por | 15 Mai, 2019 | Lousada mexe, Sociedade

Órgãos sociais da InovLousada tomam posse no Dia da Liberdade

O Louzadense apresenta-se ao público
O dia 25 de abril também ficou marcado pelo surgimento do jornal O Louzadense, um projeto da nova cooperativa do concelho, a InovLousada.
Foi com a sala da Assembleia Louzadense repleta que se deu a apresentação do jornal e a tomada de posse dos órgãos sociais da InovLousada.

O primeiro a intervir foi o diretor do jornal, Manuel Pinho, que considerou a data “feliz” para o aparecimento de um novo jornal, “um jornal de todos e para todos, de lousadenses para lousadenses”.

Manuel Pinho, diretor do jornal O Louzadense

Segundo Manuel Pinho, O Louzadense será um jornal de proximidade, livre, aberto a toda a comunidade: “Todos podem contribuir para O Louzadense, valorizando com isso a terra e as suas gentes”, concluiu.
Diogo Fernandes, recém-empossado presidente do conselho de administração, começou a sua intervenção agradecendo a participação dos 84 lousadenses fundadores da nova cooperativa, uma cooperativa com “singularidades pioneiras no concelho”: “O nosso compromisso é contribuir para o desenvolvimento plural do concelho de Lousada e para o aperfeiçoamento da qualidade de vida dos seus habitantes, oferecendo bens e serviços, na área da informação, da formação, do empreenderemos económico, da inovação social, da promoção turística e da nossa identidade cultural”, salientou.

“Independente, imparcial, criativo e inovador”, José Diogo Fernandes

José Diogo Fernandes,
presidente do conselho de administração da InovLousada, CRL

O jornal O Louzadense, na sua edição online e em formato de papel, é um dos projetos da cooperativa, tendo como objetivo “colocar à disposição de todos os lousadenses uma plataforma de comunicação social que promova a divulgação da identidade e do património cultural histórico e natural do concelho”, disse. O projeto conta já com vários colaboradores, de diversas áreas, e ambiciona “ser um meio de comunicação de referência, tanto pela relevância, como pela qualidade dos conteúdos produzidos”, salientou. “Independente, imparcial, criativo e inovador” foram os adjetivos que Diogo Fernandes usou para o caracterizar.

A marca O Louzadense pretende reforçar “a nossa identidade, mas também em termos estratégicos alcançar maior visibilidade para o que se produz no nosso concelho, atingindo patamares de excelência no âmbito do marketing”, afirmou o presidente da cooperativa, terminando a sua intervenção com um elogio aos restantes elementos do conselho de administração, Carlos Nunes e Ricardo Oliveira: “Concluo com um desafio aos lousadenses: ter visão sem ação não passa de um sonho; ter ação sem visão é apenas passatempo, mas ter visão com ação pode de facto mudar o mundo”.

Leonel Vieira , presidente da Mesa da Assembleia da InovLousada, CRL

Para o presidente da Mesa da Assembleia da InovLousada, CRL, Leonel Vieira, o aparecimento de um órgão novo de comunicação social “é um dia histórico para Lousada”. Reforçou que será um jornal livre, independente, dos lousadenses e para os lousadenses: “Queremos que seja um jornal de Lousada, que fale das freguesias, das associações, que seja o transmissor do bom que se faz aqui em Lousada, da nossa cultura, dos nossos empreendedores, um jornal que sirva Lousada e os lousadenses”, salientou, agradecendo aos 84 cooperadores, que “nos deram a sua confiança quando aceitaram aderir a este projeto”.

“É uma aposta arrojada”, Pedro Machado

Pedro Machado, presidente da autarquia lousadense, considerou que é uma “aposta arrojada” e elogiou os fundadores pela iniciativa, mostrando também satisfação pelo incremento associativo no concelho com o surgimento da InovLouzada: “Bem-haja por esta iniciativa. É uma cooperativa muito ambiciosa nos seus objetivos, e que os vossos propósitos se concretizem. Por parte da Câmara Municipal, estaremos disponíveis para trabalhar convosco, podemos juntos fazer coisas grandes e importantes para todos nós”, assegurou o autarca.
Sobre o jornal O Louzadense, o autarca referiu-se ao “Z” no nome, evocando Mário Fonseca: “Como ele gostaria de estar aqui. Certamente ficaria contente com o nome deste jornal. Espero que informe duma forma rigorosa e isenta e que, sobretudo, separe o que são factos de opiniões e só assim é que poderá ser um projeto vencedor de longo prazo. Que seja um projeto de futuro”, concluiu.

Pedro Machado, presidente da CM de Lousada

ÓRGÃOS SOCIAIS
MESA DA ASSEMBLEIA GERAL

Presidente: Leonel Domingos Reis Vieira da Silva
Vice-Presidente: Altino Manuel Cunha Pinheiro Magalhães
Secretário: Agostinha de Lurdes Ribeiro Monteiro
1.º Suplente: Leonardo da Costa Ferreira
2.º Suplente: Luciana Isabel Dias Martins
CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
Presidente: José Diogo Gonçalves Fernandes
Vice-presidente: Carlos Manuel Soares Nunes
Vice-Presidente: Ricardo Jorge Ribeiro de Sousa Oliveira
1.º Suplente: Manuel Rocha dos Santos Oliveira
2.º Suplente: Pedro Joaquim da Cunha Magalhães
CONSELHO FISCAL
Presidente: José António Coelho Teixeira
Vice-Presidente: Antero de Sousa Correia
Relator: Fernando Filipe Leal Costa
1.º Suplente: Agostinho Paulo Teixeira Moreira
2.º Suplente: Paula Susana Ribeiro Ferreira

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

João Silvestre: “Temos um grupo que pode surpreender neste campeonato”

O novo treinador da AD Lousada, em entrevista exclusiva ao Louzadense, antevê o arranque da...

AMBIENTE & PATRIMÓNIO, POR ERNESTO GONÇALVES

A POUPA — A ave com uma crista de guitarrista punk-rock Há aves que até podem passar...

Segurança de cosmética: a conta que polícias e cidadãos estão a pagar

Durante décadas, a política de segurança pública em Portugal foi marcada por uma progressiva...

Entrevista: Cafi Sousa, do Inferno das Febras e a estrela americana Chris Lembrach

Esta é uma breve entrevista centrada na componente política, que está fortemente presente nos...

Paula Teles prepara álbum que mistura Rock e Fado

A vocalista Paula Teles, a artista lousadense com maior atividade no panorama rock e metal do...

Artista Leonor Afonso expõe na Contextile 2026

Uma jovem artista de Lousada apresenta em Guimarães uma obra inspirada no stress e na ansiedade...

Vindimas 2026: Adega Cooperativa de Lousada já definiu calendário para entrega de uvas

Campanha arranca a 1 de setembro e prolonga-se, previsivelmente, até 25 de setembro, com a receção...

Casais e o Seu Lado Lunar

Há lugares que se descrevem pela geografia. Outros, pela história. Casais, porém, pertence ao raro...

IL LANÇA “DADOS ABERTOS LOUSADA”

NOTA DE IMPRENSA DA Iniciativa Liberal Lousada de 17 de agosto de 2026A Iniciativa Liberal de...

PSD Lousada aponta “falta de ambição estratégica” e abstém-se na votação do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS)

Os vereadores do Partido Social Democrata (PSD) na Câmara Municipal de Lousada abstiveram-se hoje,...

Siga-nos nas redes sociais