por | 11 Fev, 2024 | Política, Sociedade

Recorde de candidatos a deputados

TODOS EM LUGARES SECUNDÁRIOS

Lousada não é virgem de deputados na assembleia representativa da Nação. Já no século XIX, as Cortes do Reino tiveram ilustres lousadenses, caso de António Barreto de Almeida Soares de Lencastre (Visconde de Alentém). Na 1ª República, o advogado Porfírio Coelho da Fonseca Magalhães, de Sousela, participou na Câmara dos Deputados. Em 1975, Rui Maria Malheiro de Távora de Castro Feijó, de Vilar do Torno e Alentém, foi eleito pelo PS para a Assembleia Constituinte. A seguir, na Assembleia da República, estiveram Adriano Pinto, Adriano Rafael Moreira, Simão Ribeiro, todos pelo PSD, e, nas duas últimas legislaturas, esteve Cristina Mendes da Silva, do PS. Esta é candidata a um terceiro mandato, que parece deveras difícil de atingir.

Embora nenhum dos lousadenses perfilados para a XVI Legislatura da Assembleia da República tenha aspirações à eleição, o concelho nunca teve tantos candidatos a deputados no mesmo ato eleitoral. São o resultado de diligências internas, onde as estruturas locais, regionais e nacionais congeminaram no sentido de colocar nas respetivas listas os seus apaniguados. De fora ficam aqueles que tendo pretensões a tal perfilam-se noutras linhas e apoios internos que não os vigentes.

Ao todo são sete os “representantes” de Lousada que integram as respetivas listas partidárias para a eleição de deputados à Assembleia da República, a 10 de Março próximo.

A ex-vice presidente da Câmara Municipal de Lousada passou de um notável nono lugar, em 2022, para a vigésima posição. CRISTINA MENDES DA SILVA, de 58 anos, estudou Educação da Primeira Infância e Ensino Especial na área Mental Motora, no Magistério Primário de Penafiel. Recentemente conclui Doutoramento, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com a tese “Programa Rede Social como Instrumento Político de Combate à Pobreza, em Portugal”. Pelo Partido Socialista, foi vereadora na Câmara Municipal de Lousada e, a partir de outubro de 2017, foi vice-presidente. Nas eleições de janeiro de 2022, ficou em nono lugar na lista do PS para o distrito do Porto e foi facilmente eleita, uma vez que o seu partido conquistou 19 assentos pelo Porto e teve uma maioria geral a nível nacional.

Na lista do Partido Social Democrata (PSD) do distrito do Porto, está colocado o presidente da Comissão Política do PSD de Lousada, LEONEL VIEIRA, de Meinedo, no 23.º lugar. Como última suplente da lista laranja está CIDÁLIA NETO, de Lustosa.

Na opinião de Leonel Vieira “depois da má governação do partido socialista durante estes oito anos, estas são umas eleições ainda mais decisivas”. O social-democrata lousadense enfatiza que “há medidas estruturais que têm que ser implementadas a breve prazo, nomeadamente na área da saúde, fiscalidade, educação e serviços públicos, para que os portugueses tenham melhor qualidade de vida”. Leonel Vieira alerta também para a “necessidade premente de implementar essas medidas para que os mais jovens não abandonem o País”, facto que considera um dos fenómenos mais nefastos para o país.

O coordenador do Chega em Lousada, GUSTAVO BORGES, além de funcionário público é tenor no grupo Carmeli Voces Ensemble e reside  em Lustosa. Integra os candidatos do seu partido pelo círculo do Porto, no 29.º lugar da lista. A campanha do Chega em Lousada e na região do Vale do Sousa está direcionada para a eleição da Coordenadora da Concelhia de Felgueiras, Sónia Monteiro, que vai num lugar potencialmente elegível.
Segundo Gustavo Borges, a aposta no Chega justifica-se pelo facto de “vivermos numa sociedade em que a hipocrisia se confunde com humanismo, a corrupção com economia, a ignorância com educação e a subjugação com liberdade” e por isso defende “uma Democracia mais equitativa e humana”, sublinhando que não são fascistas.

A professora FILIPA PINTO ocupa o 2.º lugar na lista do partido Livre, onde mais duas lousadenses fazem parte: a assistente social ANABELA PEIXOTO e a escriturária MARIA CRISTINA ARAÚJO. Filipa Pinto é natural de Valongo, vive em Lousada onde é professora na escola pública há 30 anos. A candidata Filipa Pinto enaltece o papel do seu partido na última legislatura, onde, por exemplo, “fez aprovar várias propostas que fizeram a diferença na vida das pessoas: o alargamento do subsídio de desemprego para incluir vítimas de violência doméstica”. Para as próximas eleições, “perante o medo e a incerteza, o LIVRE oferece ao país um Contrato com o Futuro, em cujo programa encontram-se propostas para impedir a degradação dos serviços públicos, nomeadamente a Saúde e a Educação”, entre outras.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

“Segredo para uma vida feliz: sorrir, amar e servir os outros”

MARIA IRENE DA SILVA MONTEIRO, 89 ANOS É carinhosamente tratada por «Menina Irene» e destaca-se na...

Jorge Cunha volta a apresentar-se como candidato à presidência da Junta de Freguesia de Aveleda

Olhando para a freguesia como a sua própria casa, sendo esse o local onde crescemos e construímos...

Editorial 148 | Promessas

Começou a época das promessas “a torto e a direito”! Sinto que existem ainda candidatos...

AMBIENTE FORTE, CONCELHO FORTE

As alterações climáticas estão na ordem do dia. É fundamental ter politicas públicas municipais...

Armando Marques é o candidato do PS à União de Freguesias de Cernadelo e Lousada (S. Miguel e Sta. Margarida

O Partido Socialista de Lousada apresentou Armando Marques como candidato à Junta da União de...

Diversidade em Ação: O Poder da Inclusão de TODOS nos locais de trabalho

A diversidade e inclusão são elementos-chave para a construção de ambientes laborais justos,...

GESTÃO ESTRATÉGICA – PRESENTE E FUTURO

A gestão estratégica não se limita ao passado, mas concentra-se no presente e, sobretudo, no...

A Casa Nobre No Concelho de Lousada

Outros Dados Históricos (Volume II e III) - Casa da Lama IX - (2ª Parte)  Figuras Ilustres - 1...

Os pombos (também) são uma terapia

COLOMBÓFILOS DE LOUSADA CELEBRAM 50 ANOS EM JULHO Estima-se que deve haver em Lousada cerca de 20...

Idosos, juventude e proximidade com os cidadãos entre as prioridades de Agostinha Monteiro na candidatura à Junta de Freguesia de Lustosa

Agostinha Monteiro apresentou os seis eixos do seu programa eleitoral para Lustosa. Entre as...

Siga-nos nas redes sociais