por | 28 Jun, 2023 | Associativismo, Cultura, Sociedade

Associação de Cultura Musical de Lousada: a maior instituição cultural da região

A 12 de Abril de 1975 foi criada a Associação de Cultura Musical de Lousada, com a finalidade de tutelar o funcionamento da Banda de Música de Lousada. Durante os primeiros anos, a associação apenas albergava a banda de música de Lousada. Porém, mais tarde foi criada uma escola ou academia de música que, nos anos 90, veio dar origem ao CVS – Conservatório do Vale do Sousa. Entretanto, a associação foi crescendo e trilhando o seu caminho, tendo atualmente 5 vertentes. Conheça mais sobre a maior instituição cultural da CIM do Tâmega e Sousa. 

“A criação da Associação de Cultura Musical de Lousada está diretamente relacionada com a Banda de Música de Lousada, uma vez que foi criada com o propósito de a tutelar”, principia Pedro Araújo, atual presidente da Direção da ACML. Na época, a Banda de Música de Lousada encontrava-se num período mais conturbado e, assim sendo, foi criada uma estrutura  para dar continuidade às suas atividades. 

A ACML é uma associação com quase 50 anos de história, sendo esta história bastante relevante para o desenvolvimento do concelho de Lousada. Por exemplo, foi a partir de atividades de desportos motorizados dinamizadas pela ACML que veio a constituir-se, mais tarde, o CAL – Clube Automóvel de Lousada. Outro exemplo da importância da ACML para o desenvolvimento do concelho de Lousada é o CVS – Conservatório do Vale do Sousa – que já celebrou os seus 25 anos, e que tem formado imensos músicos e imenso público para música nos últimos anos, contando atualmente com mais de 400 alunos. 

A Associação de Cultura Musical de Lousada é uma instituição promotora de cultura e, neste sentido, procurou sempre desenvolver-se e oferecer cada vez mais cultura a Lousada e aos concelhos vizinhos. Atualmente, engloba 5 vertentes e é um orgulho de todos os lousadenses. Conforme referido, a primeira vertente foi a Banda de Música de Lousada e, a segunda vertente a ser criada foi o Conservatório do Vale do Sousa.

Entretanto, o professor Sílvio Cortez arrancou com o Coro Feminino – CVS, tendo-se seguido a criação de uma escola de ballet – Academia Contradanças. Mais recentemente, desenvolveu-se um projeto de jazz – o projeto JENO (Jazz Ensemble do Norte), dando corpo a alguma tradição de jazz já existente na ACML, bem como ao elevado número de alunos e ex-alunos CVS que são, hoje em dia, instrumentistas jazz de reconhecido mérito.

“Uma das principais preocupações da atual Direção, como é óbvio, é manter e desenvolver todas as vertentes, para que se possa oferecer à população lousadense e à região cada vez mais cultura, mas também cada vez mais qualidade ao nível do ensino da música e da dança”, sublinha. Além desta, existem outras orientações estratégicas que têm orientado diversas ações levadas a cabo por esta Direção como: desenvolver uma maior aproximação à comunidade e promover a internacionalização das diferentes vertentes.

Na primeira linha de orientação, a ACML está a procurar fazer mais eventos, acontecimentos, concertos e espetáculos, envolvendo cada vez mais a população lousadense. Quanto à orientação para a internacionalização, o Coro Feminino é a vertente que possui mais histórico internacional, por causa da sua participação em concursos internacionais. “Posso adiantar que o Coro Feminino neste verão irá participar num concurso de coros em Itália”, refere o Presidente da Direção da ACML como novidade.

Contudo, a ACML não pretende que a questão da internacionalização se manifeste apenas na participação do Coro Feminino em eventos internacionais e, neste sentido, está a trabalhar na internacionalização das restantes vertentes. Aliás, há outra novidade que foi adiantada: “o CVS tem aprovado um projeto de Erasmus para mobilidade de alunos, bem como de docentes e não docentes, que se irá efetivar entre 2024 e 2026”. 

