temido Gestor...

LOUSADA RECEBE MAIOR FESTIVAL DE DRIFT DO PAÍS

O Eurocircuito da Costilha em Lousada será palco no final do mês da 11ª edição do Encontro...

Xadrez do Lousada Voleibol Clube com excelentes resultados no fim de semana

Esteban Dario Caro, xadrezista da secção de xadrez do Lousada Voleibol Clube venceu o VII Torneio...

Oficinoscópio assinala 10 anos de cinema de animação

No dia 10 de julho foi apresentado o livro Oficinoscópio, relativo aos 10 anos de Oficinas de...

AUTOR VISITA ALDAF E PROMOVE MOMENTO DE CULTURA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM LOUSADA

No passado dia 13 de junho a Associação Lousadense dos Deficientes, dos seus Amigos e Familiares...

Siga-nos nas redes sociais