por | 8 Jul, 2024 | Cultura, Uncategorized

Silvia Sequeira vence 3º CICLO

A soprano Silvia Sequeira foi a vencedora do 3º Ciclo – Concurso Internacional de Canto Lírico de Lousada. Entre concorrentes de 14 nacionalidades, a intérprete portuguesa conquistou o júri internacional.   

Nascida no Porto, onde começou os seus estudos de canto, Sílvia Sequeira reside neste momento em Amsterdão, cidade a partir da qual desenvolve uma intensa carreira internacional, sendo membro do Dutch National Opera Studio.

Com diversos prémios em concursos da especialidade (Espanha, Bélgica e Holanda, entre outros países), foi já distinguida no CICLO de Lousada com o Prémio do Público, em 2022.

Voltou esta edição para vencer desta feita o galardão máximo (Prémio Município de Lousada) e o prémio para a Melhor Intérprete Portuguesa, dado pela Orquestra Clássica do Centro.

Entre os concorrentes que vieram até Lousada para as provas começadas no dia 2, a meio-soprano Su Rongna, da Mongólia, obteve o 2 prémio (ACML) do CICLO, continuando o percurso de sucesso que tem obtido nos últimos anos.

Desde muito jovem, canta tanto em palcos de ópera da China e Japão como na Europa. E foi recentemente laureada, em maio e junho de 2023, com primeiros prémios em diferentes concursos internacionais.

Também soprano, a cantora espanhola Carmen Larios Caparrós obteve o 3º prémio (ROTA DO ROMÂNICO), que se vem juntar ao já considerável conjunto de distinções que obteve no seu percurso.

Com 24 anos de idade, e atualmente ainda a finalizar os estudos de canto no Conservatório Superior de Música de Castilla y León, é já considerada uma das novas vozes do seu país.

Entre os concorrentes a esta categoria, João Pedro da Costa Sousa, de Portugal, obteve o título de Melhor Pianista Acompanhador. Natural do Porto, o jovem intérprete começou a estudar música com 9 anos, em Lousada, no Conservatório do Vale do Sousa.

Neste momento, está a fazer mestrado em piano na Escola Superior de Música de Freiburg, na Alemanha, com o professor Andreas Bach, sendo bolseiro da Fundação Oscar e Vera Ritter-Stiftung.  

Este ano, o prémio para o Melhor Intérprete Português não foi atribuído, de acordo com o regulamento do concurso, visto não ter passado às finais nenhum concorrente de sexo masculino.

Já o público presente nas diversas eliminatórias do Concurso de Lousada escolheu o seu concorrente favorito, como habitualmente, com os votos a incidir desta vez em Cláudia Ribas, mezzo-soprano.

A jovem cantora portuguesa é membro do Frankfurt Opera Studio desde 2022, e este ano terá a oportunidade de continuar os seus estudos com uma bolsa da Richard Wagner Association Frankfurt.

No conjunto dos candidatos, entre os 18 e 36 anos, sobressaiu a qualidade das interpretações, que não facilitou o trabalho de avaliação do júri internacional do concurso, como notou o diretor artístico do CICLO, José Corvelo.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

A  memória e a literatura

Há uns tempos e a propósito de um Colóquio Internacional em que participei na Sorbonne, em Paris,...

“Fecharam-nos muitas portas, mas temos tudo controlado”

COMISSÃO DE FESTAS DO SENHOR DOS AFLITOS 2024 Em janeiro deste ano, Paulo Magalhães, Daniel Pires...

Cartaz de arromba nas festas de Lustosa

SÃO TIAGO É COMEMORADO DE 25 A 28 DESTE MÊS A comissão de festas de Lustosa é formada por mais de...

Festas Grandes em honra do Senhor dos Aflitos

A Vila já está iluminada lembrando as Festas Grandes, que têm um dos grandes momentos na...

Lousada no pódio europeu de árvores plantadas em Portugal

O Município de Lousada ocupa o primeiro lugar nacional, ao abrigo da iniciativa europeia da...

Votações para o OPJ até dia 8 de agosto

Até dia 8 de agosto estão em votação as 12 propostas apresentadas no âmbito do Orçamento...

Ações de sensibilização com a Liga Portuguesa Contra o Cancro

O Município de Lousada associou-se à Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte,...

NÍVEL ELEVADO NO SUPERCROSS EM LUSTOSA

As grandes emoções do Supercross estiveram em Lustosa (Lousada), numa noite memorável. A pista do...

Quarteto Metralha animam festas e romarias

LOUSADA TEM CADA VEZ MAIS GRUPOS DE BOMBOS Os bombos são uma tradição bem portuguesa e em Lousada...

Verónica Parente apresenta a exposição “Horizontes de Cores” no Cais Cultural de Caíde de Rei

O Cais Cultural de Caíde de Rei acolherá a exposição "Horizontes de Cores", da artista Verónica...

Siga-nos nas redes sociais