Para além disso, no próximo mês de julho, acontecerá a segunda edição do Ciclo (Concurso Internacional de Canto Lírico de Lousada), que é outro marco na internacionalização da instituição. A ACML promoveu no ano transato a primeira edição e como correu muitíssimo bem, no presente ano irá dinamizar a segunda edição

Em termos de articulação de todas as atividades, a ACML funciona com um plano anual de atividades. “Cada uma das vertentes possui o seu próprio plano de atividades, sendo que o plano anual de atividades da ACML é o conjunto dos planos de todas as vertentes”. São centenas de atividades desenvolvidas, embora a população em geral só conheça as atividades de maior envergadura, como, por exemplo, os concertos de Natal do CVS na Casa da Música ou a Gala Anual ACML, que este ano aconteceu no Europarque de Santa Maria da Feira.

Para além destas atividades mencionadas, a associação nas suas diferentes vertentes, faz centenas de atividades culturais no concelho de Lousada e também nos concelhos limítrofes. Questionado sobre quantas pessoas a ACML engloba, de imediato, refere que todas as semanas passam cerca de 3.000 pessoas pela associação. Neste sentido, acredita que não há nenhuma associação cultural maior que a ACML na CIM do Tâmega e Sousa. 

“A maior dificuldade é sempre encontrar público para todos os eventos culturais que vamos dinamizando, isto é, nem sempre temos nos nossos espetáculos o número de pessoas que gostaríamos. Claro que há espetáculos ou concertos em que temos lotações esgotadas, porém, existem outros em que os lugares não estão todos preenchidos, como gostaríamos”, salienta. A ACML sabe que é um trabalho difícil, mas irá persistir e insistir para que esta questão mude. 

Em jeito de finalização, Pedro Araújo refere: “a Direção da ACML, nos próximos meses, para além de ocupada com o normal funcionamento de cada uma das vertentes da instituição, estará também focada em estruturar uma programação de eventos culturais, que possam assinalar, com a devida dignidade, os 50 anos da ACML. Essa programação deverá ter o seu início em abril de 2024 e estender-se-á até abril de 2025”.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Corrida de Homenagem a José Magalhães no dia 1 de outubro

No dia 1 de outubro, domingo, vai realizar-se a Corrida de Homenagem a José Magalhães. As...

Competências parentais: perceções de reclusas que vivem com os filhos na prisão

Opinião de Íris Pinto*, Mestre em Psicologia da Justiça e do Comportamento Desviante O presente...

Fontenário da Sedoura (Boim): memória a preservar.

Há na paisagem edificada um sem número de memórias que me fazem estacar sempre que me deparo com...
Andreia Moreira

Há mar e mar, …mas é tempo de Regressar

Setembro é, por norma, o mês de regressar: regressar às rotinas habituais, ao trabalho e, claro,...

Agrupamento de Escolas de Lousada vence “Concurso 50 Livros”, promovido pelo Plano Nacional de Leitura

A colaboração é o Santo Graal do professor bibliotecário. Jonhson (2004) Uma biblioteca “recheada”...

Gonçalo Ribeiro vence no Estoril Campeonato Nacional de Velocidade

A quinta jornada pontuável para o Campeonato Nacional de Velocidade 2023 decorreu este...

REVIRAVOLTA MANTÉM LOUSADA INVENCÍVEL

A AD Lousada recebeu e venceu a formação do Águias de Eiriz por 2-1, num jogo difícil mas...

Praça D. António de Castro Meireles

No coração da Vila, esta praça está circundada pela praça da República, rua Visconde de Alentém e...

Firmino Mendonça, o cafeteiro mais antigo

O cinquentenário Café Paládio é uma espécie de instituição comercial em Lousada e tem Firmino...

Intercâmbio cultural na Croácia

Um artista multifacetado e aventureiro, assim se pode definir o lousadense José Pedro Moreira, de...

Siga-nos nas redes sociais