A Casa Nobre No Concelho de Lousada

Outros Dados Históricos (Volume II)Casa do Cam VI – (2ª Parte)

Figuras Ilustres

A Casa do Cam, como as demais casas nobres de Lousada, foi berço de diversas figuras ilustres, que o pó da história ocultou. 

Maurício Pinto Nogueira – torna viagem, cedo emigrou para o Brasil, onde fez fortuna – foi senhor da casa do Cam por casamento com D. Maria Nunes Morais. O enlace matrimonial teve lugar na igreja paroquial de Nevogilde a 5 de janeiro de 1736. Ele natural de Fonte Arcada (Penafiel), filho legitimo de António Nogueira e de Catarina Gonçalves e ela filha legitima de João de Morais e de Jerónima Nunes. O nubente era natural de Fonte Arcada (Penafiel) e a nubente da Aldeia do Cam (Nevogilde). O celebrante foi o Abade reservatário Manuel de Afonseca Abranches. 

Maurício Pinto Nogueira e sua mulher mandaram erigir a capela de Nossa Senhora do Bom Sucesso, que teve autos de património a 28 de fevereiro de 1750.

Uma imagem com escrita à mão, caligrafia, texto, documento
Os conteúdos gerados por IA poderão estar incorretos.
Assento de casamento de Maurício Pinto Nogueira e de D. Maria Nunes Morais. Fonte: Arquivo Distrital do Porto.

Em 1807 era senhor da Casa António Nunes Ferreira, Capitão1 de Ordenanças do então Concelho de Aguiar de Sousa, casado com D. Joana Josefa Nunes.

Em meados do século XIX (1843) António Nunes de Magalhães (filho de António Nunes Ferreira, e de D. Joana Josefa Nunes), casado com D. Maria Joaquina Nunes Moreira, aparecia como seu proprietário.


Alfredo Batista de Freitas. Fonte: A Terra de Leovigildo.

No dealbar do século XX, era pertença de Alfredo Batista de Freitas, viúvo de D. Elisa Augusta Pinheiro de Freitas. cidadão brasileiro, desde criança residente em Portugal. Era filho de Joaquim Batista Freitas e de D. Maria Isabel da Purificação. Foi regedor, fotografo, de competência reconhecida na cidade do Porto. Nasceu em 1865 e faleceu a 28 de maio de 1929.

O Jornal de Louzada (1 de junho de 1929, p. 2) deu conta do seu falecimento. O seu funeral «revestiu uma verdadeira manifestação de pesar» contou com a direção de Luís Pinto Soares de Alencastre (Casa de Barrimau).

Jornal de Lousada, p. 1929.

D. Maria José Pinheiro de Freitas, tornou-se senhora da Casa do Cam e matrimoniou-se com Abel Freire de Sousa: comerciante, correspondente do Jornal de Louzada e de «O Século».

Serafim Augusto de Freitas de Sousa Lopes, filho legitimo de Abel Freire de Sousa Lopes e de D. Maria José Pinheiro de Freitas, nasceu a 27 de abril de 1935 (Casa do Cam) e faleceu a 7 de outubro de 1958 num acidente aéreo. Era 1º Cabo na Aeronáutica Militar, tendo-se voluntariado aos 19 anos, radiotelegrafista na base aérea de São Jacinto (Aveiro). O avião despenhou-se em Lagoas, nas proximidades da casa onde tinha nascido.

Destroços do avião. Foto Antony (Arquivo Municipal de Penafiel).

José Maria de Freitas de Sousa Lopes (1933-2014), funcionário de Finanças (Paredes), foi um influente político, tendo ocupado a vice-presidência da Câmara de Lousada (1984-1989) e o último proprietário da Casa do Cam.

Diário da República, maio de 1984.
José Maria de Freitas de Sousa. Fonte: Coleção Particular da Família Sousa Lopes, 1955

_________________________________

1 – Comandante das tropas organizadas que existiam nos concelhos. Capitão-mor era a designação do oficial militar responsável pelo comando das tropas de Ordenança (forças militares) nas regiões de Portugal (vila, cidade, concelho) entre os séculos XVI e XIX.

Documentos Eletrónicos

https://geneall.net/pt/forum/164005/pedido-de-confirmacao-aos-estudiosos-da-casa-de-argonca-ordem-lousada
https://pt.wikipedia.org/wiki/Capit%C3%A3o-mor#:~:text=Capit%C3%A3o-mor%20era%20a%20designa%C3%A7%C3%A3o%20do%20oficial%20militar%20respons%C3%A1vel,concelho%29

Obras consultadas.

MAGALHÃES, Pedro – Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lousada. Lousada: AHBVL (em elaboração)., 21 de abril de 2018 ·

MOURA, Augusto Soares – Lousada Antiga: Edição de Autor, Gráfica de Paredes, Lda., 2009. 

– FERNANDES, Luís Ângelo – A Terra de Leovigildo, 1º edição, Invulgar, Artes Gráficas de Penafiel, maio de 2017.

– SILVA, José Carlos Ribeiro da – A Casa Nobre no Concelho de Lousada, FLUP, Vol. III, 2007

Suplemento de Património, Revista Municipal, Câmara Municipal de Lousada, n.º 215 Ano n.º 23 – 4.ª série, agosto 2022

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Lousada ultrapassou os 50 mil habitantes, devido ao aumento da população estrangeira

Análise do jornal O Louzadense aos mais recentes dados provisórios e preliminares do Instituto...

Equipa de Shinkyokushin conquistou seis pódios

O WIBK Dojo Verdadeiro Espírito, do lousadense Paulo Rente Silva marcou presença no Torneio...

Atleta de Lousada convocada para Jogos do Eixo Atlântico

A jovem Daniela Pereira, natural da freguesia de Pias, em Lousada, foi convocada para integrar a...

"Talvez seja por isso que gosto tanto das nascentes. Porque, ao contrário dos rios, que toda a...

Campeões Nacionais de Natação Adaptada

Os atletas lousadenses do clube Lousada Século XXI estiveram em grande evidência no Campeonato...

A bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados, Paula Franco, foi uma das convidadas do...

Forte internacionalização do Inferno das Febras

O Inferno das Febras regressa ao Parque de Lazer e Merendas de Casais, em Lousada, nos dias 28 e...

O treinador penafidelense João Paulo Guedes Silvestre, de 36 anos, é referido por várias fontes...

Protocolo para projeto de turismo cultural assinado entre a CCDR-N e Vidas em Cena

A Associação Vidas em Cena, de Lousada, está entre as dez entidades culturais da Região Norte...

A celebração dos 100 anos dos Bombeiros Voluntários de Lousada constitui um momento de...

Siga-nos nas redes sociais