Ramiro Moreira da Silva, de Freamunde, é treinador da equipa sénior da AD Lustosa. Conseguiu levar a equipa à subida de divisão em 2017-2018, assegurando agora a manutenção.
O passado do treinador em Lustosa escreve-se com vitórias. Recorda o ano de 2006, altura em que, ao serviço do CCRL (Centro Cultural e Recreativo de Lustosa), subiu de divisão: “Foi, sem dúvida nenhuma, uma grande alegria”, recorda. Em 2017-2018, já com a ADLustosa, a subida à 1ª distrital, seguida da consolidação, “entrando a meio da época, foi melhor que ser campeão”, diz, com satisfação. Homem de convicções e determinação, quando chegou à AD Lustosa, a meio da época, acreditou que seria possível subir: “Sempre acreditei no meu trabalho, nos meus jogadores e, com a ajuda dos meus adjuntos, sempre pensei ser possível”, recorda. Não foi fácil: implicou “muito trabalho e sacrifício e o querer dos meus jogadores”, frisa. O treinador não tem palavras para descrever a sensação da subida: “sem demagogia, é melhor que ser campeão”.
Campo sintético é um grande passo
Sobre o campo sintético previsto para Lustosa, Ramiro considera que “mais tarde ou mais cedo todos os campos vão ser sintéticos e esse é mesmo um passo importante para o futuro da AD Lustosa”.
Apesar do sucesso, o trinador, considera que “tudo tem um princípio, meio e um fim. Penso que chegou a hora de dar lugar aos novos. O clube tem pernas para andar”. Com ele ou sem ele, Ramiro Silva vaticina um futuro risonho para o clube, se satisfeitas algumas condições: “Quando damos um passo em frente e com a convicção, o clube tem todas as condições de seguir em frente, assim as pessoas queiram. Haja união e ambição e não desunião ou política de interesses”, remata.
O treinador finalizou agradecendo aos jogadores e equipa técnica: “Em primeiro de tudo, aos meus jogadores, que foram espetaculares e compreensivos comigo. À minha equipa técnica e a toda a direção, que trabalha todo o ano para dar pelo menos o mínimo de condições à equipa de futebol, o que não é fácil. Para sempre, com muito orgulho na AD Lustosa”.