As grandes festas em honra da Senhora d’Ajuda, em Nevogilde, são já no próximo fim de semana. Se as condições do tempo ajudarem, tudo leva a crer que se repetirão as enchentes dos anos anteriores.
Ricardo Violas, de 46 anos, natural de Nevogilde, é o presidente da Comissão de Festas deste ano. Como explica este nevogildense, todos os anos é nomeada uma nova comissão, que realiza as festas uma só vez. “Somos sempre todos diferentes, sendo nomeados 12, mas este ano, por razões pessoais, um saiu, por isso somos onze”, refere.

Este ano, o nome de Ricardo foi escolhido para integrar a comissão: “O meu filho e a filha do Nuno Vinhais foram juízes da festa há uns anos. Na altura, ele disse-me que, quando fosse festeiro, votaria em mim a seguir. O ano passado ele foi festeiro… Penso que foi por aí”, explica. Depois o grupo escolheu-o para liderar, “embora aqui não haja galões, é um por todos e todos por um”, diz.
Muitas atividades ao longo do ano
Sérgio Pacheco integra esta Comissão e conta que começaram a trabalhar logo no primeiro dia “com muita chuvinha”: “Foi especial, sentimos logo o bairrismo. Antes de acabar a festa, as pessoas já estão a dar para a próxima. Começa a sardinhada e os festeiros novos estão ali a recolher os primeiros dinheiros para a festa”.
A festa em honra da Senhora d’Ajuda tem um orçamento de 200 mil euros. Para conseguir este montante, são necessárias muitas atividades: o magusto, o Halloween e a Festa da Cerveja são apenas algumas das atividades realizadas. Além disso, “metralhamos todos os cafés com os sorteios. São treze cafés, com um sorteiro por semana”, diz Ricardo Violas, que destaca ainda a a corrida de rolamentos, “que foi um sucesso”, os jantares de arroz à cabidela e o cozido à portuguesa, “que nunca se fizeram aqui e foi uma enchente”, a Festa da Francesinha, “com 330 francesinhas”, a matança do porco “durante três dias seguidos, tendo-se matado aqui os porcos, com rojões fresquinhos a sair do porco”.
Filipe Moreira, festeiro, explica que as estratégias de angariação de fundos são criteriosamente pensadas: “A nível por exemplo dos bilhetes o custo é de 7,5 €, mas as pessoas sabem que os prémios saem: o carro, a mota e uma bicicleta. Pode até sair à comissão, mas sai”, refere.
Ricardo Violas fala da realização como um “desafio grande”: “Foi uma dor de cabeça para conseguir o cartaz. Pensamos nos Xutos, mas era repetido, e isso aqui em Nevogilde não era bom. Acabou por surgir uma proposta que foi mais consensual, que gerou unanimidade. A receção a este cartaz foi excelente. Até dizem que os carros vão ficar na garagem, pois será difícil ter lugar de estacionamento. Vai ser um sábado muito forte, com os DAMA e o Richie Campbell vai ser uma multidão”, acredita. Apesar da vertente profana, Ricardo salienta que a vertente religiosa é a parte principal, pois “a senhora d’Ajuda é quem nos ajuda, é a nossa mãe”.
Programa de segunda-feira com novidades
Na segunda-feira, os adeptos do desporto motorizado vão ter algumas novidades: “Vamos apostar no drift, em vez das acrobacias das motas. Quisemos inovar, e penso que as pessoas vão gostar. Queremos que o tempo esteja bom, que não chova e que venha muita gente”.
Apesar de muito trabalho, os membros da Comissão das Festas estão satisfeitos e orgulhosos, pois acreditam ter feito um bom trabalho. “Esta festa é o nosso orgulho e tem sido um pouco essa a máxima desta festa nos últimos anos. Nós escolhemos o lema “Orgulhosas 2019”, que é uma mensagem muito feliz”, refere.

O bom trabalho realizado leva-os a pensar na hipótese de sobrar dinheiro. Se isso acontecer, será empregue nas obras da igreja: “O dinheiro fica sempre na freguesia. Temos ainda o último peditório, que é o dos bombos, e a procissão, com muita gente de fora a trazer o seu contributo”, lembra.
Comissão de Festas
Ricardo Sousa (Violas), Bruno Leal, Filipe Moreira, Sérgio Pacheco, Paulo Brito, António Sousa, Joaquim Carvalho, Gonçalo Brandão, António Borges, Cristiano Nunes e Carlos Vieira
Programa
Nevogilde vai estar em festa a partir de dia 22, quinta-feira, prolongando-se até dia 26, segunda-feira.
A animação musical tem início na sexta-feira, dia 23, com Micael Vingança, a partir das 22h, e Ana Duarte, a partir da meia-noite.
O sábado à noite promete muito público a assistir às atuações dos D.A.M.A., a partir das 22h, e de Richie Campbell, depois da meia-noite.
Domingo, dia 25, as festividades têm início marcado para as 9h00, com a entrada da Banda de Lousada e da Banda de Vila Boa de Quires, a que se segue a Missa Campal. A procissão sai da Capela da Senhora D’Ajuda às 18h, percorrendo várias ruas da freguesia. Virgul é o artista que vai animar a noite.
Na segunda-feira, dia 26, a partir das 16h, vão decorrer diversas atividades, como Drift Kings, sardinhada, atuação de fanfarra e bombos, que culminam com as Marchas Alegóricas.

Comentários