Nossa Senhora da Natividade faz (RE)nascer “Os amigos de Alvarenga”

A Associação Recreativa e Desportiva “Os amigos de Alvarenga” foi constituída em 1991 por Artur Ribeiro, Fernando Marques, Joaquim Teixeira, Cristóvão Ribeiro e Carlos Teixeira. A Associação, que possui sede própria na freguesia, realizou diferentes atividades desde a sua constituição tendo em conta as suas linhas de orientação e objetivos. No entanto, nestes últimos anos a Associação tem estado um pouco estagnada. Ora, conhecendo o valor e potencial desta Associação, há algum tempo que este grupo de amigos pensa na sua reativação como forma de dinamização da freguesia, das suas gentes e dos seus “amigos”. Entrevistamos Ana Correia, responsável pelo grupo, que nos explicou como surgiu este Arraial, e o que se espera para o futuro deste grupo de amigos.

Ana Correia com Fausto Oliveira, presidente da Junta da União de Freguesias
de Silvares, Pias, Nogueira e Alvarenga

Como surgiu a ideia de realizar este Arraial em Honra de Nossa Senhora da Natividade?

Após a decisão da reativação da Associação, o grupo rapidamente se lembrou que a realização de uma atividade deste género seria uma boa rampa de lançamento, promovendo assim o convívio entre todos os habitantes da freguesia e os seus “amigos”.

Tendo em conta a proximidade temporal a um dos fins de semana mais importantes para a Freguesia (o da festividade de Nossa Senhora da Natividade) e uma vez que não existia nenhum programa de festas para esse dia, este seria assim o evento ideal. Sem dúvidas, avançamos.

Este arraial teve algumas particularidades, descreva-nos um pouco o que se passou?

Quem conhece o povo de Alvarenga, conhece também a alegria que caracteriza cada um dos seus habitantes. Gostamos de festa, gostamos do convívio e gostamos de mostrar o nosso orgulho por habitarmos numa freguesia tão pequena mas tão grande na sua essência. E foi isso mesmo que tentamos mostrar ao longo deste Arraial.

Todo o evento foi muito simples mas procurando sempre reviver as tradições e acontecimentos que antigamente se realizavam na freguesia. Iniciámos o evento com um jantar. Seguidamente, tivemos alguns jogos tradicionais e muita animação musical a cargo do grupo Cool Dance e de Luís Machado. Tivemos ainda uma surpresa mas essa fica no segredo dos nossos “amigos”.

Qual é o balanço que faz da iniciativa?

Excelente. Não poderia ser melhor. Tivemos uma forte participação da população, residentes e não residentes na Freguesia. Foi, sem qualquer dúvida, um grande arraial.

Este evento já não se realiza há alguns anos, para si a que se deve este interregno?

Não é bem assim. Este evento não está diretamente relacionado com as Festas em Honra de Nossa Senhora da Natividade, embora tenha acontecido no mesmo fim de semana, tal como anteriormente explicado. De facto, e aproveitando que não estavam programadas atividades para esse sábado, dia 7 de Setembro, decidimos realizar o nosso arraial nesse mesmo dia.

Quais foram as dificuldades na realização desta iniciativa?

Uma iniciativa destas poderia ter tido bastantes dificuldades se não tivéssemos o apoio e a colaboração de determinadas pessoas.

A D. Glória (mais conhecida por Glorinha Sarilha) foi uma das pessoas mais importantes neste evento. Emprestou-nos a barraca, que ela já costuma montar nas Grandiosas Festas de Lousada e na Romaria da Senhora da Aparecida, todo o material para o jantar e ainda esteve connosco o dia todo. Foi sem dúvida a pessoa mais importante do evento e, à qual, muito temos a agradecer.

Tivemos também o apoio da Junta da União de Freguesias de Silvares, Pias, Nogueira e Alvarenga, que prontamente se disponibilizou a ajudar na animação, iluminação e decoração do espaço.

Contamos ainda com o apoio da Comissão Fabriqueira, do Sr. Pe. Mário Pinto e de alguns “amigos” de Alvarenga, residentes ou não residentes na freguesia, onde, estes últimos, nos ofereceram alguns bens para o jantar. Não esquecemos também todos os estabelecimentos comerciais que foram colaborando connosco.

E por último mas não menos importantes, não esquecemos a colaboração de todos os elementos do grupo que trabalharam arduamente ao longo deste último mês para a concretização do mesmo evento. E falamos especificamente de pessoas como o Alípio Campos, Cristina Silva, Andreia Teixeira, entre outros que, com a sua experiência, enriqueceram o evento. Não esquecer ainda a nossa juventude que tem revelado uma disponibilidade imensa para salientar o valor da freguesia.

Um agradecimento especial ainda a todos os que apareceram no Arraial e que, de uma forma, ou de outra, entraram no espírito de festa.

Acredita que este Arraial terá continuidade nos próximos anos?

Sem dúvida. A Associação está já a preparar outras atividades, onde contaremos com a presença de todos os nossos “amigos”. Mas, obviamente, que iremos repetir esta iniciativa.

Deixe uma mensagem final

A Associação está empenhada na dinamização da freguesia. Acreditamos e conhecemos o valor das nossas gentes e dos nossos “amigos”. 

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Portistas comentam eleições no FC do Porto

MAIORIA DEFENDE MUDANÇAS Nem só os partidos políticos estão em campanha eleitoral. Também o...

Bombos femininos crescem em Lousada

AS “BOMBÁSTICAS DE AVELEDA” No final do desfile do Carnaval de Lousada, todas aprumadas na...

“Câmara recusou sistema de rega inovador” (DR)

Ao abrigo do disposto nos artigos 24.º e 25.º da Lei da Imprensa, aprovada pela Lei n.º 2/99, de...

70.º aniversário do nascimento de um Grande Louzadense

MÁRIO FERNANDO RIBEIRO PACHECO FONSECA (1954-2012) «Gosto tanto de Lousada, que nela gosto de tudo...

Skaters queixam-se de perseguição da polícia Municipal para deixarem a “mítica” Praça do Bispo

FAMA DO LOCAL ONDE NASCEU O SKATE LOUSADENSE JÁ CHEGOU AO ESTRANGEIRO O fenómeno do skate...

Já começaram as movimentações para formar a Comissão de Festas

Romaria da Senhora Aparecida O artigo da anterior edição do nosso jornal, sobre a ausência de...

Editorial 115 | Silêncio

A 26 de fevereiro de 1954 nascia Mário Fernando Ribeiro Pacheco Fonseca, figura incontornável da...

Direção ameaça entregar chaves do clube se não houver acordo com autarquia

ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA DE LOUSADA A ADL está em modo de «gestão a prazo», pois a atual Direção já...

Lousada recebeu entrega de prémios da AT Porto

Retomou-se, no passado dia 3 de Fevereiro, a habitual cerimónia de entrega de prémios da...

Peça de teatro promove a sensibilização e prevenção rodoviária nos mais novos

A nova edição da campanha de sensibilização, que transforma as crianças em agentes de segurança e...

Siga-nos nas redes sociais