Na semana passada, as notícias foram invadidas pelos rankings das melhores escolas do país, com discussão entre público versus privado, a estabilidade do quadro docente, as escolas do litoral versus interior, etc. Por considerar que o enquadramento enferma de um conjunto de premissas com as quais não concordo, junto à discussão temas que considero de elevada relevância para uma melhor formação dos nossos jovens no ensino secundário.
Desde logo, precisamos de fazer um melhor trabalho a educar os jovens para o tema do dinheiro. Os jovens deveriam sair do ensino secundário com mais conhecimento sobre orçamentação, poupança, impostos, implicações laborais e empreendedorismo.
Paralelamente, precisamos de estabelecer mais redes de apoio e programas de mentoria para quem quer aumentar o seu nível de conhecimento financeiro. Necessitamos, sobretudo, que este tema deixe de ser tabu.
A literacia financeira desempenha um papel crucial na capacitação dos jovens. Embora tenhamos testemunhado avanços significativos, ainda existem muitos desafios a serem superados. Investir na educação financeira, promover a igualdade salarial e aumentar o acesso a serviços financeiros são fundamentais para construir um futuro no qual possam desfrutar de independência financeira.
Nota ainda para a ausência de uma escola de empreendedorismo no concelho de Lousada, onde seja facilitada a criação de startups, a incubação de novas empresas, o apoio a projectos de elevado potencial empreendedor com ambições globais, a criação, a aceleração e a partilha de novas ideias para a comunidade de Lousada e para a comunidade do Tâmega e Sousa.
Lamentavelmente, Lousada, está fora do mapa no que diz respeito a este tema.
Na verdade, temos vários concelhos com excelentes trabalhos a este nível, como por exemplo Braga, Famalicão ou Óbidos, onde foram criadas condições para amadurecer e maturar novas ideias de negócios. Estes espaços permitiram uma diversificação do tecido empresarial, bem como a atracção e a fixação de jovens.
Ricardo Luís *
Contabilista e Consultor de empresas
* Escreve mediante o antigo acordo ortográfico
Comentários