A Casa Nobre No Concelho de Lousada

Tipologias – IV

Planta (3ª parte): tipo Pátio Fechado e T.

A planta de pátio interior é uma tipologia que aparece nas casas de Argonça, Pereiró e Cam. Francis D. K. Ching, na sua obra: «Dicionário Visual de Arquitetura» define pátio interior como sendo «área ou espaço de uma casa delimitada por construções baixas, arcadas ou paredes.»1 Assim, este tipo de planta mostra, um pátio interior, ao redor do qual se distribuem os diferentes elementos.

Através de duas plantas topográficas, uma de 1948 e outra de 2005, foi possível inferir a evolução da planta da casa de Argonça. Esta tinha um pátio interior2, mas aberto a Este, como o confirma a planta topográfica de 1948. Em 2005 aparece transformado numa tipologia com contornos bem estruturados: casa de pátio interior fechado, na totalidade.

Fonte: C. M. L. Planta Topográfica.  Escala: 1: 2 000. Pormenor. Ano: 1948
Fonte: C.M.L. Planta T0pográfica. Escala: 1: 2000. Pormenor. Ano: 2005

A casa de Pereiró também foi objeto de vários acrescentos ao longo dos anos, mas estes não lhe alteraram a sua tipologia. A capela de S. José foi edificada no local em que existia uma tulha, em 2002, adquirindo a fachada Este outra dignidade e importância. A vida desta casa é organizada à volta de um pátio interior, resultando daí uma planta de pátio interior, com capela integrada no topo direito da fachada Este.

Fonte: C. M. L. Planta Topográfica. Escala: 1/2000. Pormenor. Ano: 2005
Casa de Pereiró – Pormenor do pátio fechado. Fonte: A. C. P. – 1950

A última casa, a do Cam, apresenta um pátio interior, sendo este isolado por portões a Sul, Este e Oeste. À direita da fachada Este, a capela, destacada. Temos, pois, uma casa de pátio interior com capela destacada à direita da fachada Este.

Fonte: C. M. L. – Planta Topográfica. Escala: 1: 2000. Pormenor. Ano: 2005
Desenho de Carolina Ribeiro

Não é muito habitual, na casa nobre lousadense, a planta em forma de T. Contudo, duas delas apresentam-na: Valteiro e Tapada, esta última com pátio interior.

A casa do Valteiro apresenta capela no topo direito da fachada principal e torre na fachada Sul. É uma casa com planta do tipo T com capela adossada ao topo direito da fachada, e torre a Sul.

Fonte – C. M. L. Planta Topográfica. Escala: 1: 2000. Pormenor. Ano: 1948
Fonte: C. M. L. Planta Topográfica.   Escala: 1: 2000. Pormenor. Ano: 2005       

Pela análise da planta topográfica verificámos que a casa da Tapada apresenta uma planta em T, e mesmo tendo em conta os acréscimos realizados, esta tipologia mantém-se inalterada. Tem um pátio interior e uma capela. Por isso é uma casa com planta do tipo T com pátio interior e capela destacada à direita da fachada Oeste. 

Planta da Casa da Tapada – Escala – 1: 290, n.º 3. Fonte: A. C. T. – 2002.
Pormenor. Escala: 1: 2000. Ano: 2005. Fonte: C. M. L. Planta Topográfica.
Tipologia da planta da casa nobre do concelho de Lousada
CasaPlanta
Vilela, e Rio de Moinhos U
Outeiro, Cáscere e PortoL
Tapada e ValteiroT
Juste, Ronfe, Alentém, Quintã, Renda, Seara, Valmesio, Vila Verde, Bouça, Lama, Real e RibeiroQuadrangular  
Argonça, Cam e PereiróPátio Interior
Casa de Pereiró – Planta: tipo Pátio Fechado

_____________________________

1 – CHING, Francis D. K. – o. c., p. 85.

2 – É uma casa que tem junto a si um pátio interior. «Esse terreiro ou pátio é, muitas vezes, limitado pelos edifícios apenas por um ou dois lados, sendo o restante vedado por um muro baixo. Outras vezes, a tendência é para incorporar o pátio dentro de um conjunto de edifícios, sendo a parte murada, se existe, alta e de pouco comprimento.» OLIVEIRA, Ernesto Veiga de, GALHANO, Ernesto – o. c., p. 102-103.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

TRADIÇÃO CONTINUA VIVA: A Sagrada Família que une gerações

Durante décadas, a chegada da caixa da Sagrada Família a uma casa foi sinónimo de recolhimento,...

Sandra Monteiro pinta a emoção que nasce no silêncio

Profundamente marcada pela emoção, pelo realismo e pela intensidade do olhar humano, as pinturas a...

Subida de divisão aumenta o desafio dos veteranos da ADL

A equipa de Masters da AD Lousada concluiu uma temporada de grande nível, garantindo a subida à...

Patinador lousadense conquistou medalha de prata

O jovem Gabriel Ferreira, de Aveleda, está a construir uma promissora carreira na patinagem...

Noite Branca no Largo da Senhora Aparecida

Gravinda, York e Paulo Marcelo sobem ao palco no dia 8 de agosto, a partir das 22h00, para uma...

Cinema no parque de Meinedo

No próximo dia 1 de agosto, o Parque do Areinho, em Meinedo, recebe mais uma edição do Cinema ao...

Pilotos Lousadenses foram brilhantes vencedores, em Montalegre

Foi a quinta e antepenúltima jornada do Campeonato de Portugal de Ralicross e Kartcross, com os...

AS AMORAS – Há uma altura do ano em que os caminhos dão sobremesa a quem passa. Há frutos que se...

​Inferno das Febras revela distribuição das bandas e coloca à venda bilhetes diários

A ​organização do Inferno das Febras divulgou a distribuição das bandas pelos dois dias do...

PSD exige maior transparência na contratação pública municipal

NOTA DE IMPRENSA DO PSD/Lousada O PSD Lousada questionou no passado dia 6, o Executivo Municipal...

Siga-nos nas redes sociais