por | 14 Mai, 2019 | Cultura

Ana Lúcia Magalhães brilha nos palcos portugueses

Ana Lúcia Magalhães voltou à sua terra natal para mostrar aquilo que mais lhe dá prazer: representar. Ao lado consagrada atriz Rita Ribeiro, pisou o palco do Auditório Municipal com a peça “BOCAge”, encerrando o Folia.
A peça apresentada é uma reedição, com estreia no festival lousadense deste ano. No final do espetáculo, a atriz lousadense era uma mulher feliz com a receção que teve. “Fiquei muito feliz. Correu muito bem. O público estava connosco e as pessoas divertiram-se. Perceberam o Bocage e a sua essência, aquilo que é intemporal”, salientou.

A trabalhar com a Rita Ribeiro pela primeira vez, apesar de já se conhecerem, Ana Lúcia faz um balanço muito positivo do trabalho em conjunto, que avalia como “muito bom”.

Como tudo começou…

O palco do Auditório Municipal de Lousada não é novo na vida de Ana Lúcia. Muito jovem ainda, participou na Nova Oficina de Teatro e Coral de Lousada, incentivada pela professora Capitolina Oliveira. Como a própria afirma, o teatro começou a entrar na sua vida. E entrou para ficar, pois aos dezoito anos decidiu estudar a arte de representar e não mais parou. A vida afastou-a de Lousada, “pondo-a aqui e ali”, mas Lousada é sempre o ponto de partida ao qual deseja sempre voltar.

Multifacetada, a atriz concilia o teatro com a música: “A música faz parte de mim, sou cantora, compositora, toco…”, explica. Ana tem mesmo um grupo, o Terraza, com reportório de originais. O teatro de revista permite-lhe associar as duas artes, música e representação. Neste momento, está em cena o “Reviralho”, que percorrerá o país.

A magia do teatro fascina-a, pela possibilidade de encarnar outras pessoas, outra realidade e “conseguir fazê-lo em palco e mostrar outro mundo é lindo”, afirma.

Apesar de a sua carreira ainda ser curta, está recheada de momentos altos e este espetáculo é um deles. “Marcou-me muito, mas só perceberei o quanto mais tarde”, confessa. “Em dez anos ainda não dá para entender a profundidade, como isto nos afeta na vida… Todos os projetos são altos, especiais porque nos marcam, mudam-nos e fazem-nos crescer”, refere.
“Levar a arte às pessoas e sempre com o cunho lousadense”, Ana Lúcia
Nos últimos anos, Lousada tem visto crescer talentos em várias áreas e o teatro é um dessas áreas. A atriz mostra-se feliz com os frutos do trabalho desenvolvido. “Lousada está a crescer culturalmente. Eu estou longe e consigo ver isso. É uma felicidade estar lá e conseguir ver isso”, salienta, dando como exemplo o Folia, que “existe há tantos anos e com a sala cheia”.
Da Ana Lúcia, podemos certamente esperar mais momentos como o de domingo: “Vou continuar a fazer com que a vida me proporcione momentos destes… Levar a arte às pessoas e sempre com o cunho lousadense”, remata.

Rita Ribeiro não pára

“O Louzadense” esteve à conversa com Rita Ribeiro, que completou recentemente 45 anos de carreira. Não é a primeira vez que pisa o palco em Lousada e fá-lo sempre com prazer, principalmente porque é “bom trazer uma peça nossa atá longe de Lisboa e sermos tão bem recebidos”, diz.
Proprietária da “MagiAbrangente”, produtora responsável pelo espetáculo “BOCAge”, a atriz sente-se feliz por poder “contar a história de um homem tão extraordinário como Bocage”, que foi “um homem sem tempo, visionário, talvez por isso tão perseguido”, acrescenta. A atriz compara esta peça ao Folia, que tem de tudo, do drama à comédia.
Rita Ribeiro, que é também fadista, tem uma vida profissional muito intensa. Apesar de as digressões implicarem um esforço maior, reconhece a riqueza que significa conhecer outros locais, outros públicos e outras gastronomias.

Atualmente com dois espetáculos em digressão, este e o “Reviralho”, que estreou há oito dias no Casino Estoril, a atriz tem de refrear o entusiasmo, pois as ideias abundam e não há tempo para tudo. Nos projetos, está uma peça infantil para levar às escolas, um texto a ser traduzido e outro a ser escrito. Este último é um monólogo que ela própria interpretará. O catalisador disto tudo é “o entusiasmo de viver” e o prazer do teatro: “O que realmente me dá prazer é o teatro… É sagrado, são emoções, partilha entre o autor e público… É das coisas mais bonitas”, afirma.

Ana Lúcia e Rita Ribeiro com Capitolina Oliveira e atores amadores do concelho

“Ela é tão poderosa, é um coração maravilhoso, com muita harmonia, muito tranquila”, Rita Ribeiro, sobre Ana Lúcia

Sobre a Ana Lúcia Magalhães, foi uma escolha do coração, como do costume: “Vou pelo meu coração. Vejo representar, sinto alguma coisa, identifico-me, sinto vibrar o coração”, explica. “Vi-a a fazer um espetáculo e gostei tanto! Ela é tão poderosa, é um coração maravilhoso, com muita harmonia, muito tranquila e eu gosto de trabalhar com pessoas boas, de bom coração”, conclui.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Patinador lousadense conquistou medalha de prata

O jovem Gabriel Ferreira, de Aveleda, está a construir uma promissora carreira na patinagem...

Noite Branca no Largo da Senhora Aparecida

Gravinda, York e Paulo Marcelo sobem ao palco no dia 8 de agosto, a partir das 22h00, para uma...

Cinema no parque de Meinedo

No próximo dia 1 de agosto, o Parque do Areinho, em Meinedo, recebe mais uma edição do Cinema ao...

Pilotos Lousadenses foram brilhantes vencedores, em Montalegre

Foi a quinta e antepenúltima jornada do Campeonato de Portugal de Ralicross e Kartcross, com os...

AS AMORAS – Há uma altura do ano em que os caminhos dão sobremesa a quem passa. Há frutos que se...

​Inferno das Febras revela distribuição das bandas e coloca à venda bilhetes diários

A ​organização do Inferno das Febras divulgou a distribuição das bandas pelos dois dias do...

PSD exige maior transparência na contratação pública municipal

NOTA DE IMPRENSA DO PSD/Lousada O PSD Lousada questionou no passado dia 6, o Executivo Municipal...

Paulo Alberto reforça liderança do Nacional de Supercross em Lustosa

O Complexo Desportivo Voltas e Rodas, em Lustosa, concelho de Lousada, recebeu mais uma jornada do...

Concerto da Banda de Música de Lousada na abertura da Festa Grande de 2026

Crónica de J. C. Carvalheiras Acerca do concerto da Banda de Música de Lousada (BML), começo pelo...

Lustosa: Quando o Futuro Começa por Acreditar nas Pessoas

Há terras que carregam o tempo como um peso. E há terras que o transformam em esperança. Lustosa...

Siga-nos nas redes sociais