BALANÇO DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS DA ESCOLA MARNOCO E SOUSA
Com o final do ano escolar, as associações de pais ganham um acréscimo de atividade, especialmente com a festa de final do ano. É sempre um evento marcante e de importância máxima já que além de ser a última oportunidade para convívio e angariação de receita com a venda de comes e bebes, é também ocasião de despedidas. O associativismo não é novidade para Sérgio Magalhães, pois conta no currículo com vasta experiência nesse campo. Dentro disso, as associações de pais ocupam lugar de destaque, com participações nessas coletividades há vários anos. É o presidente da associação de pais da escola professor Marnoco e Sousa, que na passada semana realizou a festa de final de ano. O balanço da atividade da associação é aqui relatada pelo próprio.
Inúmeras atividades ao longo do ano escolar deram imenso que fazer à Associação de Pais, mas os seus diretores fazem “um balanço muito positivo, tanto na parte letiva, da escola, como nas atividades feitas pela associação de pais”.
Para uma entidade experiente como esta, não foram sentidas grandes dificuldades na execução o seu plano de atividades anual: “o ano letivo correu dentro o expectável e sem grandes problemas”.
Um dos principais fatores que levam Sérgio Magalhães a manifestar esse agrado “foi precisamente pela adesão das pessoas sempre que fizemos atividades, com adesão de toda a comunidade escolar e dos familiares e claro a alegria maior é ver que os alunos da se sentem felizes nesta escola”.
Dentro das atividades realizadas, o presidente dos pais e encarregados de educação dos alunos daquele estabelecimento de ensino destaca “a lembrança de Natal que oferecemos a alunos, professores e auxiliares da escola e a caminhada noturna de reis”. Também considera importante o evento da comemoração do dia da criança e, como não podia deixar de ser, a festa de fim do ano letivo, que se realizou na sexta-feira, 13 de junho, com grande sucesso.
Não pode passar sem referência “o apoio que damos em algumas atividades feitas na escola” e Sérgio Magalhães estaca acima de tudo, “o projeto que este ano conseguimos realizar que foi a Hipoterapia, para os meninos do ensino especial, num centro hípico durante o segundo e terceiro período”, facto este que foi muito elogiado por todos dentro e fora da comunidade escolar.
A realização de tudo isso foi conseguido com o voluntarismo da associação, que contou “com o apoio de algumas empresas de Lousada, do Município de Lousada, da União de freguesias Silvares, Pias, Nogueira e Alvarenga, União de freguesias de Cristelos, Boim e Ordem, dos pais e encarregados de educação e de toda a direção do agrupamento da escola”.

CONTINUIDADE DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS
Habituado a lidar com a atividade associativa em meio escolar, Sérgio Magalhães diz que facilmente se teria percebido da falta de algo, mas no caso “não notei falta de algo relevante para que os nossos alunos tenham uma boa aprendizagem e sejam felizes nesta escola”.
No próximo ano este lousadense não estará na associação de pais desta escola. O mesmo justificou a saída pelo facto da sua filha ir para a Escola Secundária. Não obstante, “o grande objetivo é fazer com que os elementos deste ano que ficam na escola continuem com a associação ativa já que nos anos anteriores à minha presidência não existia associação e esta é uma entidade muito importante para participar no processo educativo das crianças nas mais variadas formas”. Das conversas que vai tendo com os elementos da sua direção, Sérgio Magalhães acredita que a associação vai ter continuidade. Quanto o futuro deste lousadense, é de esperar a sua continuidade direta ou indiretamente ligada ao associativismo, seja escolar ou e outras áreas.
Por fim, mas não menos importante, o presidente aproveitou para referir que além dele “fazem parte da Associação a Sónia Ferreira, José Leal, Patrícia Alves, Sara Santa Rita, Cidália Moreira, Joana Sousa, Daniel Barbosa, Sandra Campos, Liliana Loureiro, Olga Couto, Ricardo Morais, Vera Lemos, Telmo Nunes e Hélder Moreira,uma grande equipa de pessoas incansáveis”.
E acrescentou que “como eu costumo dizer, tenho que agradecer à minha magnífica equipa, pois eu normalmente é que dou a cara pela associação, mas sem eles não era possível fazer o que fizemos e estamos todos muito orgulhosos e com o sentimento e ter dado o nosso melhor em prol das crianças, da escola e de um futuro melhor”.














Comentários