por | 25 Mar, 2026 | Política, Sociedade

PSD Lousada critica falta de ambição na mobilidade e acusa Presidente de “resignação” no futuro do concelho

O Partido Social Democrata de Lousada, emitiu esta manhã uma NI (Nota de Imprensa) criticando a política de mobilidade do Município. A comunicação é a seguinte, que passamos a transcrever na íntegra:

O Partido Social Democrata de Lousada, pela voz do vereador Fausto Oliveira, manifestou, na reunião de Câmara de 23 de março, profunda preocupação com a estratégia de mobilidade atualmente seguida pelo executivo liderado por Nelson Oliveira, considerando que a mesma revela “resignação” e uma clara falta de ambição para o futuro do concelho.

A recente implementação do programa de transporte a pedido (LIGA), através da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, motivou fortes críticas por parte do PSD. Segundo Fausto Oliveira, trata-se de uma solução tipicamente associada a territórios de baixa densidade, o que levanta sérias questões quanto ao posicionamento estratégico de Lousada.

Lousada não pode nem deve ser tratada como um concelho de baixa densidade. Merece mais ambição, mais visão e soluções estruturais que correspondam à sua realidade demográfica e económica”, afirmou o vereador social-democrata.

O PSD recorda que o Plano de Ação para a Mobilidade Sustentável do Tâmega e Sousa 2030, publicado em julho de 2023, apontava claramente para a necessidade de evolução para um modelo integrado de mobilidade (Mobility as a Service), com forte articulação entre diferentes modos de transporte e ligação eficaz entre zonas de elevada concentração populacional e polos económicos.

Nesse sentido, Fausto Oliveira questionou o facto de medidas estruturantes previstas nesse plano continuarem por concretizar, destacando, entre outras:

•                     A ausência de um shuttle de ligação entre o terminal rodoviário de Lousada e a estação ferroviária de Caíde;

•                     A falta de reforço das ligações às freguesias, com destaque àquelas mais distantes da sede do concelho, como Lustosa e Barrosas (Santo Estêvão), zonas industriais e equipamentos essenciais, como centros de saúde;

•                     A inexistência de uma estratégia eficaz de estacionamento junto às interfaces de transporte.

Passaram mais de três anos e continuamos sem respostas. Em vez de uma rede integrada, funcional e atrativa, estamos perante soluções avulsas, insuficientes e sem impacto estrutural”, sublinhou.

O PSD denuncia ainda falhas graves de planeamento, nomeadamente na criação do interface de transportes no centro de Lousada, que, segundo o vereador, não acautela as necessidades futuras de estacionamento e articulação modal.

Para além disso, foi também apontada a ineficácia do sistema de bicicletas partilhadas “Cornélias”, cuja reestruturação já era recomendada em 2023, mas que continua, segundo o PSD, sem funcionar de forma prática e acessível para os utilizadores. “Nem bicicletas, nem um sistema simples de utilização. A burocracia continua a afastar as pessoas de soluções que deviam ser modernas e intuitivas”, criticou.

Para o PSD, a opção pelo transporte a pedido, sem a implementação prévia de uma rede estruturada e robusta, traduz-se numa resposta “mínima” e insuficiente para os desafios de mobilidade do concelho.

Estão a atirar-nos com migalhas”, afirmou Fausto Oliveira, defendendo que só uma aposta clara numa rede abrangente, permanente e bem promovida poderá garantir adesão dos utilizadores e sustentabilidade do sistema.

O Partido Social Democrata conclui que Lousada está a perder tempo e oportunidades, exigindo ao Presidente da Câmara uma mudança de rumo, com mais ambição, planeamento e compromisso com o desenvolvimento do concelho.

#Lousada #PSDLousada #MaisPróximo #BarrosasSantoEstevão

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Jovens de Lousada visitam Parlamento Europeu no âmbito de programa nacional de liderança

Duas jovens de Lousada, Mariana Carvalheiras e Inês Nogueira, participaram recentemente numa...

Business Networking Summit 2026 reuniu empresários, investidores e instituições em Penafiel

Cerca de uma centena de pessoas assistiu à edição do Business Networking Summit (BNS), uma...

Lousada ultrapassou os 50 mil habitantes, devido ao aumento da população estrangeira

Análise do jornal O Louzadense aos mais recentes dados provisórios e preliminares do Instituto...

Equipa de Shinkyokushin conquistou seis pódios

O WIBK Dojo Verdadeiro Espírito, do lousadense Paulo Rente Silva marcou presença no Torneio...

Atleta de Lousada convocada para Jogos do Eixo Atlântico

A jovem Daniela Pereira, natural da freguesia de Pias, em Lousada, foi convocada para integrar a...

"Talvez seja por isso que gosto tanto das nascentes. Porque, ao contrário dos rios, que toda a...

Campeões Nacionais de Natação Adaptada

Os atletas lousadenses do clube Lousada Século XXI estiveram em grande evidência no Campeonato...

A bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados, Paula Franco, foi uma das convidadas do...

Forte internacionalização do Inferno das Febras

O Inferno das Febras regressa ao Parque de Lazer e Merendas de Casais, em Lousada, nos dias 28 e...

O treinador penafidelense João Paulo Guedes Silvestre, de 36 anos, é referido por várias fontes...

Siga-nos nas redes sociais