por | 8 Jul, 2024 | Cultura, Uncategorized

Silvia Sequeira vence 3º CICLO

A soprano Silvia Sequeira foi a vencedora do 3º Ciclo – Concurso Internacional de Canto Lírico de Lousada. Entre concorrentes de 14 nacionalidades, a intérprete portuguesa conquistou o júri internacional.   

Nascida no Porto, onde começou os seus estudos de canto, Sílvia Sequeira reside neste momento em Amsterdão, cidade a partir da qual desenvolve uma intensa carreira internacional, sendo membro do Dutch National Opera Studio.

Com diversos prémios em concursos da especialidade (Espanha, Bélgica e Holanda, entre outros países), foi já distinguida no CICLO de Lousada com o Prémio do Público, em 2022.

Voltou esta edição para vencer desta feita o galardão máximo (Prémio Município de Lousada) e o prémio para a Melhor Intérprete Portuguesa, dado pela Orquestra Clássica do Centro.

Entre os concorrentes que vieram até Lousada para as provas começadas no dia 2, a meio-soprano Su Rongna, da Mongólia, obteve o 2 prémio (ACML) do CICLO, continuando o percurso de sucesso que tem obtido nos últimos anos.

Desde muito jovem, canta tanto em palcos de ópera da China e Japão como na Europa. E foi recentemente laureada, em maio e junho de 2023, com primeiros prémios em diferentes concursos internacionais.

Também soprano, a cantora espanhola Carmen Larios Caparrós obteve o 3º prémio (ROTA DO ROMÂNICO), que se vem juntar ao já considerável conjunto de distinções que obteve no seu percurso.

Com 24 anos de idade, e atualmente ainda a finalizar os estudos de canto no Conservatório Superior de Música de Castilla y León, é já considerada uma das novas vozes do seu país.

Entre os concorrentes a esta categoria, João Pedro da Costa Sousa, de Portugal, obteve o título de Melhor Pianista Acompanhador. Natural do Porto, o jovem intérprete começou a estudar música com 9 anos, em Lousada, no Conservatório do Vale do Sousa.

Neste momento, está a fazer mestrado em piano na Escola Superior de Música de Freiburg, na Alemanha, com o professor Andreas Bach, sendo bolseiro da Fundação Oscar e Vera Ritter-Stiftung.  

Este ano, o prémio para o Melhor Intérprete Português não foi atribuído, de acordo com o regulamento do concurso, visto não ter passado às finais nenhum concorrente de sexo masculino.

Já o público presente nas diversas eliminatórias do Concurso de Lousada escolheu o seu concorrente favorito, como habitualmente, com os votos a incidir desta vez em Cláudia Ribas, mezzo-soprano.

A jovem cantora portuguesa é membro do Frankfurt Opera Studio desde 2022, e este ano terá a oportunidade de continuar os seus estudos com uma bolsa da Richard Wagner Association Frankfurt.

No conjunto dos candidatos, entre os 18 e 36 anos, sobressaiu a qualidade das interpretações, que não facilitou o trabalho de avaliação do júri internacional do concurso, como notou o diretor artístico do CICLO, José Corvelo.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Mapa autárquico lousadense está “feito em dois oitos”

Se a votação para a Câmara Municipal (CM) e para a Assembleia Municipal (AM) não deixou margem...

O melhor resultado de sempre na estreia

O novo presidente da Câmara Municipal de Lousada, Nelson Oliveira, do Partido Socialista, obteve o...

Editorial 155 | A Festa da Democracia

As últimas semanas foram intensas, culminando num domingo com muito vigor e energia. Um dia longo...

“NÃO PODEM CEDER AO POPULISMO E À CHANTAGEM.”

Nos últimos três meses, assistimos ao habitual frenesim da apresentação de candidaturas às Câmaras...

Um dia de sol fez afluir às urnas milhões de portugueses. As eleições autárquicas, locais, têm o...

LOCAIS DE VOTO NO CONCELHO DE LOUSADA

Amanhã, Domingo 12 de Outubro, das 08 horas às 19 horas, decorrerão as votações para as Autarquias...

A CDU-Lousada, exige o reforço do apoio público, garantindo respostas universais e acessíveis, que...

Islândia recebe alunos do AE Dr. Mário Fonseca

Erasmus+ continua a proporcionar viagens de sonho aos alunos e neste caso isso aconteceu com...

Lustosa, potencial desperdiçado

Quem hoje ainda consegue situar Lustosa num dos mapas que têm o cuidado de a incluir depara-se com...

Caminhada ajuda obras na igreja de Lodares

No próximo sábado, 11 de outubro, a freguesia de Santa Marinha de Lodares, no concelho de Lousada,...

Siga-nos nas redes sociais