por | 5 Ago, 2023 | Desporto

João Magalhães: A História Inspiradora no Mundo do Atletismo

João Pedro Magalhães, de 20 anos, possui uma história de superação e sucesso devido aos enormes desafios que já enfrentou. Naturalmente, estes exigiram uma maturidade precoce que moldaram a sua determinação e ética no desporto. Aos 16 anos, contra todas as expectativas, entrou no atletismo e a sua trajetória é repleta de títulos e participações em variadas provas. Saiba mais sobre este lousadense.

“Sem dúvida, o maior desafio foi quando fui para a instituição em Águas Santas onde estive durante 3 anos”, principia aquando do questionamento da experiência que moldou a sua postura perante as adversidades. O lousadense, natural da freguesia de Maceira, entrou a uma semana de completar 15 anos e saiu com 17 anos.

Durante a sua permanência na instituição surgiu a oportunidade de assistir a uma prova de corta-mato e, contra todas as probabilidades, faltava um elemento e perguntaram-lhe se estava disponível para correr. Perante esta questão, João não hesitou e afirmou positivamente. Após a prova, a Associação AMA – Macieira Atletismo, fez-lhe uma proposta com o intuito de ingressar na equipa pois a sua primeira experiência correu muito bem.

Mais uma vez, o lousadense aceitou bastante entusiasmado. Este permaneceu na instituição e, aquando do surgimento da pandemia, viu no atletismo uma forma de ocupar o seu tempo. “Foi um verdadeiro escape e o tempo fechado serviu para dedicar-me a sério num pequeno campo pois não havia provas”, conta.

Passados alguns meses, João deixou a instituição e regressou a casa – Macieira. “O facto de ter passado por certos momentos difíceis como, por exemplo, dificuldades financeiras fez com que me tornasse um atleta diferente”, declara. A sua história de vida delineou a sua postura e ética no desporto, na medida em que desde cedo foi obrigado a lutar bastante.

Aos 16 anos entrou no atletismo, porém, ao longo da entrevista refere este meio ano de treinos com o seu recente treinador – Bruno Jesus – como o mais importante para a sua evolução. Desde logo começou a conquistar pódios e, muitas vezes, a vencer provas, mas não tem dúvidas que hoje é um atleta muito mais competitivo devido aos ensinamentos de alto nível do treinador.

“Eu sou o atleta e tenho o meu valor, porém, o meu treinador é o grande motor”, sublinha. A par deste, o lousadense salienta o seu grupo de treino – Lousada Running Team – , os seus amigos, os patrocinadores e a população de Macieira pelo apoio e ajuda constante. Todos os elementos referidos dão-lhe equipamento e deslocação, sempre que necessita.

De acordo com o próprio, o atletismo é bastante diferente do futebol pois na modalidade que pratica cada atleta possui um treinador que não pertence necessariamente à equipa onde está inserido. “Eu tenho o meu treinador e pertenço à equipa do AMA – Macieira Atletismo”, explica.

A referência a Bruno Jesus é constante como forma de agradecimento por toda a evolução sentida em apenas meio ano e, para além disso, o facto de ter tido outros treinadores antes deste faz com exista uma comparação. Os treinos acontecem todos os dias, a alimentação é regrada, as provas mais competitivas …

“Eu sinto que as minhas técnicas e as minhas habilidades foram, sobretudo, aprimoradas desde que comecei a treinar com o Bruno Jesus”, salienta.

Durante a sua trajetória já ganhou diversos títulos e, não tem dúvidas, que o mais especial e significativo foi conquistado em novembro do ano transato em casa – Macieira – onde alcançou o primeiro lugar. Além desta, ficou em primeiro lugar no Campeonato de Atletismo Cross de Vigo, no Campeonato Nacional de Estrada 10km, no Campeonato Regional de Penafiel Pista 10km, no Campeonato Regional de Cross em Paços de Ferreira, entre outros.                                

Apesar de todas estas conquistas, existem provas em que não é possível alcançar o pódio e é necessário saber lidar com as “derrotas”. Neste sentido, conforme o próprio, é necessário ter uma mentalidade forte para enfrentar as adversidades e aprender a encarar todas as situações com toda a postura. Quando questionado sobre as suas características enquanto atleta, de imediato, refere a sua perseverança, resiliência e determinação.

João Magalhães deseja, um dia, representar a Seleção Portuguesa e também chegar a um grande clube. Estes são os seus objetivos profissionais, na medida em que o seu objetivo de vida é mostrar que independentemente de todas as adversidades é possível sonhar alto e chegar ao mais alto patamar.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Cool Dance levou dança e emoção ao Euro RX em Lousada

O grupo de dança Cool Dance, a convite do Clube Automóvel de Lousada (CAL), marcou presença no...

Chega setembro, regressam as aulas e, com elas, algumas das memórias de infância e juventude desse...

NOVOS BOMBOS EM LOUSADA (1)

Os Magnetenses: a tradição que ganha nova força Um novo grupo de bombos nasceu em Meinedo com 20...

O ESCUDO INVISÍVEL NO CIRCUITO INTERNACIONAL DE LOUSADA

ED4 levou a segurança no desporto automóvel ao patamar mundial Vamos falar de uma equipa que não...

Edifício da Adega nasceu há 70 anos

OBRA CUSTOU “DOIS MIL CONTOS” Assinalam-se este mês 70 anos do início de um dos projetos mais...

Grande Entrevista a LUÍS MARINHO (CAL)

“Não procuro ficar na história, procuro continuar a fazer mais e melhor” Aos 38 anos,...

JULIANA COSTA, UMA ARTISTA QUE SE REVELA FORA DE LOUSADA

Das raízes em Figueiras à afirmação na arte texturizada Natural de Figueiras, no concelho de...

DECATHLON LIGA PRO JÁ COMEÇOU

Lousada e Aparecida entraram com o pé esquerdo num campeonato que se espera espetacular. Os...

Câmara reforça apoio ao CAL para o Euro RX

A Câmara Municipal de Lousada reforçou em 428.721,27 euros o apoio financeiro ao Clube Automóvel...

EURO RX PROMETE GRANDE ESPETÁCULO

Lousada decide títulos europeus de Ralicross com estreia de corrida noturna O Circuito...

Siga-nos nas redes sociais