Vai ter lugar, na próxima quinta-feira, dia 20, a apresentação do projeto do Serviço de Formação Profissional do Tâmega e Sousa.
A cerimónia vai decorrer no Salão Nobre da Câmara Municipal de Lousada, pelas 10h30. O Presidente da Câmara Municipal de Lousada e da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, Dr. Pedro Machado, dá as boas-vindas na cerimónia de abertura.
Segue-se a apresentação do projeto do Serviço de Formação Profissional do Tâmega e Sousa, pela Dra. Carla Vale, Delegada Regional do Norte do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
Pelas 11h00, vai realizar-se uma mesa redonda com o tema “O PRR como motor de transformação para a formação do país”, sendo palestrantes a Prof.ª Doutora Sílvia Sousa, da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, o Dr. José Manuel Castro, Diretor do MODATEX, e o Eng. João Pedro Ricca, Chief Operating Officer – Europe da CASCO Pet. A moderação é da responsabilidade da Dra. Carla Vale, Delegada Regional do Norte do IEFP.
A assinatura do Protocolo de Colaboração entre o Município de Lousada e o IEFP antecede a sessão de encerramento que tem como convidado o Secretário de Estado do Trabalho, Dr. Miguel Fontes.
Entre as finalidades e objetivos, o projeto do Serviço de Formação Profissional do Tâmega e Sousa pretende reforçar as competências dos cidadãos, em especial dos residentes no território, com vista a uma maior qualificação para o emprego e a uma economia de maior valor acrescentado, em especial aos que se encontram em situação de desemprego e de maior vulnerabilidade face ao mercado de emprego da região.
Pretende ainda ser uma forma de promoção de respostas formativas de maior proximidade às empresas do território, dotando os ativos empregados de competências na área digital, cruciais para uma economia mais competitiva, inovadora e coesa, com vista a uma melhor adaptação aos desafios exigidos pela atual economia globalizada
Assim, é possível o estabelecimento de parcerias estratégicas de colaboração, através da mobilização para o processo formativo de entidades e empresas com experiência comprovada em áreas de atividade cuja qualificação responda a necessidades efetivas do mercado de trabalho do território referido.

Comentários