A Romaria Senhora Aparecida é a mais importante, imponente e mobilizadora romaria do concelho e arredores. A devoção do Eremita a Nossa Senhora Aparecida teve a força de unir as pessoas, reforçar a fé e proporcionar um Santuário de reflexão, esperança e solidariedade, a todos os que na fé se inspiram e pela fé o praticam.
A celebração dos 200 anos (1823-2023) da Romaria Senhora Aparecida é um momento especial e de grande importância histórica e cultural para toda a comunidade, não sendo por isso surpresa que a comissão organizadora da Romaria tenha preparado um extenso programa de atividades religiosas, lúdicas e culturais, incluindo um website bastante útil e atrativo (https://romariasenhoraaparecida.pt). Do cartaz constam a realização do cortejo, marchas e arruada de bombos, rusgas e cantares ao desafio, feira de gado, concentração equestre, passeio de cavalos e charretes, corrida de cavalos e póneis, concentração e corridas de motos, atuações folclóricas, filarmónicas e de concertinas, concertos musicais com vários artistas nacionais, e sessões de fogo de artifício.
A Missa Solene e a Majestosa Procissão em Honra de Nossa Senhora Aparecida, com o seu Tradicional Andor Grande, transportado por mais de 100 homens, são o expoente máximo da celebração religiosa e, por assim dizer, da Romaria e da imensa devoção de um povo brioso, que só quem vive e sente Aparecida o consegue explicar.
Em paralelo, haverá também a apresentação de um livro subordinado à história e paixão pelas corridas de motos, assim como a realização do primeiro “motofest”. Mas, de tudo, o mais importante é mesmo a entrega, dedicação e envolvimento comunitário que todos os aparecidenses dedicam à organização da Romaria.
Uma nota final para declararmos que, pela feliz coincidência da celebração dos 200 anos da Romaria Senhora Aparecida, há dias, em reunião de câmara, foi aprovado por unanimidade a aquisição de um terreno com 11.224 metros quadrados, destinado ao alargamento do Santuário. Um feito que permitirá qualificar a celebração anual da romaria, mas também criar uma (nova) centralidade cívica, que muito enobrecerá a Vila de Aparecida.
Agora, é tempo de rumar até à Vila de Aparecida e fazer da Romaria Senhora Aparecida uma experiência de devoção e comunhão espiritual e comunitária.
Leia e partilhe O Louzadense, o seu jornal local.
Comentários