por | 9 Ago, 2024 | Sociedade, Uncategorized

Comissão de festas quer manter a grandiosidade

ROMARIA DA SENHORA APARECIDA

De 11 a 15 de Agosto, decorre a ancestral romaria em honra da Senhora Aparecida. Na tarde do dia 14 acontece um dos momentos altos, a procissão que integra o maior andor do mundo (22,52 metros de altura). “Os 200 anos foram um marco para a nossa Romaria e as nossas expectativas e trabalho para os 201 anos serão no sentido de manter a grandiosidade da mesma”, afirma Pedro Neto, da Comissão de Festas.


A data está a aproximar-se e a azáfama dos festeiros aumenta com os sucessivos eventos que já estão a decorrer quase diariamente. No domingo realizou-se um vistoso cortejo, um encontro de tratoristas e o tradicional erguer do mastro com a bandeira (na foto). Quanto ao programa dos dias de festa, apresenta grande variedade. Os artistas que subirão ao palco cobrem diversos tipos de públicos, dos mais jovens e modernos aos mais tradicionais e idosos. Pelas ruas e praças a tradição estará uma vez mais patente no folclore, nas cantigas ao desafio, nos grupos de bombos e nas filarmónicas, com a imprescindível Banda Musical de Lousada, que se fará acompanhar pela Banda Marcial de Gueifães. O fogo de artifício será de arromba, como é apanágio desta Romaria.

De ano para ano a inovação é um fator sempre presente e desta vez “a novidade para este ano foi a extensão da romaria para mais dois dias de festa, uma vez que o povo da Aparecida gosta de festejar”, afirma Pedro Neto.

Os números e as contas ainda não estão fechados, mas a preocupação principal é a razoabilidade e o cumprimento. “Como é óbvio, qualquer comissão de festas gostaria de fazer mais e melhor, mas temos sempre em mente o orçamento possível e razoável”, explica. O material promocional (merchandising) é uma das vertentes mais visíveis da romaria, com imensa gente a vestir adereços, vestuário e acessórios alusivos à Senhora Aparecida e aos seus festejos. Mas a comissão sublinha que “o principal objetivo do merchandising é acima de tudo promover e divulgar a romaria”.

Levantamento do mastro_Senhora Aparecida 24

Ainda sobre as receitas, Pedro Neto declara que “as principais fontes de receita foram as atividades que realizamos ao longo dos meses que antecederam a romaria, os donativos, patrocínios e a generosidade dos Aparecidenses e arredores”.

Uma empreitada da envergadura desta romaria encontra dificuldades, mas nenhuma faz tirar o sono aos organizadores. Para eles, “a principal dificuldade até agora é a novidade de uma nova experiência para todos nós”.

Da Junta de Freguesia e da Paróquia têm surgido parcerias importantes para a realização dos diversos eventos que compõem a romaria. Por isso, “um dos principais agradecimentos vai para as entidades públicas que connosco têm colaborado”.

A Romaria tem vindo a crescer e há necessidade de criar novos espaços. Para já “o modelo será genericamente igual ao anterior, salientado o surgimento de um novo recinto para a feira do gado e corrida de cavalos”. Assim, no dia 13, às 9h00, na Quinta de Massas, realiza-se a feira de gado e o concurso pecuário com as raças, Barrosã e Minhota.

A comissão organizadora da romaria aproveita a oportunidade desta entrevista ao O Louzadense para divulgar que “é com grande entusiasmo que nos preparamos para dar início à nossa Romaria Senhora Aparecida. É o reflexo do nosso compromisso com as tradições, mas também com os olhos postos no futuro”. E “por nunca ser demais, a comissão de festas agradece a cada um de vocês por estarem connosco nesta caminhada incrível. Queremos expressar a nossa profunda gratidão a todos aqueles que acreditaram no nosso empenho, participando em cada um dos eventos que fomos organizando ao longo destes meses, tornando cada momento especial e inesquecível.

Estamos prestes a viver momentos, pelo qual esperamos um ano inteiro, momentos de grande alegria, de bairrismo e de partilha”.

Primeira caminhada da Rota do Ermitão

Outra novidade relacionada com a romaria da Senhora Aparecida acontece no dia 10, às 08:30 da manhã, com a inauguração da Rota do Ermitão. Esta primeira caminhada ligará a Capela do Senhor dos Aflitos, em Lousada, ao Santuário da Senhora Aparecida.

É uma iniciativa da Confraria dos Ermitões de Nossa Senhora Aparecida e os interessados devem inscrever-se nas redes sociais desta entidade ou pelo número de telemóvel  913 445 973.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até dia 9 de agosto. A organização providencia o fornecimento de uma t-shirt identificativa do evento.

Outro aspeto muito importante a reter é que a organização da caminhada disponibiliza transporte para Lousada a quem não tiver meio de deslocação e/ou no final do percurso aos que deixarem os seus carros em Lousada.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Mapa autárquico lousadense está “feito em dois oitos”

Se a votação para a Câmara Municipal (CM) e para a Assembleia Municipal (AM) não deixou margem...

O melhor resultado de sempre na estreia

O novo presidente da Câmara Municipal de Lousada, Nelson Oliveira, do Partido Socialista, obteve o...

Editorial 155 | A Festa da Democracia

As últimas semanas foram intensas, culminando num domingo com muito vigor e energia. Um dia longo...

“NÃO PODEM CEDER AO POPULISMO E À CHANTAGEM.”

Nos últimos três meses, assistimos ao habitual frenesim da apresentação de candidaturas às Câmaras...

Um dia de sol fez afluir às urnas milhões de portugueses. As eleições autárquicas, locais, têm o...

LOCAIS DE VOTO NO CONCELHO DE LOUSADA

Amanhã, Domingo 12 de Outubro, das 08 horas às 19 horas, decorrerão as votações para as Autarquias...

A CDU-Lousada, exige o reforço do apoio público, garantindo respostas universais e acessíveis, que...

Islândia recebe alunos do AE Dr. Mário Fonseca

Erasmus+ continua a proporcionar viagens de sonho aos alunos e neste caso isso aconteceu com...

Lustosa, potencial desperdiçado

Quem hoje ainda consegue situar Lustosa num dos mapas que têm o cuidado de a incluir depara-se com...

Caminhada ajuda obras na igreja de Lodares

No próximo sábado, 11 de outubro, a freguesia de Santa Marinha de Lodares, no concelho de Lousada,...

Siga-nos nas redes sociais