por | 17 Jan, 2024 | Associativismo, Sociedade

Quando uma porta fecha, abre-se uma janela…

A GRANDE JANELA – Associação Social, Cultural, Recreativa e Desportiva de Meinedo

A Associação A GRANDE JANELA prima pela inovação e originalidade, no associativismo em Meinedo e no concelho. Surgiu em 2011 devido ao que os seus dirigentes consideravam “a necessidade de reanimar a freguesia de Meinedo”. Foi uma iniciativa do presidente da Direção, Pedro Moreira, que 2 anos antes havia sido eleito presidente da Junta. O dirigente e ex-autarca declara que o propósito primordial era “incutir na população os valores da inclusão, da proximidade, do afeto e da valorização de cada um e cada uma, através de dinâmicas sociais, recreativas, culturais e desportivas”.

“Combateu-se o isolamento, promoveu-se o convívio, incentivou-se a entreajuda, aumentaram-se as práticas culturais e acima de tudo criou-se uma linha de pensamento que nos move desde sempre”, declara, e acrescenta que “uma comunidade deve estar de mãos dadas – com as associações, escolas, empresas, instituições podem e devem partilhar-se e cooperar entre si, para benefício de todos”.

Consideram que ”depois de muito trabalho e exemplo dado, esse pensamento foi bem semeado na freguesia”.

A Grande Janela_partilha de ideias

O nome “Janela”, escolhido para batizar a coletividade, surgiu “pela constatação de que quando nos fecham portas, temos de abrir janelas. E esta teria que ser Grande, porque havia muitas pessoas a precisar desta abertura de horizontes – para a cultura, para o afeto, para um espaço que acolhesse todos e todas, sem excluir ninguém, fosse qual fosse a sua profissão, religião, clube de futebol ou partido político”.

A GRANDE JANELA tem o seu espaço de atividade no Apeadeiro de Meinedo, onde durante quase 10 anos serviu a população mais idosa. “Após o abalo que a pandemia provocou nessa atividade em concreto, a associação está a dar prioridade à vertente cultural, por considerarmos mais urgente que nunca a coesão social – pelo encontro, pela partilha, pelo afeto”, referem os dirigentes.

A associação fez um novo diagnóstico à freguesia de Meinedo, para responder à pergunta “Que janelas precisam ser abertas? “. A resposta é clara para a associação meinedense: promover a cultura do teatro, da pintura, da dança, da literatura, são a prioridade, a par das atividades de desporto, em que o BTT é o foco.

No ano que agora finda, a coletividade iniciou o projeto de formação e criação teatral intitulado Teatro Passageiro, que conta com um grupo de crianças que ao longo de 3 meses tem vindo a preparar uma peça de teatro a apresentar dia 30 de Dezembro, no Apeadeiro, dirigido pela atriz e professora de teatro Carla Campos, com coordenação de Patrícia Queirós (uma das fundadoras da associação). A iniciativa tem parceria e intercâmbio com o Grupo de Teatro de Novelas.

Destaque também para o Clube de Leitura em Voz Alta da Grande Janela, que passa por reunir em volta de livros, leituras partilhadas, chá e bolo caseiro.

A Grande Janela desenvolveu as Danças Circulares, uma prática física e espiritual que mensalmente convoca a uma roda de dança quem procura o equilíbrio físico, mental, e espiritual.

Danças Circulares_A Grande Janela

Recentemente houve uma Noites de Fados, que é para continuar. E por fim, dentro das principais atividades, há o Trilho BTT, que a cada edição tem batido recordes de participação, estando prevista uma grande adesão no próximo ano, com pessoas vindas de todo o país.

Falando de 2024, para além da continuidade das atividades desenvolvidas até aqui, “muitas outras estão a ser pensadas para aumentar o impacto da nossa ação, junto da população em geral”.

Aquelas que se podem revelar desde já são: a comemoração dos 50 anos da Revolução dos Cravos; a celebração, a nível mundial, das Danças Circulares, com a cooperação de Anabela Nóbrega, como orientadora profissional; e manter a dinâmica do espaço do Apeadeiro, que está aberto a todos os que queiram partilhar do seu saber ou participar das atividades programadas.

Para tudo isto ser possível são necessários apoios. Os dirigentes dizem que “recentemente perdemos o apoio da Junta de Freguesia de Meinedo, mas graças ao contributo de voluntários e do nosso Presidente da Direção, que a título particular tem garantido a maior parte do apoio, acreditamos que continuaremos a nossa missão. De resto, para já, não temos tido nenhum apoio público. Aceitamos a contribuição de todos os que se queiram juntar à nossa associação, como sócios, voluntários ou participantes”.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Piscinas sobrelotadas: expandir ou construir?

EMPREENDIMENTO AQUÁTICO TEM 27 ANOS As piscinas de Lousada foram inauguradas em 1997, numa altura...

Rezar por mais saúde e menos guerras

A PROCISSÃO DE VELAS É UM SINAL DOS TEMPOS Em maio realizam-se as procissões de velas. Os...

LADEC Celebra 14.º Aniversário com Jantar Convívio

No passado dia 18, a LADEC - Lousada Associação de Eventos Culturais comemorou o seu 14.º...

Hugo Regadas Vence a Internacional XCO Super Cup

No passado domingo, em Vila do Conde, o lousadense Hugo Regadas, a competir pela equipa Rompe...

Editorial 121 | Lousada é Grande

Lousada, terra de história e tradição, ostenta com orgulho a sua grandeza. O nosso Torrão, que há...

Lousada Junior Cup: Título da primeira prova ficou em casa

O português João Dinis Silva conquistou a primeira prova da Lousada Junior Cup, depois de derrotar...

Lousada ao rubro na Super Especial do Rally de Portugal

A 57º edição do Rally de Portugal trouxe a Lousada os pilotos do Campeonato do Mundo de Ralis...

DIALLEY – Agência de Marketing em Lousada

O nome foi inspirado na Diagon Alley, um local emblemático da saga Harry Potter, da qual Sofia...

Apresentação da trilogia “As Aventuras da Maria” encanta público

No passado dia 11, a Assembleia Louzadense acolheu a apresentação da trilogia "As Aventuras da...

Luís Santos é mandatário da candidatura da Aliança Democrática em Lousada

A candidatura da Aliança Democrática (AD) em Lousada terá como mandatário Luís Santos, Coordenador...

Siga-nos nas redes sociais