Foi com uma casa cheia, cerca de 400 pessoas, no restaurante Quinta da Pousada, que o PS Lousada realizou, no passado dia 24 de abril, o já habitual Jantar comemorativo do 25 de Abril.

O papel da Juventude Socialista de Lousada no partido foi salientado por Nuno Fernandes, presidente da JS Lousada: “Estamos incluídos nas políticas locais. Temos representatividade nas diversas listas, somos a geração que promete honrar o punho serrado”. Para este jovem dirigente, os jovens lousadenses têm sido apoiados pela autarquia socialista, que lhes dá “oportunidades para construir um futuro ambicioso” para o concelho de Lousada.

A vereadora Cristina Moreira valorizou, no seu discurso, o papel da mulher na sociedade e a importância do 25 de Abril na conquista de direitos fundamentais, um deles o voto: “Não há muitos anos, nós não poderíamos estar aqui neste jantar. A cada ato eleitoral, eu vejo que muitas mulheres não vão votar e fico triste, pois conheço algumas da minha família que no passado não puderam votar, ou ter opinião na sua própria casa. É importante votar, pois temos gente em Bruxelas cujo trabalho em prol do nosso país é importante”. A vereadora apelou ao voto e à passagem da mensagem de liberdade “às meninas que estão a crescer, pois ainda falta muito para sermos todas livres”, alerta.

“Dia 25, vão votar, é importante. A Europa é fundamental.” – José Santalha
O presidente da concelhia do partido, José Santalha, começou o seu discurso com um agradecimento pela “casa cheia”, considerando que é um sinal de que “o espírito de Abril continua bem vivo em Lousada”. Para o dirigente, as Europeias são importantes, “uma conquista de abril”. “Foi com a integração na Comunidade Europeia que Lousada evoluiu”, afirmou, valorizando a ação do anterior presidente da Câmara Jorge Magalhães, que foi eleito há 30 anos: “Lousada sempre aproveitou os fundos comunitários, sempre apresentou candidaturas, temos o concelho que temos pois 70% do investimento neste concelho é financiado por fundos comunitários. A Europa é importante para todos, é importante para nós”, rematou.
O futuro de Lousada depende da Europa

Foi recordando três lousadenses “fustigados pela perseguição do antigo regime”, Arnaldo Mesquita, Manuel Mota e Antero Alves Moreira, que Pedro Machado começou o seu discurso, valorizando de seguida as conquistas de Abril: “Ao fim de tantos anos, temos educação para todos, saúde para todos”, disse, relevando a Europa e a sua importância no futuro do concelho: “Lousada orgulha-se de oferecer as condições de vida que neste momento consegue oferecer. Isso deveu-se a uma gestão de grande responsabilidade do autarca que me antecedeu, mas também a uma gestão criteriosa dos fundos europeus, e estas decisões que veem de Bruxelas são muito importantes para o nosso futuro. Não vou apelar para que votem no partido A ou B, apelo sim para que votem, para que se mobilizem, pois é muito importante que o nível de abstenção não seja cada vez pior, como há o perigo de acontecer nas Europeias”.
Perante centenas de pessoas, o autarca fez um balanço do primeiro ano do mandato, destacando um conjunto de medidas, na área social, na educação, desporto e saúde, entre elas a requalificação do Centro de Saúde de Lustosa, “provavelmente o melhor centro de saúde do concelho”.
Instalações da Associação Industrial vão dar lugar a espaço de formação
Depois de elencar algumas medidas que caracterizam a ação do seu executivo, referiu-se à aposta na formação, salientando a parceria estabelecida com o Instituto Politécnico do Porto para a lecionação de cursos no espaço adquirido pela Autarquia, as antigas instalações da Associação Industrial.
O autarca prometeu “continuar a apostar na captação de investimento, através de diplomacia económica e incentivos fiscais”, sem comprometer “uma gestão de boas contas, mesmo abdicando da receita do IMI e do IRS. Vamos continuar a trabalhar com a mesma força e energia e responsabilidade e muitos investimentos”, realçou.
Comentários