por | 14 Mai, 2019 | Sociedade

Dia da Europa assinalado em Lousada

Lousada associou-se às comemorações do Dia da Europa, 9 de maio, com a realização da Finalíssima das Olimpíadas da Europa, promovida pela Câmara Municipal de Lousada, e com a conferência “Europa e os Direitos Humanos”, que decorreu no Centro de Interpretação do Românico (CIR).

Esteve presente nesta cerimónia a Secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Dra. Helena Ribeiro, que abordou a temática da exposição patente no CIR e a importância da Declaração dos Direitos Humanos e das conquistas conseguidas. Foi para as dezenas de jovens que estavam no local que a Secretária de Estado deixou uma mensagem especial ao apelar que “sejam generosos e bondosos para com os povos mais desfavorecidos, nomeadamente os migrantes. Não devem enveredar por nacionalismos exacerbados, nem discursos de ódio dirigidos aos mais fracos”, rematou ainda a Dra. Helena Ribeiro.

Para a Secretária de Estado Adjunta e da Justiça “os jovens são a promessa do futuro e, por isso, devem ter um papel de destaque no panorama nacional e internacional, por isso, importa estimular e despertar o interesse e curiosidade para os temas europeus, que são fundamentais”.

Com um discurso muito direcionado para os mais novos, a Dra. Helena Ribeiro destacou ainda o facto de “caber a eles abraçar desafios e não amuralhar a generosidade que é própria da juventude em lugar dos ímpetos materialistas”.

Relativamente à importância da exposição, que desde 8 de março esteve patente no CIR, a Secretária de Estado afirmou que “tem percorrido vários municípios do país, assinalando os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e dos 40 anos da adesão de Portugal à Convenção Europeia dos Direitos Humanos e o objetivo passa, em grande parte, pelo despertar de consciências que é feito também nas escolas”.

A cerimónia contou ainda com a presença do Dr. Humberto Brito, Presidente da Valsousa, e da Dra. Armanda Gonçalves, Juiz Presidente do Tribunal Judicial da Comarca do Porto Este.

A “Europa e os Direitos Humanos” foi o tema abordado pelo Dr. José Manuel dos Santos Pais, Membro do Comité dos Direitos Humanos das Nações Unidas, e pela Dra. Maria de Fátima Carvalho, Agente do Governo Português junto do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos. A moderação esteve a cargo do Dr. Carlos de Sousa Mendes, Secretário-geral do Ministério da Justiça.

Os trabalhos tiveram continuidade com um momento musical e com a entrega dos prémios das Olimpíadas da Europa aos melhores classificados.

No final os participantes tiveram a oportunidade de visitar a exposição “Direitos Humanos para todos e em toda a parte”, que encerrou nesse dia.

Olimpíadas da Europa premeiam jovens com mais conhecimentos

A Câmara Municipal de Lousada organiza há 15 anos as Olimpíadas da Europa (OE) que envolvem alunos e professores da região

A edição de 2019 contou com a participação de 250 alunos, provenientes de oito escolas, nomeadamente da Escola Secundária de Lousada, Externato de Vila Meã, Escolas Secundárias de Felgueiras, de Penafiel, de Alpendorada, da Lixa, de Paços de Ferreira e de Castelo de Paiva.

A Finalíssima decorreu a 9 de maio, Dia da Europa, e premiou os três melhores classificados.

Diana Nunes, do Externato de Vila Meã, foi a primeira classificada, com 16 valores. Esta jovem ganhou um tablet e uma estadia em Renteria aquando da realização da Colónia de Férias de Lousada na cidade espanhola. O segundo lugar foi para Flávia Silva, da Escola Secundária de Penafiel, com 16 valores também, e o prémio foi tablet. Em terceiro lugar ficou Cristiano Silva, da Escola Secundária de Felgueiras, com 15 valores, que ganhou também um tablet. Todos os alunos e professores receberam um diploma de participação.

Nota de imprensa CM Lousada

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Editorial 158 | Advento

Normalmente, o uso do termo advento está associado a questões religiosas, mas poderá ser muito...

Após alguns anos de fuga e a viver quase clandestinamente numa freguesia do concelho de Guimarães,...

A rede de serviços de transporte rodoviário de passageiros Linhas é a nova modalidade de...

Domingo há jogo grande em Lousada, a contar para a Divisão de Honra da Associação de Futebol do...

Alunos conquistam prémios Nacionais e Europeus

Os alunos do 10.º B da Escola EBS Lousada Norte (Lustosa), do Agrupamento de Escolas Dr Mário...

Há figuras que, mesmo ausentes, permanecem como um ponto de referência. Francisco Sá Carneiro é...

Knowbest está em crise, mas recebeu apoios do Estado

A fábrica de calçado localizada nas proximidades do Complexo Desportivo de Lousada continua em...

2 – Assembleias de Freguesia (Vulgo juntas de Freguesias) – III Resultados eleitorais:...

Natação Adaptada brilha no Open de Inverno

Nos dias 29 e 30 de Novembro de 2025 a Natação Adaptada do Clube Lousada Séc XXI esteve presente...

Lousada Vila Natal 2025 começa domingo às 18h

A época mais encantada do ano está quase a chegar com o Lousada Vila Natal 2025. O início está...

Siga-nos nas redes sociais