por | 9 Jun, 2023 | Editorial, Editorial

Editorial da edição 98º de 8 de junho de 2023

Sexting

Caro(a) cidadão(ã) e encarregado(a) de educação, se ainda não sabe ou ouviu falar de “sexting” trazemos-lhe, especialmente a si, um destaque que deve ler, reter e acompanhar. O termo “sexting” resulta da junção das palavras “sex” (sexo) e “texting” (envio de mensagens de texto), e refere-se especificamente à troca de conteúdo íntimo e sexualmente sugestivo. O incauto de muitos jovens e adultos leva a que partilhem conteúdos íntimos (fotos e vídeos) com pessoas de confiança, normalmente com quem se tem um relacionamento amoroso e sexual. Não raras vezes esses conteúdos podem ser partilhados ou acedidos por terceiros sem consentimento, expondo publicamente a pessoa, constringindo-a emocional e socialmente e, até mesmo, em alguns casos, servindo para a chantagear. Se para alguns trata-se de um descuido, para outros a produção e partilha de conteúdos sexualmente sugestivos é um negócio. O negócio da pornografia soft nas plataformas digitais e redes sociais está em clara ascensão entre os jovens. Apesar de existirem plataformas digitais dedicadas especificamente a esse tipo de conteúdo (com pagamento de assinatura), que aqui não divulgamos, a verdade é que este fenómeno também pode ocorrer nas App’s mais conhecidas e comuns: WhatsApp, Telegram, Signal, Facebook Messenger, Snapchat, Instagram, Twitter, Tumblr, Tinder, Grindr, Bumble, entre outras. Algumas destas App´s, como o Snapchat, são conhecidas por permitir que as mensagens sejam temporárias e se autodestruam após um determinado período. Por isso, tome nota: à perspetiva de exercer vigilância sobre os comportamentos do seu educando, considere igualmente o exercício de diálogos abertos e construtivos, fomentando uma educação positiva e um conhecimento preventivo dos riscos associados à prática do “sexting”. 

LouzaRock

A história do Rock em Lousada ganha, por estes dias, um feito digno de registo e louvor, com a edição e apresentação pública do livro “50 anos de Rock em Lousada”, da autoria de José Carlos Carvalheiras. Um registo que, desde a primeira hora, acolheu a colaboração do jornal O Louzadense, trazendo à estampa a primeira rubrica LouzaRock, assinada pelo autor do livro, na edição n.º 42, de 4 de fevereiro de 2021. Portanto, um louvor muito merecido ao José Carlos Carvalheiras, um obreiro e um percursor nato do “louzadensismo” entre nós. Muito mais haveria a dizer, mas ficamo-nos por este estrangeirismo pessoalizado (desculpe-nos a expressão) ao José Carlos: You Rock! 

Serviços públicos (II)

Nesta edição prosseguimos com o “estado da arte” dos serviços públicos em Lousada, desta vez com um trabalho sobre a Conservatória do Registo Civil, Predial e Comercial de Lousada. Mantemos o foco no levantamento das condições de acessibilidade e prestação dos serviços, para evidenciar algumas questões pertinentes da sua situação atual e elevar a exigência social para a sua melhor prestação.

Acompanhe-nos, divulgue e partilhe O Louzadense, o seu jornal local

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Andreia Moreira

Há mar e mar, …mas é tempo de Regressar

Setembro é, por norma, o mês de regressar: regressar às rotinas habituais, ao trabalho e, claro,...

Agrupamento de Escolas de Lousada vence “Concurso 50 Livros”, promovido pelo Plano Nacional de Leitura

A colaboração é o Santo Graal do professor bibliotecário. Jonhson (2004) Uma biblioteca “recheada”...

Gonçalo Ribeiro vence no Estoril Campeonato Nacional de Velocidade

A quinta jornada pontuável para o Campeonato Nacional de Velocidade 2023 decorreu este...

REVIRAVOLTA MANTÉM LOUSADA INVENCÍVEL

A AD Lousada recebeu e venceu a formação do Águias de Eiriz por 2-1, num jogo difícil mas...

Praça D. António de Castro Meireles

No coração da Vila, esta praça está circundada pela praça da República, rua Visconde de Alentém e...

Firmino Mendonça, o cafeteiro mais antigo

O cinquentenário Café Paládio é uma espécie de instituição comercial em Lousada e tem Firmino...

Intercâmbio cultural na Croácia

Um artista multifacetado e aventureiro, assim se pode definir o lousadense José Pedro Moreira, de...

Inglesa procura as suas origens em Lousada

CHAMA-SE ELIZABETH NATASHA LOUSADA Por várias razões (afetivas, existencialistas ou simplesmente...

Clube de Ténis de Mesa de Lousada

Esta edição possui o prazer de apresentar o emocionante mundo do ténis de mesa aos olhos de Rui...

Centros de Interpretação da Rota do Românico com entrada livre

Nos próximos dias 22, 23 e 24 de setembro, o ingresso nos Centros de Interpretação do Românico e...

Siga-nos nas redes sociais