A requalificação urbanística junto ao Centro de Interpretação da Rota do Românico é um projeto que mereceu o meu apoio desde a primeira hora.
Entretanto, como é público, e depois de aprovar o projeto de alguns equipamentos para o local, a Câmara Municipal de Lousada decidiu avançar com um Plano de Pormenor, visando regulamentar em termos urbanísticos aquele espaço, ou seja, definir, por exemplo, a área de ocupação do solo, o número de pisos a edificar, as áreas verdes, os arruamentos e a localização de equipamentos/infraestruturas.
Em nome do PSD de Lousada, após termos promovido um debate e ouvido a opinião de Arquitetos, Engenheiros, outros Técnicos de Urbanismo, Autarcas e de Cidadãos Lousadenses, na reunião do executivo da Câmara Municipal, realizada a dezoito de Abril último, na qualidade de Vereador apresentei fundamentadamente oito propostas para integrar/melhorar o Plano de Pormenor. Na mesma reunião enumerei propostas para a construção de um parque de estacionamento descoberto e de uma central de camionagem. Todas propostas foram publicadas na anterior edição deste Jornal (ver em: www.olouzadense.pt).
Em resposta, fomos surpreendidos com a reação do Senhor Presidente da Câmara alegando que no essencial tudo estava negociado e, como tal, as nossas propostas não poderiam ser atendidas.
Perante aquela intransigente posição, agora percebe-se melhor porque queria que o prazo de discussão pública fosse apenas de dez dias. Não promoveu qualquer debate como tinha prometido, nem fez qualquer divulgação para que os cidadãos tomassem conhecimento. Enfim, quis o Senhor Presidente da Câmara apenas cumprir calendário, na expectativa que ninguém se pronunciasse. Contudo, em Lousada ainda há quem não alinhe em farsas. Esperemos pelos próximos episódios.
School Dance
Estão de parabéns os dirigentes do School Dance – Artes e Talentos de Lousada, não só pelo êxito do VIII Sarau, mas principalmente com a atividade intensa e de excelente qualidade realizada ao longo destes treze anos de existência.
Urge que o Município de Lousada cumpra a sua promessa: proporcionar um espaço condigno para que as mais de cento e sessenta crianças e jovens possam ensaiar.
…povo manso, que adora a pideskaria..não muda de côr como os adeptos do balão…!!
Quase que aposto em como as obras irão ser adjucidas à Casais construções! !!!! Ou muito me engano ou será mais do mesmo.