por | 14 Mai, 2019 | Sociedade

Dia da Europa assinalado em Lousada

Lousada associou-se às comemorações do Dia da Europa, 9 de maio, com a realização da Finalíssima das Olimpíadas da Europa, promovida pela Câmara Municipal de Lousada, e com a conferência “Europa e os Direitos Humanos”, que decorreu no Centro de Interpretação do Românico (CIR).

Esteve presente nesta cerimónia a Secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Dra. Helena Ribeiro, que abordou a temática da exposição patente no CIR e a importância da Declaração dos Direitos Humanos e das conquistas conseguidas. Foi para as dezenas de jovens que estavam no local que a Secretária de Estado deixou uma mensagem especial ao apelar que “sejam generosos e bondosos para com os povos mais desfavorecidos, nomeadamente os migrantes. Não devem enveredar por nacionalismos exacerbados, nem discursos de ódio dirigidos aos mais fracos”, rematou ainda a Dra. Helena Ribeiro.

Para a Secretária de Estado Adjunta e da Justiça “os jovens são a promessa do futuro e, por isso, devem ter um papel de destaque no panorama nacional e internacional, por isso, importa estimular e despertar o interesse e curiosidade para os temas europeus, que são fundamentais”.

Com um discurso muito direcionado para os mais novos, a Dra. Helena Ribeiro destacou ainda o facto de “caber a eles abraçar desafios e não amuralhar a generosidade que é própria da juventude em lugar dos ímpetos materialistas”.

Relativamente à importância da exposição, que desde 8 de março esteve patente no CIR, a Secretária de Estado afirmou que “tem percorrido vários municípios do país, assinalando os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e dos 40 anos da adesão de Portugal à Convenção Europeia dos Direitos Humanos e o objetivo passa, em grande parte, pelo despertar de consciências que é feito também nas escolas”.

A cerimónia contou ainda com a presença do Dr. Humberto Brito, Presidente da Valsousa, e da Dra. Armanda Gonçalves, Juiz Presidente do Tribunal Judicial da Comarca do Porto Este.

A “Europa e os Direitos Humanos” foi o tema abordado pelo Dr. José Manuel dos Santos Pais, Membro do Comité dos Direitos Humanos das Nações Unidas, e pela Dra. Maria de Fátima Carvalho, Agente do Governo Português junto do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos. A moderação esteve a cargo do Dr. Carlos de Sousa Mendes, Secretário-geral do Ministério da Justiça.

Os trabalhos tiveram continuidade com um momento musical e com a entrega dos prémios das Olimpíadas da Europa aos melhores classificados.

No final os participantes tiveram a oportunidade de visitar a exposição “Direitos Humanos para todos e em toda a parte”, que encerrou nesse dia.

Olimpíadas da Europa premeiam jovens com mais conhecimentos

A Câmara Municipal de Lousada organiza há 15 anos as Olimpíadas da Europa (OE) que envolvem alunos e professores da região

A edição de 2019 contou com a participação de 250 alunos, provenientes de oito escolas, nomeadamente da Escola Secundária de Lousada, Externato de Vila Meã, Escolas Secundárias de Felgueiras, de Penafiel, de Alpendorada, da Lixa, de Paços de Ferreira e de Castelo de Paiva.

A Finalíssima decorreu a 9 de maio, Dia da Europa, e premiou os três melhores classificados.

Diana Nunes, do Externato de Vila Meã, foi a primeira classificada, com 16 valores. Esta jovem ganhou um tablet e uma estadia em Renteria aquando da realização da Colónia de Férias de Lousada na cidade espanhola. O segundo lugar foi para Flávia Silva, da Escola Secundária de Penafiel, com 16 valores também, e o prémio foi tablet. Em terceiro lugar ficou Cristiano Silva, da Escola Secundária de Felgueiras, com 15 valores, que ganhou também um tablet. Todos os alunos e professores receberam um diploma de participação.

Nota de imprensa CM Lousada

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Rezar por mais saúde e menos guerras

A PROCISSÃO DE VELAS É UM SINAL DOS TEMPOS Em maio realizam-se as procissões de velas. Os...

LADEC Celebra 14.º Aniversário com Jantar Convívio

No passado dia 18, a LADEC - Lousada Associação de Eventos Culturais comemorou o seu 14.º...

Hugo Regadas Vence a Internacional XCO Super Cup

No passado domingo, em Vila do Conde, o lousadense Hugo Regadas, a competir pela equipa Rompe...

Editorial 121 | Lousada é Grande

Lousada, terra de história e tradição, ostenta com orgulho a sua grandeza. O nosso Torrão, que há...

Lousada Junior Cup: Título da primeira prova ficou em casa

O português João Dinis Silva conquistou a primeira prova da Lousada Junior Cup, depois de derrotar...

Lousada ao rubro na Super Especial do Rally de Portugal

A 57º edição do Rally de Portugal trouxe a Lousada os pilotos do Campeonato do Mundo de Ralis...

DIALLEY – Agência de Marketing em Lousada

O nome foi inspirado na Diagon Alley, um local emblemático da saga Harry Potter, da qual Sofia...

Apresentação da trilogia “As Aventuras da Maria” encanta público

No passado dia 11, a Assembleia Louzadense acolheu a apresentação da trilogia "As Aventuras da...

Luís Santos é mandatário da candidatura da Aliança Democrática em Lousada

A candidatura da Aliança Democrática (AD) em Lousada terá como mandatário Luís Santos, Coordenador...

USALOU é um berço de cultura sénior

CAVAQUINHOS E TUNA SÃO DOIS EXPOENTES O principal objetivo da Universidade Sénior do Autodidata de...

Siga-nos nas redes sociais