por | 15 Mai, 2019 | Sociedade

PS apela à participação no próximo ato eleitoral

Foi com uma casa cheia, cerca de 400 pessoas, no restaurante Quinta da Pousada, que o PS Lousada realizou, no passado dia 24 de abril, o já habitual Jantar comemorativo do 25 de Abril.

O papel da Juventude Socialista de Lousada no partido foi salientado por Nuno Fernandes, presidente da JS Lousada: “Estamos incluídos nas políticas locais. Temos representatividade nas diversas listas, somos a geração que promete honrar o punho serrado”. Para este jovem dirigente, os jovens lousadenses têm sido apoiados pela autarquia socialista, que lhes dá “oportunidades para construir um futuro ambicioso” para o concelho de Lousada.

A vereadora Cristina Moreira valorizou, no seu discurso, o papel da mulher na sociedade e a importância do 25 de Abril na conquista de direitos fundamentais, um deles o voto: “Não há muitos anos, nós não poderíamos estar aqui neste jantar. A cada ato eleitoral, eu vejo que muitas mulheres não vão votar e fico triste, pois conheço algumas da minha família que no passado não puderam votar, ou ter opinião na sua própria casa. É importante votar, pois temos gente em Bruxelas cujo trabalho em prol do nosso país é importante”. A vereadora apelou ao voto e à passagem da mensagem de liberdade “às meninas que estão a crescer, pois ainda falta muito para sermos todas livres”, alerta.

José Santalha

“Dia 25, vão votar, é importante. A Europa é fundamental.” – José Santalha
O presidente da concelhia do partido, José Santalha, começou o seu discurso com um agradecimento pela “casa cheia”, considerando que é um sinal de que “o espírito de Abril continua bem vivo em Lousada”. Para o dirigente, as Europeias são importantes, “uma conquista de abril”. “Foi com a integração na Comunidade Europeia que Lousada evoluiu”, afirmou, valorizando a ação do anterior presidente da Câmara Jorge Magalhães, que foi eleito há 30 anos: “Lousada sempre aproveitou os fundos comunitários, sempre apresentou candidaturas, temos o concelho que temos pois 70% do investimento neste concelho é financiado por fundos comunitários. A Europa é importante para todos, é importante para nós”, rematou.

O futuro de Lousada depende da Europa

Foi recordando três lousadenses “fustigados pela perseguição do antigo regime”, Arnaldo Mesquita, Manuel Mota e Antero Alves Moreira, que Pedro Machado começou o seu discurso, valorizando de seguida as conquistas de Abril: “Ao fim de tantos anos, temos educação para todos, saúde para todos”, disse, relevando a Europa e a sua importância no futuro do concelho: “Lousada orgulha-se de oferecer as condições de vida que neste momento consegue oferecer. Isso deveu-se a uma gestão de grande responsabilidade do autarca que me antecedeu, mas também a uma gestão criteriosa dos fundos europeus, e estas decisões que veem de Bruxelas são muito importantes para o nosso futuro. Não vou apelar para que votem no partido A ou B, apelo sim para que votem, para que se mobilizem, pois é muito importante que o nível de abstenção não seja cada vez pior, como há o perigo de acontecer nas Europeias”.

Perante centenas de pessoas, o autarca fez um balanço do primeiro ano do mandato, destacando um conjunto de medidas, na área social, na educação, desporto e saúde, entre elas a requalificação do Centro de Saúde de Lustosa, “provavelmente o melhor centro de saúde do concelho”.

Instalações da Associação Industrial vão dar lugar a espaço de formação
Depois de elencar algumas medidas que caracterizam a ação do seu executivo, referiu-se à aposta na formação, salientando a parceria estabelecida com o Instituto Politécnico do Porto para a lecionação de cursos no espaço adquirido pela Autarquia, as antigas instalações da Associação Industrial.

O autarca prometeu “continuar a apostar na captação de investimento, através de diplomacia económica e incentivos fiscais”, sem comprometer “uma gestão de boas contas, mesmo abdicando da receita do IMI e do IRS. Vamos continuar a trabalhar com a mesma força e energia e responsabilidade e muitos investimentos”, realçou.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Praça D. António de Castro Meireles

No coração da Vila, esta praça está circundada pela praça da República, rua Visconde de Alentém e...

Firmino Mendonça, o cafeteiro mais antigo

O cinquentenário Café Paládio é uma espécie de instituição comercial em Lousada e tem Firmino...

Intercâmbio cultural na Croácia

Um artista multifacetado e aventureiro, assim se pode definir o lousadense José Pedro Moreira, de...

Inglesa procura as suas origens em Lousada

CHAMA-SE ELIZABETH NATASHA LOUSADA Por várias razões (afetivas, existencialistas ou simplesmente...

Clube de Ténis de Mesa de Lousada

Esta edição possui o prazer de apresentar o emocionante mundo do ténis de mesa aos olhos de Rui...

Centros de Interpretação da Rota do Românico com entrada livre

Nos próximos dias 22, 23 e 24 de setembro, o ingresso nos Centros de Interpretação do Românico e...

Artur Faria demite-se da Caixa Agrícola

Artur Faria, Presidente do Conselho de Administração da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Terras...

Município integra projeto 2030 Youth Vision

"Queres construir um mundo mais justo e sustentável?" é a designação da iniciativa que vai ser...

Era uma vez uma praça do Românico (parte II)

Construtor contesta anulação da obra No seguimento da reportagem publicada na nossa edição...

AGRADECIMENTO

MARIA LUISA PAULA PEREIRA DE BESSA MACHADO (22 de Agosto 1947 a 11 de Setembro 2023) A família...

Siga-nos nas redes sociais