Ontem dia, 24 de julho, deram-se a nomeações para a vigararia de Lousada, sendo que o vigário paroquial, Pe. André David de Vasconcelos Aguiar Soares, passa a acumular as freguesias de Sousela (Nª Srª da Expectação), Covas (S. João Evangelista) e Nespereira (S. João Evangelista), mantendo as anteriores, de Caíde de Rei (S. Pedro) e Meinedo (Stª Maria Maior).
Esta acumulação verificar-se-á após a saída, no final deste mês, do pároco Manuel Luís Rocha de Sousa das paróquias de Covas, Sousela e Nespereira, na sequência do conhecimento público de que é pai de duas crianças.
O Padre André terá a ajudá-lo o recém-ordenado Padre Micael Danilo Brito da Silva, de 26 anos, natural de S. Martinho de Recezinhos (Penafiel), ordenado no passado dia 14 de julho, que, assim, se torna vigário paroquial em várias paróquias de Lousada.

O Padre Paulo Sérgio Silva Godinho está em missão de estudos superiores de Teologia Dogmática, em Salamanca, Espanha, em acumulação com os restantes múnus.
Conversamos com o Padre André Soares, que nos explicou que é tradição esta acumulação de freguesias na vigararia de Lousada: “O Padre Micael vai ser vigário paroquial das cinco freguesias e eu o padre das cinco, como aliás já tem sido uma tradição em Lousada. Eu vim há sete anos para Lousada como vigário paroquial do padre Mário Henrique. Nessa altura, ele tinha cinco paróquias e eu vim para o ajudar nessas cinco paróquias. A vigaria de Lousada já está habituada. Sou o pároco das cinco freguesias, em pleno e tenho poderes nas cinco e a sua jurisdição. O padre Micael é um colaborador meu, que falará todos os serviços como eu. A única diferença é que eu sou o pároco e ele é o vigário paroquial, não há dúvidas de cerca de quem decide. Vamo-nos ajudar mutuamente”.
O Pe. Paulo Sérgio Silva Godinho, foi autorizado em prosseguir os estudos superiores de Teologia Dogmática, em Salamanca, Espanha, em acumulação com as funções nas atuais paróquias.
Comentários