Em 2022, o empresário lousadense António José Soares Coelho da Cunha foi nomeado cônsul da República de Angola junto do Governo de Portugal, com responsabilidades nos distritos de Bragança, Guarda, Viseu e Vila Real.
Na passada segunda-feira, dia 19, foi o momento de inaugurar e proceder à abertura do Consulado Honorário de Angola, na cidade de Vila Real, ainda que em instalações provisórias. Perante uma plateia repleta de convidados, incluso alguns reputados lousadenses, participaram na cerimónia a Diretora Geral do Instituto das Comunidades Angolanas no Exterior e Serviços Consulares, Embaixadora Maria Filomena do Rosário Neto António; a Embaixadora de Angola em Portugal, Maria de Jesus dos Reis Ferreira; Sua Reverência Bispo de Vila Real, D. António Augusto de Oliveira Azevedo; e o Presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Rui Santos.
Para António Cunha, Cônsul Honorário de Angola, “foi uma honra este reconhecimento. Sendo um trabalho de muitos anos, mesmo sem ser cônsul já levei muitas dezenas de empresários para Angola”, estando agora “preparado para fazer muito mais”. Diz que “Angola é hoje um país aberto, muito carente de pessoas com iniciativa, e onde um investidor estrangeiro tem direitos iguais aos angolanos”. Para António Cunha, a inauguração do Consulado Honorário de Angola em Vila Real tem esse propósito: “o de levar e trazer empresários; aproximar a família angolana residente em Portugal com o seu país; promover a formação académica de angolanos em Portugal”, concluiu.



Comentários