Projeto Cardo tem como principal objetivo intervir artística e pedagogicamente na sociedade atual através da música, focando grande parte do seu trabalho na preservação, divulgação e promoção da música tradicional portuguesa.
Verde Gaio, novo projeto comunitário focado no território do concelho de Lousada, envolve música e natureza e tem como objetivo dar a conhecer e salvaguardar o património natural e imaterial da região através de testemunhos locais com especial foco na música, dança e conhecimentos sobre a natureza e biodiversidade.
CONCERTOS VERDE GAIO:
14 JUNHO . 21h30 | Auditório Municipal de Lousada
21 JUNHO . 21h30 | Parque urbano Dr. Mário Fonseca, Lousada
Verde Gaio pretende convergir a educação musical e a educação ambiental. A música, enquanto expressão artística que, ao longo dos séculos, definiu culturas, retratou paisagens e comunidades; e a floresta, a agricultura, os ofícios e os valores naturais, são alguns dos temas que estão presentes em inúmeras canções do repertório tradicional português e é assente nelas que este projeto se desenvolveu.
As apresentações públicas do Verde Gaio acontecem a 14 de Junho no Auditório Municipal de Lousada às 21h30 e a 21 de Junho (Dia Municipal da Biodiversidade) às 21h30, no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca, com um concerto inserido na atividade pareSeres da Terra (conservatório do Vale do Sousa), ambos de entrada livre.
Todo o processo está a ser registado em fotografia e vídeo, com o objetivo de realizar um documentário que resuma todo o projeto, desde as recolhas musicais, oficinas, ensaios e ainda paisagens emblemáticas de Lousada e da Paisagem Protegida Local do Sousa Superior.
Todo o repertório trabalhado e musicado vai ser editado em livro, no qual vão constar as partituras das peças criadas para o Verde Gaio, inspiradas nos testemunhos e recolhas feitas com os grupos etnográficos e movimentos seniores de Lousada, sendo também apresentados dados concretos sobre a natureza e a biodiversidade de Lousada, valores naturais e patrimoniais que merecem ser conhecidos e protegidos.
A 28 de Setembro, serão lançados o disco e o livro de partituras.
Projeto Cardo conta com o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção Geral das Artes, e de várias parcerias com o Município de Lousada, Mata de Vilar e Conservatório do Vale do Sousa.
Comentários