por | 6 Dez, 2025 | Editorial, Editorial

Editorial 158 | Advento

Normalmente, o uso do termo advento está associado a questões religiosas, mas poderá ser muito mais que isso. É uma época de reflexão, um momento de preparação para algo novo, um rejuvenescer de esperança. O termo em si reflete uma chegada, a vinda de algo, o aproximar de um novo tempo.

De forma mais ou menos religiosa, o findar do ano leva-nos à vivência de um período de considerações e ponderações. Neste momento, analisamos o passado recente e preparamo-nos para um futuro que queremos melhor e mais auspicioso.

Mais do que nunca, esperamos que o futuro seja risonho. Num momento de tantas incertezas, o que esperamos do destino, daqui para frente, é que nos traga todas aquelas “coisas” que em breve mencionaremos nas mensagens de boas festas que iremos enviar aos nossos amigos e familiares.

Em breve, somos chamados novamente a pronunciar a nossa vontade num ato democrático. Desta feita, teremos a possibilidade de decidir qual é o “melhor” português para nos representar, para ir olhando pelos nossos interesses, para ir influenciando as instituições a nosso favor. A imprevisibilidade da eleição deixa também dúvidas sobre o que será o nosso futuro enquanto sociedade.

Haverá a possibilidade de vitória do radicalismo e extremismo, que poderá acentuar a crispação e a desumanização nas relações interpessoais? Será que poderemos ter ainda a possibilidade de, com moderação e experiência, moldarmos a sociedade para que a misericórdia não seja apenas uma palavra? Sentiremos realmente uma grande diferença ou o “vazio” de poderes não permitirá um impacto significativo?

Seja qual for o resultado, uma coisa será certa: continuaremos inseridos num mundo cada vez mais inexplicável. Continuaremos a assistir à degradação da compreensão, do diálogo, dos valores e princípios, prosseguirá a valorização do fútil e supérfluo, o enaltecimento da perceção ao invés da erudição. Sentiremos que a resignação às vezes até parece ser mesmo o melhor caminho.

Um bom advento poderá, no entanto, permitir que cada um possa trilhar o seu próprio percurso, considerando que o impacto da ação de cada um, poderá ajudar a construir um caminho melhor. O dever de cada um começa bem perto nós. O impacto que criamos refletir-se-á e poderá ser, quem sabe, a luz que convidará outros a realizar o seu próprio advento. Somos uma gota no oceano, é certo, mas podemos ser uma gota de água plenamente potável, agradavelmente bebível, e potenciadora de energia galvanizante.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

João Silvestre: “Temos um grupo que pode surpreender neste campeonato”

O novo treinador da AD Lousada, em entrevista exclusiva ao Louzadense, antevê o arranque da...

AMBIENTE & PATRIMÓNIO, POR ERNESTO GONÇALVES

A POUPA — A ave com uma crista de guitarrista punk-rock Há aves que até podem passar...

Segurança de cosmética: a conta que polícias e cidadãos estão a pagar

Durante décadas, a política de segurança pública em Portugal foi marcada por uma progressiva...

Entrevista: Cafi Sousa, do Inferno das Febras e a estrela americana Chris Lembrach

Esta é uma breve entrevista centrada na componente política, que está fortemente presente nos...

Paula Teles prepara álbum que mistura Rock e Fado

A vocalista Paula Teles, a artista lousadense com maior atividade no panorama rock e metal do...

Artista Leonor Afonso expõe na Contextile 2026

Uma jovem artista de Lousada apresenta em Guimarães uma obra inspirada no stress e na ansiedade...

Vindimas 2026: Adega Cooperativa de Lousada já definiu calendário para entrega de uvas

Campanha arranca a 1 de setembro e prolonga-se, previsivelmente, até 25 de setembro, com a receção...

Casais e o Seu Lado Lunar

Há lugares que se descrevem pela geografia. Outros, pela história. Casais, porém, pertence ao raro...

IL LANÇA “DADOS ABERTOS LOUSADA”

NOTA DE IMPRENSA DA Iniciativa Liberal Lousada de 17 de agosto de 2026A Iniciativa Liberal de...

PSD Lousada aponta “falta de ambição estratégica” e abstém-se na votação do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS)

Os vereadores do Partido Social Democrata (PSD) na Câmara Municipal de Lousada abstiveram-se hoje,...

Siga-nos nas redes sociais