A Casa Nobre No Concelho de Lousada

Tipologias – VII | Escadaria

Na casa nobre lousadense há escadarias que revelam uma certa inquietude e infundem uma marcada ideia de movimento, outras «ostentam linhas severas, e outras revelam claramente a extravagância, a exuberância, a inquietação, (…).»1

Casas de Argonça, Juste e Renda: Escadaria perpendicular à fachada, com patim. Fotos: 2006, s/d e 2006 (arquivo particular de José Carlos Silva, exceto a foto da casa de Juste).

No exterior, a escadaria adquire um maior desenvolvimento, chegando mesmo a ter “um papel primacial,”2 como sucede nas casas de Vila Verde, Renda, Juste, Argonça. Sobre a escadaria da casa de Juste, Carlos de Azevedo referiu: «Revela inquietação e imprime uma acentuada noção de movimento. É curioso ver o choque da escadaria com a casa – esta definida pelo plano da fachada, estática e fixa à terra, aquela desenvolvendo-se em profundidade e caracterizada pela impressão de movimento.» 3

Casa de Juste (Fachada Sul): Escadaria perpendicular à fachada, com patim. Foto: 2006. Arquivo particular de José Carlos Silva.

O acesso ao andar superior, faz-se normalmente, por uma escadaria exterior, em pedra. Persistem múltiplas combinações para assegurar o papel característico das escadarias como meio imprescindível entre dois ou mais andares. Também podem ter «funções simbólicas e processionais para assimilar a importância do movimento ascensional, e este efeito depende da largura, da inclinação e da altura.»4 É, pois, importante refletir sobre a relação dinâmica da escadaria com o edifício e da inquietação que desperta.

Casas de Ronfe, Bouça e Lama: patamar é por vezes alpendrado. Fotos (2006): arquivo particular de José Carlos Silva.

O patamar é por vezes alpendrado, como sucede nas casas da Bouça (Fachada Este), Cáscere (pátio interior), Juste (Fachada Sul), Lama (Fachada Norte e Oeste), Ronfe (Fachada Norte).

Tipologias da escadaria da casa nobre do concelho de Lousada
CasaEscadaria
Argonça, Juste, Renda, Rio Moinhos e RealPerpendicular à fachada, com patim
Alentém, Lama e QuintãDe um lanço e com patim
Bouça, TapadaDe dois lanços
Ribeiro, Ronfe, Seara, Valteiro, SearaDe dois lanços opostos
PortoDe três lanços e dois braços
OuteiroDe quatro lanços e dois braços
Vilela De dois sentidos
PereiróEm caracol      

__________________________

1 – AZEVEDO, Carlos de – o. c., p. 53.  CF. OLIVEIRA, Rosa Maria – o. c., p. 59.

2 – AZEVEDO, Carlos de – o. c., p. 72. 

3 – AZEVEDO, Carlos de, – o. c., p. 72.  Cf. COLE, Emily (Editor Geral) – A Gramática da Arquitetura. Lisboa: Centralivros, 2003. p. 330.

4 – “Similar a uma sacada, mas localizada ao nível do solo. Pode estender-se por um ou todos os lados da edificação.” BURDEN, Ernest – o. c., p. 337. Cf. “À saída da cozinha podemos encontrar também um pátio (…) ou um alpendre de pequenas dimensões.” FAUVRELLE, Natália – o. c., p. 60.

Obras consultadas:

– A Gramática da Arquitetura. (Emily Cole, Editor Geral). Lisboa: Editora Centralivros, 2003.

– AZEREDO, Francisco de – Casas Senhoriais Portuguesas. Viagens de Estudo Do IBI. Braga: Oficinas Gráficas da Livraria Cruz, vol. I, 1978.

– AZEVEDO, Carlos de – Solares Portugueses. Introdução Ao Estudo Da Casa Nobre. 2ª Edição, [s/l]: Livros Horizonte, 1988.

– AZEVEDO, José Correia de – Portugal Monumental-Inventário Ilustrado. Lisboa: Edições Nova Gesta, vol. III, 1992.

– Dicionário Ilustrado de Arquitetura, Ernest Burden, São Paulo: Bookman, 2002.

– OLIVEIRA, Rosa Maria – Portões e Fontes do Concelho de Lousada. Lousada: Edição da Câmara Municipal de Lousada, 2003.

– Natália Fauvrelle, Quintas do Douro. As Arquiteturas do Vinho do Porto. Cadernos da Revista Douro – Estudos Monográficos. Porto: GHEVID, 2001.

Casa da Bouça: escadaria de dois lanços. Fotos: arquivo particular de José Carlos Silva (2006)

José Carlos Silva

Professor / historiador

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Hélder Archer é o maior promotor de Anime em Portugal

O enfermeiro Helder Bruno Ribeiro Archer, de 41 anos, é natural de Meinedo, em Lousada, e vive...

Editorial 156 | Evasão e Resiliência

Numa edição tão recheada de cultura e literatura, é impossível não trazer também uma expressão...

Professores calorosamente recebidos na Croácia

Três elementos da equipa da biblioteca escolar do Agrupamento de Escolas Mário Fonseca realizaram...

Fala-se muito nas camadas jovens, ativistas e grupos LGBT sobre a inclusão, mas o que realmente é...

Setembro marca sempre um recomeço. Nos centros de saúde, nota-se nas salas de espera mais cheias,...

FAZER O LUTO POR ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO: PARA MUITOS É COMO PERDER UM FAMILIAR

Há quatro cemitérios de animais em Portugal. Nenhum é nesta região. Estão localizados em Lisboa,...

“Tocar na alma é uma função do grupo coral”

O docente de Boim, que leciona em Nevogilde, tem uma atividade secundária muito importante na sua...

PS PERDEU UM DEPUTADO PARA O CHEGA

O Partido Socialista mantém a liderança da Assembleia Municipal (AM), que será presidida por Pedro...

Mapa autárquico lousadense está “feito em dois oitos”

Se a votação para a Câmara Municipal (CM) e para a Assembleia Municipal (AM) não deixou margem...

O melhor resultado de sempre na estreia

O novo presidente da Câmara Municipal de Lousada, Nelson Oliveira, do Partido Socialista, obteve o...

Siga-nos nas redes sociais