A Casa Nobre No Concelho de Lousada

Tipologias – XIII | Capela III

A capela de Rio Moinhos apresenta dois tipos de janelas: uma moldurada de peitoril e lintel curvilíneo e outra de peitoril moldurada com painel e cornija de pequeno ressalto.

Quatro capelas exibem janelas de peitoril, na fachada principal. São elas: Cáscere, Pereiró, Valteiro e Porto; e na fachada da sacristia: Tapada e Outeiro. Nas restantes não há janelas. Estas, normalmente, apresentam moldura e grade.

Janelas das capelas da casa nobre do concelho de Lousada
CapelaJanela
Cáscere, Pereiró, Valteiro e PortoPeitoril
Rio Moinhos    Janela moldurada de peitoril de lintel curvilíneo Janela de peitoril moldurada com painel e cornija de pequeno ressalto

Capelas do Valteiro e do Porto: janelas de peitoril, na fachada principal

Os óculos são todos moldurados, gradeados e envidraçados, excetuando os da capela da casa da Tapada, que evidencia um óculo com a forma de vitral. Já as aberturas são, normalmente, retangulares, rasgadas vertical ou horizontalmente, assim como gradeadas e envidraçadas, de que são exemplo as casas de Pereiró e Rio de Moinhos. Esta última apresenta um tipo de abertura distinto: retangular com lintel curvilíneo, moldurada e gradeada.

Óculos das capelas da casa nobre do concelho de Lousada
CapelaÓculos
RealPolifólio
BouçaHexafólio
Bouça e Lama Quadrifólio
Juste, Valmesio e Vila VerdeCírculo
Alentém e Vila VerdeLosango

Também na frontaria das capelas aparecem aberturas mais pequenas, com diferentes contornos: óculos em forma de polifólio, hexafólio, quadrifólio, círculo, losango, como se encontram nas casas de Real, Bouça e Lama, Juste, Valmesio, Vila Verde e Alentém, respetivamente.

Capela da Casa de Valmesio: Frontão
e óculo moldurado e gradeado

Os frontões e as empenas das capelas têm uma configuração triangular, exceção para o frontão da Lama que é constituído por duas volutas; e normalmente são coroados por cruzes.

Cruzes das capelas da casa nobre do concelho de Lousada
CapelaCruz
AlentémCruz Raiada
Cam, Cáscere, Juste, Pereiró, Seara e QuintãLatina
Valmesio e Vila VerdeTrilobada
Bouça, Lama e OuteiroOctogonal
PortoGranada
Rio de MoinhosDe Cristo
RealEmbolada
RibeiroFlor-de-Lis
ValteiroTrifólia

As cruzes podem ser latinas, como as das capelas das casas do Cam, Cáscere, Juste, Pereiró, Seara e Quintã; trilobadas, assim as podemos ver em Valmesio e Vila Verde; e octogonais, nas da Bouça, Lama e Outeiro. A capela do Valteiro exibe uma cruz trifólia; a do Porto é granada; e embolada é a de Real. De Cristo e Nascimento de Jesus, aparecem nas de Rio de Moinhos e Alentém, respetivamente; por último, a do Ribeiro é do tipo flor-de-lis.

As pilastras são imprescindíveis, na casa ou capela, pois consolidam os cunhais, dividem os panos em secções, criando efeitos decorativos, e constantemente ajudam a definir os vãos de porta, sendo nestes casos ressaltados.

Pináculos, pirâmides, fogaréus e urnas fechadas são os elementos arquitetónicos que rematam as pilastras das capelas das casas nobres lousadenses. Três são as capelas que apresentam pináculos: Alentém, Cáscere e Quintã; enquanto urnas fechadas coroam as da Bouça, Juste, Rio de Moinhos, Real, Valmesio, Valteiro e Vila Verde; nas capelas do Outeiro e da Seara aparecem pirâmides triangulares. Na do Porto e Tapada, surgem fogaréus estriados e urnas de fogaréus, respetivamente; e na do Ribeiro, figuras de convite.

Capela da Casa do Ribeiro: Figura de Convite

Obras consultadas:

1 – ROCHA, Manuel Joaquim Moreira da – Espaços de culto público e privado nas margens do Douro. “Poligrafia”, N.º 5, (1996).

2 – SILVA, José Carlos Ribeiro da – As Capelas Públicas de Lousada. Seminário de Licenciatura em História-Variante Património. Universidade Portucalense Infante D. Henrique (Policopiada). 1997.

3 – STOOP, Anne – Palácios e Casas Senhoriais do Minho. 2ª Edição, Porto: Editorial Civilização, 2000.

José Carlos Silva

Professor / Historiador

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Há frases que nos atravessam sem pedir licença. Não sabemos bem porquê, mas ficam connosco,...

Dia Mundial dos Cuidados Paliativos - 10 de outubro Aos olhos de uma criança, viver pode ser tão...

Quando começa o outono, imaginamos desde logo as folhas das árvores a mudar de cor. Os caminhos...

Concurso da Rota do Românico: “O Românico e a Fundação da Nacionalidade”

Num momento em que se preparam, a nível nacional, as comemorações dos 900 anos da Fundação de...

Nespereira: Recolha solidária de livros

A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica de Nespereira, em colaboração com...

Norte cria mais 37 mil empregos e reduz desemprego

O desemprego baixou para 5,7%, revela Norte Conjuntura Nova edição do boletim da CCDR NORTE, que...

Operação “Hermes”: Lousada na rota da megafraude transnacional de 150 milhões de euros

O concelho de Lousada foi um dos focos de uma das maiores investigações criminais de fraude fiscal...

Goldenergy abriu loja em Lousada

A Goldenergy inaugurou oficialmente a sua nova loja em Lousada, situada na esquina da Rua de Santo...

Uma casa em construção (?)

-- Bruno Santos, presidente da Federação Portuguesa de Hóquei * O Hóquei português tem História...

Há freguesias que se limitam a existir no mapa. E há freguesias que têm a ambição de marcar o...

Siga-nos nas redes sociais