por | 18 Jun, 2024 | Finanças, Opinião

GESTÃO DE RISCO E GOVERNAÇÃO DAS SOCIEDADES

Num ambiente cada vez mais incerto e de mudança, a Gestão de Risco assume uma importância acrescida nos processos de Gestão e de Governação, como forma de responder de modo proactivo, preventivo e planeado aos acontecimentos que podem afectar os objectivos das Organizações.

A efectividade de processos e sistemas de Gestão de Risco é considerada uma das práticas fundamentais de um bom Governo das Sociedades.

Dada a importância acrescida da Gestão de Risco, têm sido emitidos e divulgados standards pelas organizações representativas de associações e profissionais.

Muitas organizações em todo o mundo reconhecem a ligação entre o Governo das Sociedades, a Gestão de Risco e o Desempenho das Organizações.

A par da Gestão Ambiental e da Responsabilidade Social, a Gestão de Risco é uma das componentes do desenvolvimento sustentável das empresas, uma vez que contribui para um desenvolvimento contínuo dos negócios, através de um maior conhecimento e de uma gestão mais efectiva dos riscos que podem afectar as Organizações.

Tendo como base a Visão e a Estratégia Corporativas, a Gestão de Risco contribui para um bom Governo e para a criação e realização de Valor das Organizações.

Não existe uma definição padrão de Governo das Sociedades.  A definição mais comum e simples é a seguinte: “Governo das Sociedades é o sistema através do qual os negócios são dirigidos e controlados”.

Os princípios estabelecidos pela OCDE estabelecem que o Governo das Sociedades: envolve um conjunto de relações entre a Gestão, o Conselho de Administração, os accionistas e os outros interesses na Empresa; proporciona uma estrutura através da qual os objectivos da Empresa são estabelecidos, assim como os meios para atingir esses objectivos e para os medir; proporciona os incentivos para o Conselho de Administração e para a Gestão atingirem os objectivos que são do interesse da Empresa, dos seus accionistas e restantes stakeholders.

A existência de vários códigos sobre o Governo das Sociedades não evitou a emergência de escândalos de fraude corporativa que conduziram ao colapso ou crise das seguintes grandes organizações internacionais, entre outras: Worlcom (EUA), Enron (EUA), Arthur Andersen (EUA), Parmalat (Itália), Sumitomo (Japão).

Nos últimos anos, tem havido uma tendência global do Governo das Sociedades no seguinte sentido: aumentar o foco na manutenção dos controlos internos, desenhados para assegurar a fiabilidade da informação financeira e outras divulgações das Empresas para os mercados financeiros; aumentar a responsabilização da gestão, incluindo a responsabilidade pessoal do Presidente Executivo (CEO) e do Administrador Financeiro (CFO) sobre as demonstrações financeiras; melhorar os mecanismos de governação, incluindo responsabilidades acrescidas e independência dos Comités de Auditoria; requisitos de independência estrita para os auditores externos; reforçar os sistemas e processos de Gestão de Risco.

Ricardo Luís *  

Contabilista e Consultor de empresas  

  

  

  

  

* Escreve mediante o antigo acordo ortográfico  

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

A  memória e a literatura

Há uns tempos e a propósito de um Colóquio Internacional em que participei na Sorbonne, em Paris,...

“Fecharam-nos muitas portas, mas temos tudo controlado”

COMISSÃO DE FESTAS DO SENHOR DOS AFLITOS 2024 Em janeiro deste ano, Paulo Magalhães, Daniel Pires...

Cartaz de arromba nas festas de Lustosa

SÃO TIAGO É COMEMORADO DE 25 A 28 DESTE MÊS A comissão de festas de Lustosa é formada por mais de...

Festas Grandes em honra do Senhor dos Aflitos

A Vila já está iluminada lembrando as Festas Grandes, que têm um dos grandes momentos na...

Lousada no pódio europeu de árvores plantadas em Portugal

O Município de Lousada ocupa o primeiro lugar nacional, ao abrigo da iniciativa europeia da...

Votações para o OPJ até dia 8 de agosto

Até dia 8 de agosto estão em votação as 12 propostas apresentadas no âmbito do Orçamento...

Ações de sensibilização com a Liga Portuguesa Contra o Cancro

O Município de Lousada associou-se à Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte,...

NÍVEL ELEVADO NO SUPERCROSS EM LUSTOSA

As grandes emoções do Supercross estiveram em Lustosa (Lousada), numa noite memorável. A pista do...

Quarteto Metralha animam festas e romarias

LOUSADA TEM CADA VEZ MAIS GRUPOS DE BOMBOS Os bombos são uma tradição bem portuguesa e em Lousada...

Verónica Parente apresenta a exposição “Horizontes de Cores” no Cais Cultural de Caíde de Rei

O Cais Cultural de Caíde de Rei acolherá a exposição "Horizontes de Cores", da artista Verónica...

Siga-nos nas redes sociais