por | 15 Jul, 2025 | Opinião, Pela sua Saúde

Unidades de Saúde Familiar: Pilar Estratégico na Gestão das Doenças Crónicas na Comunidade?

Nas últimas décadas, Portugal tem assistido a um aumento significativo da prevalência de doenças crónicas, como a diabetes mellitus, a hipertensão arterial, as doenças respiratórias e cardiovasculares. Este fenómeno está intimamente relacionado com o envelhecimento da população, a adoção de estilos de vida pouco saudáveis e o impacto do stresse crónico no quotidiano.

Neste contexto, as Unidades de Saúde Familiar (USF) emergem como estruturas fundamentais na resposta aos desafios colocados pelas doenças crónicas não transmissíveis. Integradas nos cuidados de saúde primários, as USF operam com equipas multidisciplinares — compostas por enfermeiros e médicos de família e assistentes técnicos — que garantem um acompanhamento contínuo, personalizado e de proximidade às pessoas que vivem com estas patologias.

A atuação das USF centra-se não apenas na monitorização clínica e na gestão terapêutica, mas também na capacitação do utente para o autocuidado, contribuindo para a melhoria dos resultados em saúde e para a redução da utilização desnecessária dos serviços hospitalares. O acesso facilitado, a vigilância regular e o estabelecimento de uma relação terapêutica sustentada são fatores determinantes na prevenção de complicações e na promoção da qualidade de vida.

Para além da vertente assistencial, as USF desempenham um papel ativo na educação para a saúde e na promoção de comportamentos preventivos, incentivando escolhas saudáveis e intervenções precoces ao longo do ciclo de vida.

Perante a crescente carga das doenças crónicas no sistema de saúde, importa refletir: estaremos a potenciar de forma adequada os recursos e competências das USF? Que estratégias poderão reforçar ainda mais este modelo de proximidade, eficiência e humanização dos cuidados?

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Há frases que nos atravessam sem pedir licença. Não sabemos bem porquê, mas ficam connosco,...

Dia Mundial dos Cuidados Paliativos - 10 de outubro Aos olhos de uma criança, viver pode ser tão...

Quando começa o outono, imaginamos desde logo as folhas das árvores a mudar de cor. Os caminhos...

Concurso da Rota do Românico: “O Românico e a Fundação da Nacionalidade”

Num momento em que se preparam, a nível nacional, as comemorações dos 900 anos da Fundação de...

Nespereira: Recolha solidária de livros

A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica de Nespereira, em colaboração com...

Norte cria mais 37 mil empregos e reduz desemprego

O desemprego baixou para 5,7%, revela Norte Conjuntura Nova edição do boletim da CCDR NORTE, que...

Operação “Hermes”: Lousada na rota da megafraude transnacional de 150 milhões de euros

O concelho de Lousada foi um dos focos de uma das maiores investigações criminais de fraude fiscal...

Goldenergy abriu loja em Lousada

A Goldenergy inaugurou oficialmente a sua nova loja em Lousada, situada na esquina da Rua de Santo...

Uma casa em construção (?)

-- Bruno Santos, presidente da Federação Portuguesa de Hóquei * O Hóquei português tem História...

Há freguesias que se limitam a existir no mapa. E há freguesias que têm a ambição de marcar o...

Siga-nos nas redes sociais