“Vamos surpreender Meinedo, como todos sabem”

José Coelho é o presidente da comissão de festas de Santo Tirso, em Meinedo. Tudo começou com os Amigos Solidários de Meinedo, que é uma associação de alguns amigos, que iniciou a atividade em janeiro de 2019, com uma inicitiva, cujas receitas reverteram para duas associações da freguesia: uma caminhada e um trail.

Esta associação, que ainda não está registada, surgiu num convívio normal de amigos. Numa conversa, um deles referiu que havia uma criança que precisava de uma cadeira de rodas e assim surgiu a caminhada a favor desse objetivo. Ali surgiu também o nome para o grupo. “Achamos que devíamos fazer o primeiro evento em Meinedo e doar o valor a duas associações da freguesia. Correu muito bem, superou as nossas expectativas. Foram doados 500 euros a cada entidade”, refere.

O próximo passo será formalizar a associação. Para tal, está já a ser tratada a escritura, que fará nascer a Associação dos Amigos Solidários de Meinedo.

Solidariedade é o lema do grupo

José Coelho, que integra o grupo, salienta o seu lema: “A verdadeira solidariedade começa quando não se pede nada em troca. O nosso grupo tem como objetivo ajudar e trabalhar em prol da nossa freguesia”.
As festas em honra de Santo Tirso surgiram por acaso, quando, numa reunião, perceberam que não se iriam realizar novamente as festas tradicionais: “Penso que é uma pena para a freguesia”, diz. O grupo concordou em deitar mãos à obra e realizar as festas. “Para nós é um orgulho enorme”, afirma.

A festa começou a ser pensada há três meses. “É um desafio exigente”, diz José Coelho A escassez de tempo foi um fator determinante, que não permitiu atingir o orçamento do passado, mas “felizmente correu bem e, até à data, as coisas estão controladas”.

O tempo também não ajudou na escolha do cartaz: “Tivemos de optar pelo que havia, pois não tínhamos por onde escolher e, por isso, fizemos o possível. O cartaz é este e espero que agrade a toda a gente.

O importante, considera Tiago Carvalho, outro membro do grupo, é que a freguesia não se veja privada da sua festa pelo segundo ano consecutivo: “Para mim, como meinedense, é muito importante a realização destas festas, pois as tradições devem ser reavivadas todos os anos”.

População satisfeita com dinamismo do grupo

Tiago Carvalho salienta ainda o apoio da população meinedense: “As pessoas valorizam a nossa atitude. Disseram que é um orgulho o que estávamos a fazer, as pessoas estão connosco. Estou muito contente e emocionado com a recetividade. As pessoas valorizam a nossa atitude e o trabalho que temos realizado”, seja no apoio da Associação Portuguesa contra o Cancro, com a realização da segunda caminhada/trail, seja na angariação de fundos para as festas.

“Nós somos solidários e recebemos o dinheiro para ajudar alguém. E as festas é com o mesmo objetivo de colocar a freguesia em movimento, a andar”, salienta Pedro Coelho, o único membro do grupo que não é de Meinedo.

Este empresário integra o grupo e cedeu inclusivamente a sede para a futura associação. Tudo pela freguesia: “Vale a pena apostar nesta freguesia como eu fiz e organizar alguns eventos, valorizando assim esta terra, que é a maior freguesia do concelho. Este ano fazemos assim, mas para o ano vai ser muito melhor”, garante.

Grupo promete oito dias de festas, já para o ano

Vítor Coelho é outro dos obreiros desta festa e explica que este ano a festa durará três dias, mas “para o ano, se Deus quiser, vão ser oito dias, pois esta freguesia merece, o grupo merece, a população merece”, promete.

Acrescentou que se sentem muito orgulhosos do trabalho desenvolvido: “Fizemos um peditório que nos rendeu bastante, tendo em conta os outros anos. Sentimo-nos agradecidos à população de Meinedo e temos a obrigação de surpreender tudo e todos, pois os meinedenses merecem”.

Tiago Magalhães diz sentir que as pessoas querem que a festa se realize todos os anos. No entanto, acrescenta que gostaria que a freguesia fosse mais unida, mais bairrista. “Isso pode acontecer a partir do próximo ano”, espera. “Não temos como objetivo competir com nenhuma freguesia, mas gostávamos de ter uma festa grande nesta freguesia”, realça.

Vítor Coelho, um dos “amigos solidários”, agradece a Pedro Coelho que mesmo de fora que tem impulsionado o trabalho do grupo, cedendo um local para uma sede.

Com o apoio da freguesia e também da Junta, delineiam agora objetivos maiores: “O nosso principal objetivo é trabalhar o ano inteiro para realizar uma festas com um cartaz mais apelativo. Dia 17, vamos fazer o nosso peditório e contamos com a ajuda das pessoas”, diz Vítor.

“Solidários como somos e responsáveis, vamos surpreender Meinedo, como todos sabem!”, remata Vítor Coelho.

Comissão de festas
José Coelho — presidente
Tiago Carvalho
Filinto Reis
Vítor coelho
Rogério Sousa
Pedro coelho
Hugo Ferraz

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Editorial da edição 98º de 8 de junho de 2023

Sexting Caro(a) cidadão(ã) e encarregado(a) de educação, se ainda não sabe ou ouviu falar de...

Caminhadas no fim de semana

No fim de semana vão realizar-se duas iniciativas no âmbito do Programa Municipal de Caminhadas....

Torneio Xeque-Mate no dia 17 de junho

No dia 17 de junho, sábado, o Município de Lousada organiza o Torneio Xeque-Mate, uma competição...

Projeto “LOUSADA TÉNIS ATLÂNTICO” apresentado na Conferência Mundial de Treinadores da ITF 2023 na Colômbia

O projeto “Lousada Ténis Atlântico” de desenvolvimento de ténis no Complexo Desportivo e nas...

A Sobrevivência dos Gestores

Nos últimos anos, temos visto muitos gestores, sobretudo após longos períodos de tempo de sucesso...

Da prestigiada Fazenda Pública à decadência da Repartição de Finanças

O ESTADO DOS SERVIÇOS DO ESTADO EM LOUSADA (PARTE 1) O Louzadense inicia nesta edição a...

Avenida Dr. José Paulino Freitas Neto

JOSÉ PAULINO FARIA DE FREITAS NETO, nasceu a 16 de junho de 1929, em Silvares, Lousada. Era filho...

Associação Letras 100 Cessar

César Castro, de 53 anos, e Ricardo Moreira, de 43 anos, concederam uma entrevista onde abordaram...

VENCEDORES – VII LER LOUSADA

No VII Concurso Literário LER LOUSADA participaram 7 turmas de 4.º ano do 1.º...

Mercado Histórico revive século XVIII

Nos dias 2, 3 e 4 deste mês, a Avenida do Senhor dos Aflitos recua no tempo e os visitantes vão...

Siga-nos nas redes sociais