ROMARIA DA SENHORA APARECIDA
De 11 a 15 de Agosto, decorre a ancestral romaria em honra da Senhora Aparecida. Na tarde do dia 14 acontece um dos momentos altos, a procissão que integra o maior andor do mundo (22,52 metros de altura). “Os 200 anos foram um marco para a nossa Romaria e as nossas expectativas e trabalho para os 201 anos serão no sentido de manter a grandiosidade da mesma”, afirma Pedro Neto, da Comissão de Festas.

A data está a aproximar-se e a azáfama dos festeiros aumenta com os sucessivos eventos que já estão a decorrer quase diariamente. No domingo realizou-se um vistoso cortejo, um encontro de tratoristas e o tradicional erguer do mastro com a bandeira (na foto). Quanto ao programa dos dias de festa, apresenta grande variedade. Os artistas que subirão ao palco cobrem diversos tipos de públicos, dos mais jovens e modernos aos mais tradicionais e idosos. Pelas ruas e praças a tradição estará uma vez mais patente no folclore, nas cantigas ao desafio, nos grupos de bombos e nas filarmónicas, com a imprescindível Banda Musical de Lousada, que se fará acompanhar pela Banda Marcial de Gueifães. O fogo de artifício será de arromba, como é apanágio desta Romaria.
De ano para ano a inovação é um fator sempre presente e desta vez “a novidade para este ano foi a extensão da romaria para mais dois dias de festa, uma vez que o povo da Aparecida gosta de festejar”, afirma Pedro Neto.
Os números e as contas ainda não estão fechados, mas a preocupação principal é a razoabilidade e o cumprimento. “Como é óbvio, qualquer comissão de festas gostaria de fazer mais e melhor, mas temos sempre em mente o orçamento possível e razoável”, explica. O material promocional (merchandising) é uma das vertentes mais visíveis da romaria, com imensa gente a vestir adereços, vestuário e acessórios alusivos à Senhora Aparecida e aos seus festejos. Mas a comissão sublinha que “o principal objetivo do merchandising é acima de tudo promover e divulgar a romaria”.

Ainda sobre as receitas, Pedro Neto declara que “as principais fontes de receita foram as atividades que realizamos ao longo dos meses que antecederam a romaria, os donativos, patrocínios e a generosidade dos Aparecidenses e arredores”.
Uma empreitada da envergadura desta romaria encontra dificuldades, mas nenhuma faz tirar o sono aos organizadores. Para eles, “a principal dificuldade até agora é a novidade de uma nova experiência para todos nós”.
Da Junta de Freguesia e da Paróquia têm surgido parcerias importantes para a realização dos diversos eventos que compõem a romaria. Por isso, “um dos principais agradecimentos vai para as entidades públicas que connosco têm colaborado”.
A Romaria tem vindo a crescer e há necessidade de criar novos espaços. Para já “o modelo será genericamente igual ao anterior, salientado o surgimento de um novo recinto para a feira do gado e corrida de cavalos”. Assim, no dia 13, às 9h00, na Quinta de Massas, realiza-se a feira de gado e o concurso pecuário com as raças, Barrosã e Minhota.
A comissão organizadora da romaria aproveita a oportunidade desta entrevista ao O Louzadense para divulgar que “é com grande entusiasmo que nos preparamos para dar início à nossa Romaria Senhora Aparecida. É o reflexo do nosso compromisso com as tradições, mas também com os olhos postos no futuro”. E “por nunca ser demais, a comissão de festas agradece a cada um de vocês por estarem connosco nesta caminhada incrível. Queremos expressar a nossa profunda gratidão a todos aqueles que acreditaram no nosso empenho, participando em cada um dos eventos que fomos organizando ao longo destes meses, tornando cada momento especial e inesquecível.
Estamos prestes a viver momentos, pelo qual esperamos um ano inteiro, momentos de grande alegria, de bairrismo e de partilha”.
Primeira caminhada da Rota do Ermitão
Outra novidade relacionada com a romaria da Senhora Aparecida acontece no dia 10, às 08:30 da manhã, com a inauguração da Rota do Ermitão. Esta primeira caminhada ligará a Capela do Senhor dos Aflitos, em Lousada, ao Santuário da Senhora Aparecida.
É uma iniciativa da Confraria dos Ermitões de Nossa Senhora Aparecida e os interessados devem inscrever-se nas redes sociais desta entidade ou pelo número de telemóvel 913 445 973.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até dia 9 de agosto. A organização providencia o fornecimento de uma t-shirt identificativa do evento.
Outro aspeto muito importante a reter é que a organização da caminhada disponibiliza transporte para Lousada a quem não tiver meio de deslocação e/ou no final do percurso aos que deixarem os seus carros em Lousada.
Comentários