por | 23 Set, 2024 | Dar voz aos livros, Opinião

Poéticas da luz  

O verão, com o sol dourado e o seu calor esmagador, apela, invariavelmente, a uma fuga para o mar, onde se inventa uma espécie de vida paralela e se constrói muros verosímeis para nos protegerem da vertigem da passagem do tempo. Assim também acontece com uma obra de ficção que ergue,  como refere Jorge de Sena, “a um certo nível, uma concepção de vida” e aponta para lugares outros.

No Verão abrimos um parêntesis à realidade e procuramos preencher o tempo finito de outros tempos que servem de abrigo, ainda que frágil, à ignomínia da guerra, do vazio, das aflições e da complexidade ambígua das relações humanas. Escrevemos a vida e damos às personagens a possibilidade de se desembaraçarem dos desafios grandes e pequenos, aproximando o seu comportamento de uma certa humanidade dickensiana que nos leva ao calor de um grande coração movido pelas grandes lutas ou marginalizado pela traição ancestral que caracteriza o homem. Enquanto enterramos os pés na areia e mergulhamos na frescura salgada do mar do nosso Verão é a vida que queremos de volta – a vida no seu estado mais puro e despojado.

A “luz” que procuramos tem esse fascínio do Verão. Encontrámo-la na poética de Eugénio de Andrade que facilmente amamos, nesse modo cúmplice de ansiar acordar “na manhã de oiro/entre o teu rosto e o mar.”, quando “as mãos afagam a luz,  [e] prolongam o dia breve”. A leveza dos sons dos seus versos apropria-se da suavidade da brisa “na orla do mar,/ no rumor do vento, /onde esteve a linha/ pura do teu rosto”, desata em nós o silêncio e a música anterior ao mundo. O Verão traz às costas as gaivotas, o murmúrio da água, os poentes incendiados e, por isso dói que que ele esteja “por um fio”.

Setembro chega sempre envolto dessa outra luz doirada para entregar o espírito às suas evocações sucessivas, parar com ele na lentidão prometida pela narrativa, retomar as sombras e outras vozes, “as noites/ carregadas de estrelas,/ junto ao balanço do navio – nas palavras de Ana Luísa Amaral. Regressamos ao tremor do mundo para embarcar na torrente da vida, recuperados pelo encontrão na luz estival, certos que a vida tem também aspetos terríveis, dolorosos e chocantes.

E depois da última dança com este sol fundo de agosto, como as personagens inteiras dos grandes romances, emergimos à tona da água para enfrentar essa outra luz, por algum tempo, aturdidos e aflitos, mas fascinados com a luz da noite, tão belamente dita por Nuno Júdice: “E no dia sem sol, andarão atrás de mim/ a pedir-me luz, como se eu pudesse acordar/ o sol, ou não tivessem tido a luz da noite/ para fazer tudo o que não podem no dia sem sol”.

Conceição Brandão

Professora

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Cool Dance levou dança e emoção ao Euro RX em Lousada

O grupo de dança Cool Dance, a convite do Clube Automóvel de Lousada (CAL), marcou presença no...

Chega setembro, regressam as aulas e, com elas, algumas das memórias de infância e juventude desse...

NOVOS BOMBOS EM LOUSADA (1)

Os Magnetenses: a tradição que ganha nova força Um novo grupo de bombos nasceu em Meinedo com 20...

O ESCUDO INVISÍVEL NO CIRCUITO INTERNACIONAL DE LOUSADA

ED4 levou a segurança no desporto automóvel ao patamar mundial Vamos falar de uma equipa que não...

Edifício da Adega nasceu há 70 anos

OBRA CUSTOU “DOIS MIL CONTOS” Assinalam-se este mês 70 anos do início de um dos projetos mais...

Grande Entrevista a LUÍS MARINHO (CAL)

“Não procuro ficar na história, procuro continuar a fazer mais e melhor” Aos 38 anos,...

JULIANA COSTA, UMA ARTISTA QUE SE REVELA FORA DE LOUSADA

Das raízes em Figueiras à afirmação na arte texturizada Natural de Figueiras, no concelho de...

DECATHLON LIGA PRO JÁ COMEÇOU

Lousada e Aparecida entraram com o pé esquerdo num campeonato que se espera espetacular. Os...

Câmara reforça apoio ao CAL para o Euro RX

A Câmara Municipal de Lousada reforçou em 428.721,27 euros o apoio financeiro ao Clube Automóvel...

EURO RX PROMETE GRANDE ESPETÁCULO

Lousada decide títulos europeus de Ralicross com estreia de corrida noturna O Circuito...

Siga-nos nas redes sociais