A Banda Musical de Lousada tem nova direção desde fevereiro. O Louzadense dá-lhe a conhecer a nova direção, as suas motivações e projetos, pela voz do seu presidente, Artur Meireles Sousa, natural de Cristelos e músico na banda nas décadas de 70 e 80.
Quais as principais razões para terem assumido a direção da Banda Musical de Lousada?
As razões que nos levaram a assumir a direção na B.M.L. foi, em primeiro lugar, constatarmos que os principais diretores já demonstravam algum cansaço e vontade de se não recandidatar. Em segundo lugar, falamos já de nós porque já éramos músicos, amigos e/ou sócios da banda, entendemos que tínhamos condições de dar continuidade ao percurso traçado e melhorar alguns aspetos.
Como têm sido estes primeiros momentos após a tomada de posse?
Estes primeiros meses após a tomada de posse têm sido trabalhosos em reorganização da gestão interna, quer administrativa e financeira, mas também a gestão recursos humanos (músicos) e bens matrimoniais. A tomada de posse também coincidiu com a época de fecho dos contratos de festas e procura delas.
Caracterize o atual momento da Banda Musical de Lousada.
Como não houve um corte com o passado presente, a direção é constituída por pessoas que já estavam relacionadas com a banda, o maestro é o mesmo (Romeu Silva) e os músicos também. Pensamos em trilhar os caminhos e objetivos da antiga direção, com a intenção de melhorar.
A Banda vai começar a sua época com a festa do S. João de Braga (dia 23 de junho) e depois uma agenda bastante preenchida até finais de setembro.
Quais os principais objetivos para o futuro? Vão desenvolver mais atividades?
Aumentar o número de atuações da banda, tentando estar presente nas principais festas e romarias;
Estar mais próximos dos Lousadenses, quer através das várias festas no concelho como também atuando em eventos das autarquias, instituições ou associações;
Participar em concursos de Bandas a nível nacional e internacional;
Criar uma escolinha da banda;
Aquisição de alguns instrumentos indispensáveis;
Melhoramento das condições acústicas da nossa sala de ensaio, que nos foi disponibilizada gratuitamente pela Junta de Nogueira e com protocolo para o futuro.
Quais as maiores dificuldades que têm de enfrentar?
Como qualquer associação, precisamos de fundos, para cumprir o plano de atividades. As receitas obtidas pelas atuações da banda são apenas uma parte desse bolo. Precisamos e temos tido algum apoio logístico e financeiro da Câmara, tal como da Junta de Nogueira, não esquecendo a empresa transportadora Aires, que nos disponibiliza uma carrinha para todos os serviços da banda, para transporte dos instrumentos.
Precisamos de arranjar patrocinadores, temos alguns, mas precisamos de mais. Todos são poucos.
Para angariar mais fundos, também temos a tradição do cantar das Janeiras com a colaboração dos músicos, amigos e diretores, sendo recebidos em várias casas do concelho.
Como está o litígio com a ACM Lousada? E quais são as vossas intenções em relação a este problema?
Sobre o problema com a ACML, como é público, existe um processo na justiça. Esta nova direção entende e tornou como objetivo administrativo terminar com este litígio, achando que a sua continuação não é benéfica para nenhuma das partes. Assumindo a realidade, aceitamos e apoiamos a existência de duas bandas em Lousada, pois noutros concelhos existem três ou quarto. As duas bandas têm objetivos artísticos diferentes, métodos de trabalho diferentes, querendo isto dizer que a existência de duas bandas no concelho não prejudica nenhuma delas.
Sentem o apoio que das entidades públicas/ privadas em relação à BML.
Como foi referido anteriormente, os apoios das entidades públicas ou privadas é uma grande ajuda, quase um bem de primeira necessidade. A Banda Musical de Lousada atualmente tem vários patrocinadores, que ajudam financeiramente e/ou com bens materiais. Estamos inteiramente gratos pela confiança dos contribuintes, mas procuramos aumentar o nosso leque de patrocinadores.
As vossas atuações pelo país fora são, sem dúvida, uma das formas importantes de promover o Concelho. Sentem essa importância?
Qualquer grupo, banda ou associação do concelho, ao fazer atividades fora de Lousada, promove sempre a nossa terra. A nossa banda sente realmente uma responsabilidade acrescida porque o próprio nome o diz: “Banda Musical de Lousada”. Sentimos um orgulho muito grande em representar Lousada de Norte a Sul do país.
Sentimos que, em qualquer ponto do país, Lousada é visto como um concelho jovem e procuramos que a nossa banda espelhe o seu concelho.
Apoiem a B.M.L. Representamos Lousada e todos os Lousadenses.
Comentários