por | 30 Abr, 2019 | Economia

PEDRO MOREIRA & C.ª, LDA: três décadas de crescimento

Fundada em abril de 1989 e designada a partir de 1996 Pedro Moreira & C.ª, LDA., esta empresa meinedense completou em abril três décadas de existência, uma data assinalada com uma festa com todos os funcionários, que, no passado dia 18, participaram num passeio a Aveiro, onde puderam participar em várias atividades e num almoço de confraternização. Ao fim da tarde, foi aberto o bolo na sede da empresa.

Pedro Moreira, no seu curto discurso, relembrou como tudo começou: “de uma simples brincadeira surgiu uma empresa”, que atingiu dimensões que nunca imaginou. “Sentimo-nos orgulhosos da grandeza que atingimos e estou muito feliz”, disse.

As três décadas de existência foram também assinaladas com o surgimento de uma nova imagem corporativa.

“Nós somos uma família!”

Pedro Moreira evocou o espírito familiar que une todos os funcionários da empresa e realçou o papel importante de cada um, “mesmo dos que já passaram por cá e ajudaram esta empresa a ser o que ela é”, afirmou, dizendo que as portas estarão sempre abertas para todos. Para continuar a linha de sucesso, Pedro Moreira conta com todos eles: “Espero que daqui a 5 ou 10 anos volte a ter um discurso de alegria e de emoção. Só assim é que conseguiremos os nossos objetivos. Conto com vocês para o futuro”.

30 anos sempre a crescer

PEDRO MOREIRA & C.ª, LDA. dedica-se à realização de instalações elétricas, telefónicas, sinalização de segurança, urbanizações, obras públicas e particulares, venda de todo o tipo de material elétrico e comercialização e instalação de sistemas de aquecimento.

Respondendo às exigências do mercado, com o intuito de se tornar mais competitiva, é, desde 2003, certificada pela NP EN ISO 9001 da Qualidade, sendo reconhecida pela entidade EIC como empresa certificada ao nível dos sistemas de gestão da qualidade.

Em 2008 foi-lhe reconhecido o estatuto de PME Líder distinguida pela qualidade da sua performance e perfil de risco, como resultado das boas práticas de gestão e como exemplo de dinâmicas empresariais de mercado, no âmbito do Programa do IAPMEI. No mesmo ano, foi ainda reconhecida pela DGEG – Direção Geral de Energia e Geologia como entidade instaladora para a microprodução.

O crescimento ao longo dos anos implicou investimento nas instalações da empresa, que, atualmente, ocupa uma área física de aproximadamente 5.000 m², dos quais 2.500 m² são cobertos, e emprega mais de 30 pessoas.
Apesar de descrever um percurso de sucesso, Pedro Moreira reconhece que a sua empresa “passou por momentos muito difíceis”. O proprietário refere-se ao período entre 2011 e 2014: “Conseguimos ultrapassar essa meta, que fica na história. Não vamos passar outra tão cedo, pois vamos estar mais prevenidos”, garante.

“Estamos cá para fazer história”

Com um volume de negócios de aproximadamente 2,5 milhões de euros por ano, os clientes são diversificados. Para além dos clientes empresários, que trabalham com a Pedro Moreira há muitos anos, a empresa executa muitas obras públicas e particulares, em que se incluem hospitais, escolas, habitações, prédios coletivos e pavilhões industriais.

Para Pedro Moreira, este sucesso advém do prestígio e notoriedade das obras realizadas. Tudo isso fruto de muito trabalho, competência técnica e gestão rigorosa, para além da constante inovação e modernização. A Pedro e Moreira & C.ª, LDA. não descura a qualidade, o ambiente e a segurança, apostando na qualificação dos recursos humanos.

Empenhado em escrever um percurso que fique na história, Pedro Moreira continua a alimentar projetos, embora reconheça que o foco da empresa continua na área da eletricidade. Com uma filial em Lisboa, evita “dar o passo maior que a perna”.

“Há 30 anos, surgiu uma luz de alguém, o Sr. Pedro Moreira, que fez luz em todos nós. Essa luz instalou-se e agradecemos a sua permanência. Não queremos que faça um curto-circuito, mas queremos alguns pequenos choques, para fazermos Mais e Melhor.”

Ciente de que o futuro se constrói apostando no presente, “o melhor dia para afirmar toda a nossa competência e capacidade”, Pedro Moreira acredita que o sucesso depende essencialmente de três pilares: trabalho dos funcionários, o apoio dos fornecedores e parceiros de negócio e a extraordinária confiança dos clientes.

Para além da aposta na qualidade, a visão da empresa realça a importância do cumprimento dos prazos de execução, “de modo a criar uma base contínua e duradoura de satisfação dos clientes”. Este tem sido também um fator que distingue a empresa das suas congéneres.

