por | 21 Mai, 2024 | Associativismo, Sociedade

USALOU é um berço de cultura sénior

CAVAQUINHOS E TUNA SÃO DOIS EXPOENTES

O principal objetivo da Universidade Sénior do Autodidata de Lousada (USALOU) é promover o envelhecimento ativo, a partilha e conhecimento de novas aprendizagens, fazer novas amizades e criar laços de afetos entre as pessoas que frequentam esta instituição, sem fins comerciais lucrativos que vive das cotas dos alunos (associados).

Falar de universidades seniores remete para lemas como “nunca é tarde para aprender” e “o saber não ocupa espaço”. Nessa linha de pensamento, a USALOU foi criada em 2011 por um grupo de amigos aposentados, que com a ajuda da Câmara Municipal, cedendo as instalações, conseguiram que um sonho se tornasse realidade.

Atualmente a coletividade é presidida pela antiga professora e diretora escolar Teresa Maria Valinãs. Na vice-presidência está António Jorge Peixoto. Fazem também parte da direção Maria Irene Magalhães, como secretária, enquanto Lúcia Alves é a tesoureira e há ainda duas vogais: Alice Pinto e Maria Guilhermina Oliveira.

A USALOU está aberta a todos que queiram a frequentar, desde que possuam mais de 55 anos. Não há qualquer limite ou exigência de habilitações literárias. O horário do seu funcionamento é de segunda a quinta das 14:30 às 17:30, na avenida Sé e Melo, um pouco adiante da Biblioteca Municipal.

Tem quase 40 alunos, onde as mulheres estão em maioria, pois são apenas 10 os elementos masculinos. Para fazer parte é preciso pagar uma inscrição de 20 euros e uma joia mensal de 15 euros com direito à frequência de todas as disciplinas: Inglês nível 1, Inglês nível 2, Ginástica, Artes Decorativas, Pintura, Costura, Reiki, Yoga, Mundo Atual à Luz da Fé, Cavaquinhos, Tuna, Informática (nível 1 e 2), Dança, Clube de Leitura, Conversas do Dia a Dia, História de Portugal, História Local, Saúde e Teatro.

A dirigente Guilhermina Oliveira referiu que “também desta instituição fazem parte sócios que pagam uma cota anual de 20€, que participam nos nossos eventos e passeios, sem direito a fazerem parte dos corpos diretivos” e revela ainda que “além dos professores, que são todos voluntários, temos colaboradores que participam em atividades específicas, principalmente no grupo de cavaquinhos e da tuna”.

O principal interesse dos alunos, além das aulas, “são os passeios que fazemos ao longo do ano, incluindo um com duração de dois dias, em Portugal, e outro de uma semana fora do continente”. Aquela dirigente acrescenta que o grupo já foi a destinos como Roma, Madeira, Açores, Porto Santo, Cabo Verde, Malta e este ano vamos visitar a Itália Clássica.

CAVAQUINHOS E TUNA SÃO DOIS EX-LIBRIS

Bastante afamados pela qualidade musical e animação que produzem, são a turma de Cavaquinhos e a Tuna da USALOU. Esta última é ensaiada pelo professor de música Rui Reis, enquanto os cavaquinhos são da responsabilidade de João Teixeira.

“São as atividades mais frequentadas e surgiram logo no início da abertura da universidade, em 2011. Dos alunos que fazem parte desta turma, nenhum sabia tocar cavaquinho, mas tal foi o entusiasmo que logo quiseram comprar. É de salientar que somos um grupo sénior e, portanto, as capacidades de aprendizagens já não são as mesmas, os bons resultados surgem devido à boa vontade dos professores que têm uma paciência de louvar e são todos voluntários, daí o nosso apreço, respeito e consideração”, explica Mina Oliveira.

É sabido que, embora esporadicamente e “em ambiente familiar”, também se canta o Fado de Coimbra e o Fado de Lisboa, sendo aquela dirigente uma das principais animadoras desta vertente mais informal mas igualmente animadora e artisticamente valiosa da USALOU.

Por falar em animação, dela fazem parte os temas do vasto reportório dos cavaquinhos: Vira de Coimbra, Farol de Montedor, Hino da Usalou (letra do aluno Jorge Peixoto), Olhos Negros, Malhão de Cinfães, Limão ó Verde Limão, Valentim, Lendas do Douro, entre outras.

Quanto à Tuna, interpreta temas como Ondas do Douro, Nem às Paredes Confesso, As 7 Mulheres do Minho, Brilho Dental, Noite de S. João, Desfado, entre outras.

Para se ter uma ideia do amplo dinamismo cultural desta Universidade Sénior importa referir que já se fez representar pelos seus tocadores e cantadores em inúmeros eventos, designadamente no Festival Sénior organizado pela Rutis (Rede de Universidades Seniores Nacional), nas Festas dos Santos Populares, na Festa de Final de Atividades, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), Feira Internacional de Ourense, Festivais de Música Sénior, encontros de Janeiras, encontro de grupos de Cavaquinhos, Verão Cultural de Lousada, Feira Social de Lousada, Apresentação de Livros na Biblioteca Municipal de Lousada, Participação no Dia Internacional da Mulher no Salão Nobre da Câmara Municipal de Lousada, Escola Secundária de Lousada e Escola Secundária de Felgueiras em eventos sociais e algumas Festas Populares.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Quem são @s influencers lousadenses?

VENDEM PRODUTOS E SUGESTÕES A MILHARES DE PESSOAS Por “querer estar na moda” ou por insegurança e...

GINT: Uma história de crescimento, inovação e responsabilidade social

Desde a sua fundação em 1997, a Grecogeste-Trading de Produtos e Serviços S.A., do Grupo GINT, tem...

Programa Municipal de Caminhadas

No dia 15 de junho, sábado, realiza-se a Caminhada da Primavera, organizada pela Associação de...

Dia Municipal da Biodiversidade celebrado no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca

Dia 21 de junho celebra-se o Dia Municipal da Biodiversidade. Desde 2017 que esta data é celebrada...

Inscrições abertas para o Banco de Voluntariado

O Banco de Voluntariado encontra-se em funcionamento desde 2006 e pretende garantir e promover a...

Orçamento Participativo Jovem tem candidaturas abertas até sexta-feira

Estão abertas as candidaturas para o Orçamento Participativo Jovem (OPJ), até dia 14, próxima...

Alunos de Lousada venceram concurso DXC Code Challenge

A equipa da EB da Boavista – Silvares, constituída por Letícia Teixeira Sousa e Luís Gonçalves...

Lousada CoWorking está em funcionamento

A funcionar no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca, o espaço Lousada Coworking regista já procura....

Talentos da Fruta já têm pratos vencedores

O Município de Lousada promoveu uma nova edição do concurso “Talentos da fruta”, na passada...

Município cria Prémio de Investigação Dr. Mário Fonseca

O Município criou o “Prémio Dr. Mário Fonseca” em homenagem ao médico Lousadense, conhecido como...

Siga-nos nas redes sociais