por | 29 Dez, 2025 | Política

A Assembleia Municipal de Lousada reuniu no dia 22 para discutir e votar a proposta de Orçamento e Plano Plurianual de Investimentos para 2026. A sessão ficou marcada por um debate político alargado, com críticas da oposição quanto à ambição estratégica do documento e uma defesa do Executivo à solidez financeira e capacidade de investimento do Município. O debate foi morno e apenas aqueceu quando o PSD pelo líder da sua bancada, Adriano Moreira, acusou o Orçamento de ser Marxista. Tal não colheu o agrado do presidente da Câmara que contestou tal catalogação.

O Orçamento Municipal para 2026 apresenta um valor global de 67,1 milhões de euros, o que representa um aumento de 19,3% face a 2025, tornando-se o maior orçamento alguma vez apresentado pelo Município. Este crescimento resulta sobretudo do reforço das receitas de capital, impulsionadas por fundos comunitários como o PRR e o Portugal 2030.

A Iniciativa Liberal, pela voz do deputado municipal Hugo Ferreira, reconheceu que o orçamento cumpre as regras financeiras e se encontra formalmente equilibrado, mas considerou que “falha na definição de uma estratégia clara para o futuro do concelho”. O deputado alertou para a forte dependência de transferências externas e endividamento, sublinhando que mais de 40% da receita corrente provém de transferências e que o investimento previsto assenta essencialmente em fundos comunitários.

Foram igualmente apontadas fragilidades na capacidade de execução do Município, recordando que, em 2025, apenas cerca de 47% da despesa de capital prevista foi executada, com rúbricas estruturantes a registarem taxas ainda mais baixas. No que respeita à habitação, a Iniciativa Liberal considerou inexistente uma estratégia municipal estruturada, defendendo a necessidade de envolver o setor privado e criar incentivos claros à reabilitação e ao arrendamento.

Também o Grupo Municipal do PSD interveio no debate, pelo seu líder, Adriano Moreira, classificando o documento como “um orçamento de transição e de continuidade”, entendendo que “ainda não reflete a ambição anunciada pelo Executivo no início do mandato”. Os sociais-democratas consideraram que “as promessas eleitorais do Partido Socialista não se encontram refletidas no documento” e criticaram o que descreveram como “uma excessiva centralização das decisões e investimentos na Câmara Municipal”, defendendo um “maior envolvimento das juntas de freguesia na execução de obras e atividades locais”. Por tudo isso, Adriano Moreira, considerou que “em termos ideológicos “é um orçamento Marxista”

Apesar das reservas manifestadas, o PSD anunciou a sua abstenção, justificando-a como um gesto de benefício da dúvida relativamente à ação do Executivo e ao trabalho dos serviços municipais, manifestando a expectativa de que os próximos orçamentos possam traduzir uma visão mais ambiciosa para o concelho.

Em resposta às críticas, o presidente da Câmara Municipal defendeu que o recurso a fundos comunitários constitui uma oportunidade que deve ser plenamente aproveitada, rejeitando a ideia de que tal represente fragilidade financeira. O autarca sublinhou que, sem esses financiamentos, o Município teria de recorrer ao aumento da carga fiscal, reafirmando o compromisso com a manutenção do IMI na taxa mínima legal e com a inexistência de derrama municipal.

O presidente da Câmara rejeitou a catalogação de Marxista, afirmando que “ele próprio é “”isto para mim é quase um insulto” e confessou-se “um social democrata convicto, de Centro”. Com um sorriso, o autarca afirmou que “o Dr Adriano quase me estragou o Natal”. Um pouco mais a sério, Nelson Oliveira prosseguiu contra as acusações de falta de ambição, defendendo que o documento “reflete uma estratégia de continuidade assente em rigor, equilíbrio financeiro e responsabilidade”. Destacou “os investimentos previstos nas áreas da saúde, educação, habitação, equipamentos desportivos, eficiência energética e requalificação da rede viária”, lembrando que muitos dos projetos em curso resultam de compromissos assumidos em quadros comunitários anteriores.

O presidente da Assembleia Municipal, Pedro Machado, conduziu os trabalhos e encerrou o período de debate, seguindo-se a votação. A proposta de Orçamento e Plano de Atividades para 2026 foi aprovada com 23 votos a favor, um voto contra e três abstenções.

Com a aprovação do documento, o Município de Lousada prepara-se para executar, em 2026, um orçamento marcado por um forte volume de investimento público, mantendo a política fiscal, num contexto político em que a maioria sublinha a solidez financeira alcançada e a oposição reclama maior ambição estratégica para o futuro do concelho.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Há animais que quase toda a gente gosta à primeira vista. A joaninha é um deles. Pequena, redonda,...

Sousela é campeão de futebol distrital do INATEL

A Colectividade Recreativa e de Ação Cultural de Sousela (CRACS) venceu a Final Four da fase...

Lousadense Marco Silva é campeão pelo FC Porto

O jovem futebolista lousadense Marco Silva conquistou hoje o título de Campeão Nacional de...

Foi hoje inaugurado, na Escola Secundária de Paços de Ferreira, um projeto inovador e sustentável:...

Lousadense Beatriz Ferreira mobiliza comunidade para apoiar escolas em Cabo Verde

A solidariedade volta a ganhar voz em Lousada pelas mãos de Beatriz Ferreira, jovem lousadense que...

Na última sessão da Assembleia Municipal de Lousada, perguntei ao executivo que estratégia tem...

“Contas certas não significam contas justas nem desenvolvimento real”

Na mais recente Nota de Imprensa do PSD Lousada, o partido "manifesta a sua profunda preocupação e...

Crédito Agrícola perde em tribunal

O Supremo Tribunal condenou a Caixa Agrícola a pagar e reintegrar Susana Faria, mantendo a decisão...

AGRADECIMENTO

COM ETERNA GRATIDÃO, eu, Maria Irene Monteiro, venho, através d’ O Louzadense, agradecer o imenso...

Montalegre voltou a ser palco de mais uma jornada intensa do Campeonato Nacional de Rallycross...

Siga-nos nas redes sociais