Autarca desde 2009

Além de empresário, Pedro Moreira é presidente da Junta de Freguesia de Meinedo desde 2009. Nascido e criado em Meinedo, revela que ser autarca na sua freguesia era um sonho que alimentava: “A população deu-me essa oportunidade, mas não é fácil conciliar as duas a coisas. Dediquei-me muito à freguesia e irei continuar a dedicar-me até ao final deste mandato, pois assumi esse compromisso junto da população”. A conciliação da gestão autárquica com a vida empresarial foi possível graças ao irmão, o Eng.º Agostinho Moreira, que o substituiu na empresa: “Somos uma equipa em prol de um todo”, refere.

Pedro Moreira não esquece o papel da sua equipa de colaboradores, a quem agradece a dedicação, o empenho e o respeito. “Sem os meus colaboradores nunca sairia do sítio. Tenho colaboradores que estão comigo há cerca de vinte e muitos anos”, conta.

Durante o percurso como autarca, destaca algumas dificuldades, entre as quais as financeiras, como explica: “A falta de candidaturas criou dificuldades financeiras. Esta é a razão de querermos fazer algo e não conseguirmos”. Apesar de tudo, acredita que o trabalho foi positivo: “Estou convencido que a população, quando eu sair, também estará satisfeita com o autarca que teve”.

Ricardo Sousa, 21 anos a trabalhar na empresa

Ricardo Sousa

“Comecei com 17 anos, debaixo da casa do Pedro Moreira e dó depois é que passamos para estas instalações. Foi o meu primeiro emprego. Comecei como servente na construção civil. Houve muito crescimento, muita evolução. Agora sou chefe de equipa.
Trabalhamos com muito amor à camisola, somos muito próximos, quase todos da família.
É uma empresa onde nunca falta formação, nem pagamentos, que é a parte principal.
Quando chegam os novos, primeiro temos de saber se eles querem trabalhar, ajudar a empresa. Se sim, ajudamo-los e procuramos que eles consigam ir para a frente.
Este convívio foi fantástico. Passeamos, almoçamos, o que também é muito importante.”

Agostinho Moreira, há 29 anos na empresa

“O meu irmão, quando foi para a tropa, precisava de alguém encartado e convidou-me. Eu queria estudar. Conciliei as coisas e vim para eletricista resolver o problema da falta de motorista. Lembro-me que a carrinha era uma Dyane77 de 2 cavalos. Assim, consegui voltar a estudar, pois enquanto trabalhei no Porto não conseguia conciliar os estudos com o trabalho.
A parte mais emotiva foi um ano depois quando compramos dois telemóveis. Cada um custou cerca de 600 contos, mas foi com esse equipamento, que era um luxo, que a empresa cresceu: em dois, três anos, expandimos muito, compramos três carros, metemos 10 pessoas… Era tudo novo, maravilhoso! Temos cinco irmãos a trabalhar aqui. É especial.”

Agostinho Moreira com o seu irmão Pedro Moreira

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Rezar por mais saúde e menos guerras

A PROCISSÃO DE VELAS É UM SINAL DOS TEMPOS Em maio realizam-se as procissões de velas. Os...

LADEC Celebra 14.º Aniversário com Jantar Convívio

No passado dia 18, a LADEC - Lousada Associação de Eventos Culturais comemorou o seu 14.º...

Hugo Regadas Vence a Internacional XCO Super Cup

No passado domingo, em Vila do Conde, o lousadense Hugo Regadas, a competir pela equipa Rompe...

Editorial 121 | Lousada é Grande

Lousada, terra de história e tradição, ostenta com orgulho a sua grandeza. O nosso Torrão, que há...

Lousada Junior Cup: Título da primeira prova ficou em casa

O português João Dinis Silva conquistou a primeira prova da Lousada Junior Cup, depois de derrotar...

Lousada ao rubro na Super Especial do Rally de Portugal

A 57º edição do Rally de Portugal trouxe a Lousada os pilotos do Campeonato do Mundo de Ralis...

DIALLEY – Agência de Marketing em Lousada

O nome foi inspirado na Diagon Alley, um local emblemático da saga Harry Potter, da qual Sofia...

Apresentação da trilogia “As Aventuras da Maria” encanta público

No passado dia 11, a Assembleia Louzadense acolheu a apresentação da trilogia "As Aventuras da...

Luís Santos é mandatário da candidatura da Aliança Democrática em Lousada

A candidatura da Aliança Democrática (AD) em Lousada terá como mandatário Luís Santos, Coordenador...

USALOU é um berço de cultura sénior

CAVAQUINHOS E TUNA SÃO DOIS EXPOENTES O principal objetivo da Universidade Sénior do Autodidata de...

Siga-nos nas redes sociais