por | 13 Abr, 2024 | Sociedade, Uncategorized

Estradas esburacadas 

ACONTECE UM POUCO POR TODO O CONCELHO

As chuvas intensas que caíram neste inverno contribuíram para degradar (ainda mais) muitas estradas da vila e do concelho. Lousada apresenta um panorama preocupante em muitos locais. As rachadelas e declives no pavimento originaram buracos que em alguns sítios são verdadeiras crateras e afetam os automóveis. Aqui e ali já fizeram enchimento do piso betuminoso e remendos no empedrado (por vezes com simples largar de brita, que acaba por ir na enxurrada). Mas a constante fricção dos automóveis e sobretudo veículos pesados fazem, não raras vezes, reaparecer esses buracos.

Condutores de transportes públicos, taxistas e mecânicos são unânimes em afirmar que os automóveis dos lousadenses estão a ser maltratados pelo estado lastimoso de algumas estradas. Também avisam que “o mal não é só daqui”.

O experiente condutor profissional, Joaquim Sousa diz que “a estrada de Lagoas até ao Bairro, em Sampaio de Casais está uma vergonha, assim como a estrada que liga Sequeiros a Ribas; a ligação de Nevogilde, desde a Jusam até Lagoas, é outra miséria de estrada”, assim como a estrada que liga “Boim desde o Peitogueiro até Nespereira”. O conhecido taxista alerta também para o mau estado em Sousela, no lugar da Ranhó e em Aveleda, “a estrada que vai dar à Quinta dos Ingleses está uma miséria”.

O automobilista António Ferreira aponta como casos a ter em atenção “aqui perto, em São Domingos, freguesia de Cristelos; a rua de Lagares, em Silvares, e umas ruas na zona das estufas, em Nespereira e a rua da Vinha, em Boim, também são exemplos de vias em mau estado” e a precisar de rápida intervenção, pois a degradação é galopante.

No centro da vila é flagrante o mau estado do empedrado da Rua Visconde de Alentém e da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, com lombas, declives, buracos e tampas de saneamento desniveladas, só para citar alguns exemplos.

Os centros de inspeção, também conhecidos como centros de Inspeção Periódica Obrigatória (IPO), são instalações especializadas projetadas para realizar inspeções regulares e rigorosas em veículos. O seu objetivo principal é verificar se os veículos estão em conformidade com as normas de segurança e ambientais estabelecidas pelas autoridades. Ninguém melhor que este serviço para informar sobre que tipo de danos causam as más condições das estradas nos veículos automóveis. O inspetor Carlos Oliveira, do IPO de Penafiel alerta que “os buracos são especialmente prejudiciais para os pneus. Os danos mais comuns que um buraco pode causar, dependendo de sua profundidade e de suas arestas, são corte, rebentamento e outros danos na banda de rodagem, que podem exigir a troca do pneu”. Contudo, “o grande problema é que nem sempre o rasgo ou rebentamento acontece depois de passar por um buraco” e acrescenta que “é muito comum isso acontecer dias ou até meses, o que torna difícil fazer uma reclamação”.

Outro dano importante, mas ainda mais difícil de detetar no imediato, ocorre na mecânica do veículo. “As vibrações e impactos violentos ao passar por buracos também podem causar danos no chassis do carro, assim como nos amortecedores. Os braços de suspensão também podem ser danificados e até mesmo os suportes do motor”, salienta aquele especialista.

Mas há mais. Cada carro que passa por um buraco aumenta o tamanho deste. O alcatrão e o cascalho que compõem a superfície da estrada esfarelam e esses restos podem ser projetados. Regra geral são inofensivos, mas nunca se sabe quando podem causar danos a bens, animais e pessoas.

Indemnização por danos dos buracos

O Automóvel Clube de Portugal (ACP) informa que se a passagem por um buraco na estrada causar danos no veículo, o condutor pode pedir à entidade responsável pela manutenção da estrada que lhe pague os gastos que teve com a reparação. Mas para isso, precisa de reunir provas. Além de fotografar os danos no carro e o buraco na estrada que os causou, deve também chamar as autoridades policiais. São elas que vão elaborar um documento participativo: o auto de notícia. Este documento, que é pago pelo condutor, é facultativo. Porém, torna-se fundamental para ser apresentado como prova do sucedido. “Se o requerimento for direcionado a uma autarquia, é quase impossível receber o reembolso sem apresentar o auto de notícia”, refere o ACP. Esse documento deve ser anexado ao requerimento de participação de ocorrência, o qual deve ser apresentado à entidade responsável, que pode ser a Câmara Municipal, entidades privadas concessionárias (no caso das auto-estradas) ou à Infraestruturas de Portugal.

De seguida, a entidade responsável procede a uma peritagem do sinistro ou do dano e o processo segue os termos normais; ou a entidade responsável solicita um orçamento ao sinistrado, responsabilizando-se pelo pagamento do arranjo (diretamente à oficina ou ressarcindo diretamente o proprietário do veículo).

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Editorial 158 | Advento

Normalmente, o uso do termo advento está associado a questões religiosas, mas poderá ser muito...

Após alguns anos de fuga e a viver quase clandestinamente numa freguesia do concelho de Guimarães,...

A rede de serviços de transporte rodoviário de passageiros Linhas é a nova modalidade de...

Domingo há jogo grande em Lousada, a contar para a Divisão de Honra da Associação de Futebol do...

Alunos conquistam prémios Nacionais e Europeus

Os alunos do 10.º B da Escola EBS Lousada Norte (Lustosa), do Agrupamento de Escolas Dr Mário...

Há figuras que, mesmo ausentes, permanecem como um ponto de referência. Francisco Sá Carneiro é...

Knowbest está em crise, mas recebeu apoios do Estado

A fábrica de calçado localizada nas proximidades do Complexo Desportivo de Lousada continua em...

2 – Assembleias de Freguesia (Vulgo juntas de Freguesias) – III Resultados eleitorais:...

Natação Adaptada brilha no Open de Inverno

Nos dias 29 e 30 de Novembro de 2025 a Natação Adaptada do Clube Lousada Séc XXI esteve presente...

Lousada Vila Natal 2025 começa domingo às 18h

A época mais encantada do ano está quase a chegar com o Lousada Vila Natal 2025. O início está...

Siga-nos nas redes sociais