por | 9 Jun, 2025 | Opinião, Psicologices

Prescrição Social: Comunidade e Qualidade de Vida em prol da Saúde Psicológica

Atualmente, a preocupação com a saúde psicológica tem incentivado a procura por soluções que atendam às necessidades emocionais e sociais das pessoas.

A Prescrição Social é um modelo centrado na pessoa, que busca responder aos problemas de saúde por meio da indicação de atividades comunitárias significativas. Por exemplo: alguém que se sinta frustrado, com sintomas leves de depressão devido a uma situação de desemprego, pode ser encaminhado para participar de uma horta comunitária ou juntar-se a um grupo de caminhadas.

O tratamento por prescrição social envolve três etapas:

  1. Identificação das necessidades da pessoa;
  2. Encaminhamento para serviços de apoio comunitário;
  3. Acompanhamento dos benefícios associados ao envolvimento na comunidade.

As soluções propostas aproveitam os recursos já existentes na sociedade, como grupos de música, dança, teatro ou caminhadas. Essas e outras atividades desempenham um papel fundamental no combate à solidão, à inatividade física e à falta de propósito.

Trata-se de um método inovador e eficaz, que promove a qualidade de vida, com os seguintes objetivos:

  1. Reduzir o uso desnecessário dos serviços de saúde, como consultas médicas frequentes e prescrições medicamentosas excessivas;
  2. Promover o empoderamento e a autonomia do paciente;
  3. Melhorar a saúde psicológica, gerindo a ansiedade, atenuando sintomas depressivos e aumentando a autoestima;
  4. Fortalecer as redes de apoio, especialmente ao reduzir o isolamento social de idosos e de pessoas com sofrimento psíquico.

A Prescrição Social é o novo tratamento em forma de arte, conversa ou movimento.

Cuide do corpo, da mente e do coração! 

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Votem, votem, votem! O festival de amigos cresceu e está a ganhar uma dimensão importante no...

ENCERRAMENTO DO ANO JUBILAR EM LOUSADA

A Vigararia de Lousada viveu, no domingo, 4 de janeiro, um momento de grande intensidade...

Com o hoquista lousadense José Valinhas em grande destaque, a seleção nacional de...

A política portuguesa vive hoje um tempo de deslocação clara para a Direita. Não é apenas uma...

Está de regresso o projeto Plantar Lousada, uma iniciativa que, ao longo dos últimos sete anos, já...

No passado sábado, dia 3 de janeiro, o Município de Lousada, juntamente com os Municípios da Maia...

A eleição do presidente da CCDR-Norte (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do...

Na sequência da retirada de Sandro Sousa da presidência da Associação Desportiva de Lousada, o...

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Tâmega e Sousa acolheu ontem (sexta-feira, 2 de janeiro de...

Numa organização a cargo da Associação Desportiva de Lousada e com a colaboração do Município de...

Siga-nos nas redes sociais